Comentário Bíblico
Adventista
Ló escolheu - (cba)
Gênesis 13:11
Encantado pela beleza e fertilidade, e desatento a outras considerações, Ló escolheu o vale do Jordão como seu futuro local de habitação. Impelido pelo egoísmo e guiado apenas por suas próprias inclinações e pela perspectiva de vantagem temporal, ele tomou a fatídica decisão de sua vida. Essa decisão o levou a uma série de experiências infelizes que colocaram em perigo sua vida e a família. Deixando Abraão em Betel, Ló e sua família partiram em direção ao leste.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 13:10-13
Ló escolheu o fértil vale do Jordão e se mudou para o leste (ver nota sobre ). A preferência de Ló por um ambiente urbano já serve de alerta para o leitor cuidadoso de Gênesis.
Ló ficou rico; Saiu sem nada
Gênesis 13:10-11
Ele [Ló] escolheu um terreno lindo, que prometia grande retorno. Ló ficou rico e não saiu com nada como resultado de sua escolha. Faz toda a diferença se os homens se colocam em posições em que tenham o melhor auxílio das influências corretas, ou se escolhem vantagens temporais. Existem muitos caminhos que levam a Sodoma. Todos nós precisamos da visão ungida, para que possamos discernir o caminho que conduz a Deus ( Carta 109, 1899 ).
Ló foi convencido do erro
Gênesis 13:10-11
Ló escolheu Sodoma como seu lar porque viu vantagens a serem obtidas ali do ponto de vista mundano. Mas depois de se estabelecer e enriquecer em tesouros terrenos, ele se convenceu de que havia cometido um erro ao não levar em consideração a posição moral da comunidade na qual deveria morar ( The Review and Herald, 14 de novembro , 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 13:10-13
Após Abraão oferecer o direito de escolha a Ló, este aceitou-o de imediato. A paixão e o egoísmo tornam os homens mal-educados. Ló contemplou a "bondade da terra"; portanto, não teve dúvidas de que certamente floresceria em um solo tão fértil. Porém, qual foi o seu fruto? os que, ao escolher os seus relacionamentos, chamadas, habitações ou estabelecimentos, são guiados e governados pela luxúria da carne, pela concupiscência dos olhos e pelo orgulho da vida, não podem esperar nem a presença e nem a bênção de Deus. É comum desiludirem-se até mesmo em relação àqueles em quem principalmente se espelham. Este princípio deve dirigir todas as nossas opções. Que o ótimo para nós seja aquilo que é bom para a nossa alma. Ló considerou pouco a maldade dos habitantes do lugar que escolhera, os homens de Sodoma eram pecadores ousados, e impudicos. "Eis que esta foi a maldade de Sodoma: soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade" (Ezequiel 16:49).
Deus permite, às vezes, que grandes pecadores possuam bens em grande abundância. Com frequência tem sido uma sorte vexatória de homens bons, viver entre vizinhos maus; e isto deve ser ainda mais doloroso se, assim como Ló, esta situação tiver sido acarretada por alguma má escolha feita por eles mesmos.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 133

Cristo Triunfante, Pág. 75
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças. Gênesis 19:17 9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda. 14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; Gênesis 13:9,14 3 Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres nos quais está todo o meu prazer. Salmos 16:3 63 Companheiro sou de todos os que te temem, e dos que guardam os teus preceitos. Salmos 119:63 10 Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe. Provérbios 27:10 25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10:25 17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. 1 Pedro 2:17