Comentário Bíblico
Adventista
Se - (cba)
Filemon 1:17
O texto grego sugere que Paulo não tinha dúvida acerca da genuína e calorosa comunhão cristã entre ele e Filemom. Por isso, a frase pode ser parafraseada como: “desde que você me considere um sócio ”.
Recebe-o, como se fosse a mim mesmo - (cba)
Filemon 1:17
Depois de um preâmbulo longo e cuidadosa mente redigido, Paulo faz este pedido definitivo, o clímax da epístola.
Mesmo ao fazer a petição, retardada por tato e graciosidade, Paulo apela para um motivo muito real e terno em Filemom: a amizade pessoal. Do ponto de vista de seus direitos legais, Filemom poderia reagir de outra forma, independentemente do que Paulo sugeria. Mas Paulo se ergue acima da mera justiça e apoia seu caso no vértice do amor. Devido ao inquestionável respeito de Filemom para com o julgamento de Paulo e sua gratidão pelo amor do apóstolo, Onésimo seria recebido com base na estima de Paulo para com ele. Para alguém como Filemom, isso seria suficiente.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filemon 1:15-22
Quando falamos da natureza de um pecado ou de uma ofensa contra Deus, não devemos minimizar o seu mal ; quanto ao pecador arrependido, devemos fazê-lo, porque Deus o perdoa. Aqueles cujo caráter foi transformado, costumam ser bênçãos para aqueles com quem moram.
O cristianismo não elimina os deveres que temos para com os demais; porém, ensina-nos a fazer o bem. Aqueles que estiverem verdadeiramente arrependidos estarão abertos para admitir as suas faltas, como Onésimo evidentemente o fez para com o apóstolo Paulo, ao ser despertado e levado ao arrependimento, especialmente nos casos em que foi gerado algum dano ao próximo. A comunhão dos santos não destrói a distinção das propriedades.
Esta passagem é um exemplo daquilo que se imputa a uma pessoa, sendo contrário à outra; e de alguém que está disposto a responder por outrem, por um compromisso voluntário, para que seja livre do castigo merecido por seus delitos, conforme a doutrina de Cristo que, por sua própria vontade, suportou o castigo por nossos pecados para que nós pudéssemos receber a recompensa por sua justiça.
Filemom era filho de Paulo na fé, porém trata-o como irmão. Onésimo era um pobre escravo, mas Paulo roga a favor dele, como se estivesse pedindo algo grande para si mesmo. Os cristãos devem fazer tudo o que puderem para a alegria do coração de todos. Do mundo, os cristãos esperam receber problemas; deverão encontrar consolo e alegria em Cristo e uns nos outros.
Quando alguém retirar de nós algo que recebemos por misericórdias, a nossa confiança e esperança deverá estar em Deus. Devemos utilizar os meios de modo diligente; e se ninguém puder nos ajudar, deveremos orar intensamente. Porém, mesmo que a oração sempre prevaleça, jamais merecemos os benefícios alcançados por meio dela. Se os cristãos não se conhecerem na terra, ainda assim a graça do Senhor Jesus estará com o espírito de cada um deles, e logo se reunirão diante do trono para unirem-se para sempre, admirando as riquezas do amor redentor. O exemplo de Onésimo pode dar aos mais vis pecadores o ânimo necessário para que voltem para Deus; porém, aquele que por este exemplo sente-se estimulado a persistir em seus maus caminhos, está vergonhosamente pervertido. Não são muitos os que perecem em seus pecados, enquanto outros se endurecem neles? Ninguém deve resistir às convicções atuais, para que não aconteça que jamais retornem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Atos 16:15 23 Quanto a Tito, ele é meu companheiro e cooperador para convosco; quanto a nosssos irmãos, são mensageiros das igrejas, glória de Cristo. 2 Coríntios 8:23 6 a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; Efésios 3:6 7 como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. Filipenses 1:7 2 E os que têm senhores crentes não os desprezem, porque são irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que se utilizam do seu bom serviço, são crentes e amados. Ensina estas coisas. 1 Timóteo 6:2 1 Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, 14 porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; Hebreus 3:1,14 5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5 1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 1 Pedro 5:1 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3 10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; 12 eu to torno a enviar, a ele que é o meu próprio coração. Filemon 1:10,12 40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Mateus 10:40 48 Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? 49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe. Mateus 12:48-50 5 E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe. Mateus 18:5 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Mateus 25:40