Comentário Bíblico
Adventista
Aquele que [...] nos perseguia - (cba)
Gálatas 1:23
Paulo tinha sido sincero na perseguição à então odiada seita (ver Atos 26:9,10). Não satisfeito com desarraigar o cristianismo de Jerusalém e das cidades da Judeia, continuou com o seu propósito nas regiões fora da Palestina.
Prega a fé - (cba)
Gálatas 1:23
Grande mudança sobreveio ao perseguidor. As notícias desse milagre da lc eram anunciadas em todos os lugares. Paulo destaca que os judeus da Palestina reconheciam a qualidade genuína de sua pregação e de seu ensino. É evidente que ninguém percebia diferença significativa entre o evangelho de Paulo e o que os apóstolos proclamavam.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 1:15-24
Paulo foi levado de uma forma maravilhosa ao conhecimento e à fé em Cristo.
Todos aqueles que são convertidos para a salvação são chamados pela graça de Deus; a conversão deles é uma obra de seu poder e de sua graça, que neles operam. Teremos pouco proveito se tivermos a Cristo somente revelado a nós, se Ele também não estiver revelado em nós. Estava preparado para obedecer imediatamente, a despeito de seus próprios interesses, de seu crédito, conforto mundano ou de sua própria vida. Que motivo é de ação de graças e de alegria para os membros da Igreja de Cristo, quando tomam conhecimento de casos semelhantes para louvor da glória de sua graça, quer seja na vida de alguém que já tenham visto alguma vez, ou que jamais tenham visto! Eles glorificaram a Deus por seu poder e misericórdia ao salvar tais pessoas, e por todo o serviço feito ao seu povo e à sua causa, e pelo serviço que também pode ser esperado pela posteridade, por aqueles que ainda o servirão.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 20 e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus. 26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Atos 9:13,20,26 8 e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. 9 Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 1 Coríntios 15:8-10 13 ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; 14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:13-16 7 E divulgava-se a palavra de Deus, de sorte que se multiplicava muito o número dos discípulos em Jerusalém e muitos sacerdotes obedeciam à fé. Atos 6:7 10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10 21 Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes? Atos 9:21