Comentário Bíblico
Adventista
Obediência - (cba)
Filemon 1:21
Não no sentido de submissão a uma ordem direta de Paulo, porque nenhuma ordem foi dada (ver com. de Filemon 1:9). Ao contrário, Paulo estava confiante de que Filemom cumpriria o elevado dever cristão. A oportunidade de exercitar o amor perdoador de Cristo novamente confrontava Filemom. Com base nas experiências anteriores (ver com. de Filemon 1:5-7), Paulo não tinha dúvida sobre a resposta de Filemom.
- 9 todavia prefiro rogar-te por esse teu amor, sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus, Filemon 1:9 5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; 6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo. 7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados. Filemon 1:5-7
Farás mais do que estou pedindo - (cba)
Filemon 1:21
Alguns acreditam que Paulo sugere aqui a alforria, ou libertação, de Onésimo. Sem dúvida, ele esperava que este fosse o caso (ver AA, 457). Ele estava confiante de que Filemom estenderia uma recepção sem reservas a Onésimo, e a extensão dessa recepção seria medida apenas por seu espírito magnânimo.
O NT não ataca diretamente a prática da escravidão, mas delineia princípios que acabariam sendo fatais a essa instituição. Tendo em vista a estrutura social do império romano, o procedimento de Paulo dificilmente poderia ser melhor. Ele proclamou os princípios da liberdade cristã em tudo e levou a humanidade a reconhecer a desumanidade da escravidão. Assim, ele realizou o plano de Deus para resolver o problema dos escravos pelo processo mais lento de crescimento e iluminação, e não atacando diretamente essa prática (ver com. de 1 Coríntios 7:20-24; Efésios 6:5).
- 20 Cada um fique no estado em que foi chamado. 21 Foste chamado sendo escravo? não te dê cuidado; mas se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade. 22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo. 23 Por preço fostes comprados; mas vos façais escravos de homens. 24 Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado. 1 Coríntios 7:20-24 5 Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, Efésios 6:5
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filemon 1:15-22
Quando falamos da natureza de um pecado ou de uma ofensa contra Deus, não devemos minimizar o seu mal ; quanto ao pecador arrependido, devemos fazê-lo, porque Deus o perdoa. Aqueles cujo caráter foi transformado, costumam ser bênçãos para aqueles com quem moram.
O cristianismo não elimina os deveres que temos para com os demais; porém, ensina-nos a fazer o bem. Aqueles que estiverem verdadeiramente arrependidos estarão abertos para admitir as suas faltas, como Onésimo evidentemente o fez para com o apóstolo Paulo, ao ser despertado e levado ao arrependimento, especialmente nos casos em que foi gerado algum dano ao próximo. A comunhão dos santos não destrói a distinção das propriedades.
Esta passagem é um exemplo daquilo que se imputa a uma pessoa, sendo contrário à outra; e de alguém que está disposto a responder por outrem, por um compromisso voluntário, para que seja livre do castigo merecido por seus delitos, conforme a doutrina de Cristo que, por sua própria vontade, suportou o castigo por nossos pecados para que nós pudéssemos receber a recompensa por sua justiça.
Filemom era filho de Paulo na fé, porém trata-o como irmão. Onésimo era um pobre escravo, mas Paulo roga a favor dele, como se estivesse pedindo algo grande para si mesmo. Os cristãos devem fazer tudo o que puderem para a alegria do coração de todos. Do mundo, os cristãos esperam receber problemas; deverão encontrar consolo e alegria em Cristo e uns nos outros.
Quando alguém retirar de nós algo que recebemos por misericórdias, a nossa confiança e esperança deverá estar em Deus. Devemos utilizar os meios de modo diligente; e se ninguém puder nos ajudar, deveremos orar intensamente. Porém, mesmo que a oração sempre prevaleça, jamais merecemos os benefícios alcançados por meio dela. Se os cristãos não se conhecerem na terra, ainda assim a graça do Senhor Jesus estará com o espírito de cada um deles, e logo se reunirão diante do trono para unirem-se para sempre, admirando as riquezas do amor redentor. O exemplo de Onésimo pode dar aos mais vis pecadores o ânimo necessário para que voltem para Deus; porém, aquele que por este exemplo sente-se estimulado a persistir em seus maus caminhos, está vergonhosamente pervertido. Não são muitos os que perecem em seus pecados, enquanto outros se endurecem neles? Ninguém deve resistir às convicções atuais, para que não aconteça que jamais retornem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós. 2 Coríntios 2:3 16 Regozijo-me porque em tudo tenho confiança em vós. 2 Coríntios 7:16 22 Com eles enviamos também outro nosso irmão, o qual muitas vezes e em muitas coisas já experimentamos ser zeloso, mas agora muito mais zeloso ainda pela muita confiança que vós tem. 2 Coríntios 8:22 10 Confio de vós, no Senhor, que de outro modo não haveis de pensar; mas aquele que vos perturba, seja quem for, sofrerá a condenação. Gálatas 5:10 4 E, quanto a vós, confiamos no Senhor que não só fazeis, mas fareis o que vos mandamos. 2 Tessalonicenses 3:4