Comentário Bíblico
Adventista
Acredito - (cba)
Filemon 1:15
Apesar de Paulo não afirmar que a fuga de Onésimo fora providencial, ele deixa isso sugerido.
Ser afastado - (cba)
Filemon 1:15
Literalmente, “ser separado”. Esta parece ser outra sugestão de que Deus tivera parte na saída de Onésimo para longe de Filemom. A fuga de Onésimo não é minimizada por Paulo. Ela é colocada na perspectiva mais ampla de seu novo relacionamento tanto com Deus como com Filemom.
Temporariamente - (cba)
Filemon 1:15
Seja qual for o tempo decorrido desde que Onésimo fugiu da casa de Filemom, foi apenas um momento em comparação com o tempo que Filemom poderia desfrutar o serviço dele no futuro.
Para sempre - (cba)
Filemon 1:15
Do gr. aiõnios, literalmente, “época duradoura”, isto é, perpetuamente, mas dentro de limites (ver com. de Mateus 25:41). Onésimo seria um fiel servo e companheiro cristão de Filemom, enquanto ambos vivessem.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filemon 1:15-22
Quando falamos da natureza de um pecado ou de uma ofensa contra Deus, não devemos minimizar o seu mal ; quanto ao pecador arrependido, devemos fazê-lo, porque Deus o perdoa. Aqueles cujo caráter foi transformado, costumam ser bênçãos para aqueles com quem moram.
O cristianismo não elimina os deveres que temos para com os demais; porém, ensina-nos a fazer o bem. Aqueles que estiverem verdadeiramente arrependidos estarão abertos para admitir as suas faltas, como Onésimo evidentemente o fez para com o apóstolo Paulo, ao ser despertado e levado ao arrependimento, especialmente nos casos em que foi gerado algum dano ao próximo. A comunhão dos santos não destrói a distinção das propriedades.
Esta passagem é um exemplo daquilo que se imputa a uma pessoa, sendo contrário à outra; e de alguém que está disposto a responder por outrem, por um compromisso voluntário, para que seja livre do castigo merecido por seus delitos, conforme a doutrina de Cristo que, por sua própria vontade, suportou o castigo por nossos pecados para que nós pudéssemos receber a recompensa por sua justiça.
Filemom era filho de Paulo na fé, porém trata-o como irmão. Onésimo era um pobre escravo, mas Paulo roga a favor dele, como se estivesse pedindo algo grande para si mesmo. Os cristãos devem fazer tudo o que puderem para a alegria do coração de todos. Do mundo, os cristãos esperam receber problemas; deverão encontrar consolo e alegria em Cristo e uns nos outros.
Quando alguém retirar de nós algo que recebemos por misericórdias, a nossa confiança e esperança deverá estar em Deus. Devemos utilizar os meios de modo diligente; e se ninguém puder nos ajudar, deveremos orar intensamente. Porém, mesmo que a oração sempre prevaleça, jamais merecemos os benefícios alcançados por meio dela. Se os cristãos não se conhecerem na terra, ainda assim a graça do Senhor Jesus estará com o espírito de cada um deles, e logo se reunirão diante do trono para unirem-se para sempre, admirando as riquezas do amor redentor. O exemplo de Onésimo pode dar aos mais vis pecadores o ânimo necessário para que voltem para Deus; porém, aquele que por este exemplo sente-se estimulado a persistir em seus maus caminhos, está vergonhosamente pervertido. Não são muitos os que perecem em seus pecados, enquanto outros se endurecem neles? Ninguém deve resistir às convicções atuais, para que não aconteça que jamais retornem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós. 6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. 7 Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. 8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito. Gênesis 45:5-8 20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. Gênesis 50:20 10 Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor, e do restante da cólera tu te cingirás. Salmos 76:10 6 Então os moradores desta região litorânea dirão naquele dia: Vede que tal é a nossa esperança, aquilo que buscamos por socorro, para nos livrarmos do rei da Assíria! Como pois escaparemos nós? Isaías 20:6 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. Atos 4:28 5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós. 8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito. Gênesis 45:5,8