Comentário Bíblico
Adventista
Decorridos três anos - (cba)
Gálatas 1:18
Paulo apresenta aos gálatas um relato detalhado dos acontecimentos de sua experiência após a conversão, para que seus oponentes não tivessem motivos para dizer que ele havia visitado secretamente os apóstolos em Jerusalém, em algum momento durante esse período, e deles tivesse recebido instrução. Seu propósito era deixar claro quanto tempo havia passado depois da conversão até ir a Jerusalém. "Três anos" se passaram até que ele mesmo fosse a Pedro e, nesse ínterim, ele já pregava.
para avistar-me - (cba)
Gálatas 1:18
Ou, "para visitar". Quando Paulo se dirigiu a Jerusalém, foi especificamente para ver Pedro, mas não para receber instruções dele, nem para assegurar sua permissão para pregar. O propósito de Paulo foi se familiarizar com Pedro e garantir sua amizade. Em Jerusalém, Barnabé encontrou Paulo e o apresentou a alguns dos apóstolos, informando-os de sua conversão e de sua ousadia em declarar publicamente que Jesus é o Filho de Deus (ver Atos 9:27).
Pedro (ARC) - (cba)
Gálatas 1:18
Evidências textuais favorecem a variante "Celas" (ARA; ver com. de Mateus 16:18).
Quinze dias - (cba)
Gálatas 1:18
Durante essa breve estada na cidade, Paulo se ocupou em pregar e discutir com os judeus de língua grega, e apenas uma pequena parte desse tempo pode ter sitio passada com os apóstolos (Atos 9:28,29). Logo. surgiu o ódio contra ele. e teve início um movimento que tramava matá-lo. Um dia, enquanto estava no templo, ele foi advertido em visão para deixar Jerusalém imediatamente (Atos 22:17-21). Sem dúvida, Paulo teria prolongado essa visita a Jerusalém, não fosse pela amarga oposição, a ameaça de morte e a advertência divina para sair. Seu propósito ao mencionar essa v isita era provar que os principais apóstolos, já naquela época, tinham se familiarizado com ele, aceitado que sua conversão fora genuína e, infere-se, aprovado sua interpretação do evangelho (Gálatas 1:24). Como líderes responsáveis, Pedro e Tiago (Gálatas 1:18,19) não teriam deixado de se familiarizar com os ensinos de Paulo, ou de silenciá-lo, caso não tivessem aprovado o que ele estava ensinando. A menção específica de “quinze dias" confere um tom de veracidade ao relato e sugere a impossibilidade de que ele houvesse recebido instruções enquanto esteve lá.
- 28 Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, 29 e pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e disputava também com os helenistas; mas procuravam matá-lo. Atos 9:28,29 17 Aconteceu que, tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, achei-me em êxtase, 18 e vi aquele que me dizia: Apressa-te e sai logo de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. 19 Disse eu: Senhor, eles bem sabem que eu encarcerava e açoitava pelas sinagogas os que criam em ti, 20 e quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentindo na sua morte e guardando as capas dos que o matavam. 21 Disse-me ele: Vai, porque eu te enviarei para longe aos gentios. Atos 22:17-21 24 e glorificavam a Deus a respeito de mim. Gálatas 1:24 18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. 19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:18,19
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gálatas 1:15-24
Paulo foi levado de uma forma maravilhosa ao conhecimento e à fé em Cristo.
Todos aqueles que são convertidos para a salvação são chamados pela graça de Deus; a conversão deles é uma obra de seu poder e de sua graça, que neles operam. Teremos pouco proveito se tivermos a Cristo somente revelado a nós, se Ele também não estiver revelado em nós. Estava preparado para obedecer imediatamente, a despeito de seus próprios interesses, de seu crédito, conforto mundano ou de sua própria vida. Que motivo é de ação de graças e de alegria para os membros da Igreja de Cristo, quando tomam conhecimento de casos semelhantes para louvor da glória de sua graça, quer seja na vida de alguém que já tenham visto alguma vez, ou que jamais tenham visto! Eles glorificaram a Deus por seu poder e misericórdia ao salvar tais pessoas, e por todo o serviço feito ao seu povo e à sua causa, e pelo serviço que também pode ser esperado pela posteridade, por aqueles que ainda o servirão.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 26 Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. 27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus. 28 Assim andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, 29 e pregando ousadamente em nome do Senhor. Falava e disputava também com os helenistas; mas procuravam matá-lo. Atos 9:26-29 17 Aconteceu que, tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, achei-me em êxtase, 18 e vi aquele que me dizia: Apressa-te e sai logo de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. Atos 22:17,18 22 Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo. Atos 9:22 42 E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). João 1:42 9 e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; 11 Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe na cara, porque era repreensível. 14 Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus? Gálatas 2:9,11,14