Comentário Bíblico
Adventista
Isto - (cba)
Filipenses 1:19
As circunstâncias de Paulo e as atitudes dos crentes.
Redundará em libertação - (cba)
Filipenses 1:19
Isto pode ser uma referência ao livramento antecipado de Paulo da prisão ou à redenção final. O apóstolo podia ter as duas experiências em mente, mas Filipenses 1:20 sugere que sua maior preocupação era a salvação espiritual e não a libertação da prisão. Ele cria que todas as experiências do povo de Deus são divinamente planejadas como uma disciplina para amadurecer o caráter e preparar para a vida eterna (AA, 524). A oposição dos inimigos estimulava Paulo a uma atividade mais intensa e sincera e, assim, promovia seu bem-estar espiritual.
A aflição, em si, não tem poder santificador. Pode amargar, endurecer e amortecer a alma. Por outro lado, pode se transformar num instrumento para repreender, intensificar e purificar a experiência espiritual do cristão (ver Hebreus 12:7-11). A salvação é afetada pelo modo como avaliamos os benefícios potenciais da aflição. Quando se resiste e se luta contra o método de educação e contra o professor, a aflição precisará ser prolongada ou outro sofrimento precisará ser enviado em seu lugar. O cristão deve orar a fim de aprender as lições espirituais rapidamente e progredir no desenvolvimento espiritual.
Vossa súplica - (cba)
Filipenses 1:19
A primeira de duas instrumentalidades que, cooperando com as circunstâncias imediatas de Paulo, auxiliavam em sua salvação. O Espírito de Cristo é a segunda instrumentalidade. O apóstolo atribuiu grande valor às orações intercessoras de seus amigos (ver Romanos 15:30,31; 2 Coríntios 1:11; Filemon 1:22). Neste versículo, ele diz saber que os filipenses já estão orando por ele, assim como ele ora por eles (Filipenses 1:4). Flá determinadas responsabilidades das quais podemos ser desobrigados, mas não da oração intercessora. Os líderes do povo de Deus bem como os membros da igreja precisam das orações uns dos outros, especialmente nos tempos de dificuldade.
- 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus, 31 para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que este meu ministério em Jerusalém seja aceitável aos santos; Romanos 15:30,31 11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. 2 Coríntios 1:11 22 E ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que pelas vossas orações hei de ser concedido. Filemon 1:22 4 fazendo sempre, em todas as minhas orações, súplicas por todos vós com alegria Filipenses 1:4
Provisão - (cba)
Filipenses 1:19
Do gr. epichorêgia, “suportar”, “ajudar”. Paulo estava certo dos resultados salvíficos da atuação do Espírito de Jesus, junto com as orações de amigos.
Espírito de Jesus Cristo - (cba)
Filipenses 1:19
Esta expressão não ocorre em outro texto do NT, embora a forma “Espírito de Cristo” (Romanos 8:9; 1 Pedro 1:11) e “Espírito de Seu Filho" sim (Gálatas 4:6). As palavras podem se referir à disposição que motivava Jesus, a qual, operando em Paulo, contribuiria para sua salvação. Mas a interpretação aceita em geral é que se trata de uma referência direta ao Espírito Santo (cf. com. de Romanos 8:9). As provações de Paulo e as orações dos crentes não serviriam a um propósito útil a menos que o Espírito de Cristo atuasse neles.
- 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9 11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. 1 Pedro 1:11 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filipenses 1:12-20
O apóstolo estava preso em Roma, e, para apagar o vitupério da cruz, mostra a sabedoria e a bondade de Deus em seus sofrimentos. Estas coisas tornaram-se conhecidas onde antes não o eram; devido a estas, alguns interessaram-se pelo Evangelho. O apóstolo sofreu por causa de falsos amigos, e de verdadeiros inimigos. Quão miserável é o caráter daqueles que pregam a Cristo por inveja ou contenda, e que acrescentaram aflição às cadeias que oprimiam a este, o melhor dentre os homens!
O apóstolo sentia-se confortável em meio a toda esta situação. Devemos nos regozijar, uma vez que os nossos transtornos podem trazer o bem a muitos. Tudo aquilo que resulte favorável à nossa salvação nos é dado pelo Espírito de Cristo, e a oração é o meio designado para o buscarmos. As nossas expectativas e esperanças mais fervorosas não devem ser que os homens nos honrem, nem escaparmos da cruz, mas que sejamos sustentados em meio à tentação, ao desprezo e à aflição. Deixemos a critério de Cristo o modo como fará que sejamos úteis para a sua glória, seja por meio dos trabalhos ou do sofrimento, por diligência ou por paciência, por vivermos para a sua honra, trabalhando para Ele, seja morrendo para a sua honra e sofrendo por amor a Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 17 Por isso mesmo vos enviei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor; o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda parte eu ensino em cada igreja. 1 Coríntios 4:17 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 9 alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 1 Pedro 1:7-9 11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. 2 Coríntios 1:11 18 com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, 19 e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, Efésios 6:18,19 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6 11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. 1 Pedro 1:11 7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atos 16:7
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
