Comentário Bíblico
Adventista
Todavia - (cba)
Filipenses 1:18
O apóstolo continua a afirmar o único resultado significativo dos modos de proclamar a Cristo.
Que importa? - (cba)
Filipenses 1:18
Paulo encara a situação provocada pelos dois tipos de pregação e corajosamente questiona: “O que significa tudo isso” ?
Pretexto - (cba)
Filipenses 1:18
Do gr. prophasis, "motivo alegado falsamente”, "pretexto”; originado de prophainõ, "demonstrar”, ou de prophêmi, "falar”. As duas derivações dão o sentido de uma retidão moral que elimina um motivo oculto, neste caso, a zelosa pregação de Cristo realizada com a intenção de prejudicar Paulo.
Cristo [...] está sendo pregado - (cba)
Filipenses 1:18
Paulo era um otimista. Ele preferia que as pessoas amassem e pregassem a Cristo. Mas, em vez de Cristo não ser pregado, ele preferia que aqueles que não O amavam verdadeiramente mesmo assim proclamassem Seu nome. Um cristianismo pregado imperfeitamente ainda seria progresso sobre o paganismo. É qual o resultado dessa pregação?
Cristo seria anunciado, e Sua história, contada. Embora os motivos dos pregadores fossem questionáveis, o resultado poderia ser vitória para o evangelho.
Com isto me regozijo - (cba)
Filipenses 1:18
Paulo revela sua natureza perdoadora. Ele não se aborreceria com os oponentes, mas se regozijava no bem que Deus extraía do mal, muito embora o bem fosse produzido por seus adversários. Para ele, a pregação de Cristo era o mais importante.
Sempre me regozijarei - (cba)
Filipenses 1:18
O regozijo de Paulo não era apenas momentâneo. Ele continuaria a se regozijar nos pregadores opositores assim como se alegraria na pregação daqueles que a faziam de boa vontade.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filipenses 1:12-20
O apóstolo estava preso em Roma, e, para apagar o vitupério da cruz, mostra a sabedoria e a bondade de Deus em seus sofrimentos. Estas coisas tornaram-se conhecidas onde antes não o eram; devido a estas, alguns interessaram-se pelo Evangelho. O apóstolo sofreu por causa de falsos amigos, e de verdadeiros inimigos. Quão miserável é o caráter daqueles que pregam a Cristo por inveja ou contenda, e que acrescentaram aflição às cadeias que oprimiam a este, o melhor dentre os homens!
O apóstolo sentia-se confortável em meio a toda esta situação. Devemos nos regozijar, uma vez que os nossos transtornos podem trazer o bem a muitos. Tudo aquilo que resulte favorável à nossa salvação nos é dado pelo Espírito de Cristo, e a oração é o meio designado para o buscarmos. As nossas expectativas e esperanças mais fervorosas não devem ser que os homens nos honrem, nem escaparmos da cruz, mas que sejamos sustentados em meio à tentação, ao desprezo e à aflição. Deixemos a critério de Cristo o modo como fará que sejamos úteis para a sua glória, seja por meio dos trabalhos ou do sofrimento, por diligência ou por paciência, por vivermos para a sua honra, trabalhando para Ele, seja morrendo para a sua honra e sofrendo por amor a Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Romanos 3:9 15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Romanos 6:15 19 Mas que digo? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o ídolo é alguma coisa? 1 Coríntios 10:19 15 Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. 1 Coríntios 14:15 14 também a maior parte dos irmãos no Senhor, animados pelas minhas prisões, são muito mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus. 15 Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; 16 estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; 17 mas aqueles por contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às minhas prisões. Filipenses 1:14-17 14 [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.] Mateus 23:14 40 que devoram as casas das viúvas, e por pretexto fazem longas orações; estes hão de receber muito maior condenação. Marcos 12:40 15 Verdade é que alguns pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente; Filipenses 1:15 38 Disse-lhe João: Mestre, vimos um homem que em teu nome expulsava demônios, e nós lho proibimos, porque não nos seguia. 39 Jesus, porém, respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo depois falar mal de mim; 40 pois quem não é contra nós, é por nós. Marcos 9:38-40 45 Eles, porém, não entendiam essa palavra, cujo sentido lhes era encoberto para que não o compreendessem; e temiam interrogá-lo a esse respeito. 50 Respondeu-lhe Jesus: Não lho proibais; porque quem não é contra vós é por vós. Lucas 9:45,50 11 Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes. 1 Coríntios 15:11 9 Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10 Se alguém vem ter convosco, e não traz este ensino, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda participa de suas más obras. 2 João 1:9-11
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
