Comentário Bíblico
Adventista
Gogue - (cba)
Ezequiel 38:2
Este é o nome escolhido por Ezequiel para designar o líder das hostes pagãs que atacariam o estado judaico restaurado após o retorno dos exilados (ver Ezequiel 38:14-16). Esforços para identificá-lo com qualquer personagem histórico são infrutíferos. A raiz da qual o nome é derivado é desconhecida. A palavra ocorre 14 vezes na Bíblia, mas nenhuma das referências lança qualquer luz sobre seu significado. Gogue ocorre como o nome de um dos filhos de Joel, da tribo de Rúben (1 Crônicas 5:4). O termo é usado em conexão com Magogue para simbolizar as nações ímpias, as quais Satanás reúne após o milênio para atacar a Cristo e tentar tomar a nova Jerusalém (Apocalipse 20:8). As onze ocorrências em Ezequiel (Ezequiel 38:2,3,14,16,18; Ezequiel 39:1,11,15) descrevem o líder de uma vasta coalizão de nações pagãs. Gogue também é o termo que ocorre em lugar de Agague, em Números 24:7, no Pentateuco Samaritano e na LXX. Em Ezequiel 39:11,15, é usada uma forma composta: "Hamom-Gogue" (ver NVI), a "multidão de Gogue" (ver ACF, ARC) ou "as forças de Gogue". O nome é aplicado ao vale no qual serão enterradas as multidões de Gogue. Nenhuma dessas referências bíblicas lança qualquer luz sobre a identidade de Gogue, e o único indicativo quanto a sua origem está em Ezequiel 38:15: "Virás, pois, do teu lugar, dos lados do Norte."
- 14 Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Acaso naquele dia, quando o meu povo Israel habitar seguro, não o saberás tu? 15 Virás, pois, do teu lugar, lá do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, uma grande companhia e um exército numeroso; 16 e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. Ezequiel 38:14-16 4 Os filhos de Joel: Semaías, de quem foi filho Gogue, de quem foi filho Simei, 1 Crônicas 5:4 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. Apocalipse 20:8 2 Filho do homem, dirige o teu rosto para Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele, 3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; 14 Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Acaso naquele dia, quando o meu povo Israel habitar seguro, não o saberás tu? 16 e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. 18 Naquele dia, porém, quando vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, a minha indignação subirá às minhas narinas. Ezequiel 38:2,3,14,16,18 1 Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; 11 Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue. 15 e quando percorrerem a terra, vendo alguém um osso de homem, levantar-lhe-á ao pé um sinal, até que os enterradores o enterrem no Vale de Hamom-Gogue. Ezequiel 39:1,11,15 7 De seus baldes manarão águas, e a sua semente estará em muitas águas; o seu rei se exalçará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado. Números 24:7 11 Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue. 15 e quando percorrerem a terra, vendo alguém um osso de homem, levantar-lhe-á ao pé um sinal, até que os enterradores o enterrem no Vale de Hamom-Gogue. Ezequiel 39:11,15 15 Virás, pois, do teu lugar, lá do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, uma grande companhia e um exército numeroso; Ezequiel 38:15
Nas fontes seculares anteriores a Ezequiel ou contemporâneas dele, não foi encontrado nenhum personagem com o nome Gogue. Foram encontrados vários nomes que se assemelham a ele; um deles é o de Giges, rei da Lídia (c. 600 a.C.; ver com. de 1 Crônicas 1:5). Devido à ligeira semelhança entre Giges e Gogue, alguns comentaristas tentaram igualar os dois. Um exame das evidências históricas mostra que Giges não foi um rei de grande talento militar. Nos registros deixados por Assurbanípal, Giges é chamado de Guggu. Neles, é contada a história de como Guggu enviou embaixadores a Assurbanípal em busca de ajuda contra os cimérios. Assurbanípal declara que, com a ajuda dos deuses assírios Assur e Ishtar, Guggu pôde vencer seus inimigos. Contudo, depois, numa guerra entre a Assíria e o Egito, o traiçoeiro Guggu se uniu ao Egito. Guggu, mais tarde, recebeu a retribuição por sua falsidade quando os cimérios invadiram o país e o mataram. Esta é a história de Guggu. No entanto, não há qualquer evidência que comprove que Gogue é a forma hebraica de Guggu. A semelhança sonora parece ser a única ligação, e essa evidência é sem valor se não houver outras provas que a confirmem.
Outra sugestão liga Gogue ao povo bárbaro chamado gagaia, mencionado nos tabletes de Tell el-Amarna. Contudo, gagaia era um povo, não uma pessoa, como é o caso do Gogue de Ezequiel.
Na verdade não é necessário encontrar um Gogue nos registros históricos. Gogue é muito provavelmente um nome abstrato pelo qual Ezequiel descreve o líder das hostes pagãs que fazem um ataque final a Israel após a restauração deste e numa ocasião em que o povo de Deus está desfrutando a prosperidade prometida sob a condição de obediência.
Da terra de Magogue - (cba)
Ezequiel 38:2
O "Magogue" de Ezequiel era a terra de Gogue, e como no caso de "Gogue", seu significado é obscuro. O título foi , provavelmente, formado pelo próprio Ezequiel, ao adicionar o prefixo ma ao nome gog. "Magogue" ocorre cinco vezes na Bíblia. O termo é usado duas vezes em Ezequiel (aqui e em Ezequiel 39:6) como a terra de Gogue; uma vez em Apocalipse 20:8, com respeito às nações ímpias; e em Gênesis 10:2 e 1 Crônicas 1:5, referindo-se a um dos filhos de Jafé. Alguns identificam Gogue com Giges, rei da Lídia, e sugerem que Magogue deve necessariamente ser a Lídia. Contudo, não há qualquer prova histórica disso. A tribo bárbara chamada gagaia, geralmente entendida como uma referência a Magogue, é mencionada em uma carta do rei de Babilônia (ver com. de Gênesis 10:2).
- 6 E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor. Ezequiel 39:6 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. Apocalipse 20:8 2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. Gênesis 10:2 5 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 1 Crônicas 1:5
Esses dois nomes, Gogue e Magogue, têm despertado muita especulação. A antiga tradição judaica identificava Magogue com os citas (Josefo, Antiguidades, i.6.1). O mesmo é sugerido por Gesenius em seu léxico hebraico.
Contudo, esta identificação de Magogue com os citas repousa em conjecturas. Assim como Gogue, Magogue deve ser um nome abstrato, tendo sido evitada uma identidade próxima, como muitas vezes ocorre no caso da profecia preditiva, para que a menção dessa identidade na predição não frustrasse o cumprimento da mesma.
Outras interpretações têm identificado Magogue com várias nações e indivíduos. Há inúmeras lendas sobre Gogue e Magogue. Em muitas delas, a história diz respeito a um muro que impediria a entrada de Gogue e Magogue. Esse muro teria sido localizado em muitos países, da Grécia à China, dependendo da origem da lenda. O rompimento do muro abriria caminho para que as forças destruidoras de Gogue e Magogue fizessem sua obra. Em algumas das lendas, esses eventos estariam ligados com a aparição do anticristo, ocasião em que Gogue e Magogue (os povos selvagens do norte do monte Cáucaso), outrora encerrados atrás de portões por Alexandre o Grande, seriam soltos (ver L. E. Froom, Prophetic Faith of Our Fathers, vol. 1, p. 555, 583, 584, 586, 662).
Príncipe - (cba)
Ezequiel 38:2
Do heb. nesi' ro'sh. Nesi' significa "príncipe" e ro'sh pode ser "chefe". Contudo, a LXX traduz ro'sh como um nome próprio, e o mesmo faz a ARA com sua tradução "Rôs". Qualquer que seja a tradução adotada, o ensino geral da profecia permanece o mesmo. Caso se considere que ro'sh se aplique a uma nação, ainda há o problema de se identificar essa nação.
Contudo, é questionável a tradução de ro'sh como um nome próprio, Rôs. A palavra é muito comum no hebraico e ocorre cerca de 600 vezes no AT. Seu significado básico é "cabeça" e, além de Ezequiel, a única ocorrência da tradução de ro'sh como um nome próprio é em Gênesis 46:21, em que é o nome dado a um dos filhos de Benjamim. É claro que existe a possibilidade de que a palavra, que ocorre mais de 600 vezes com a ideia básica de "cabeça", pudesse em uma ou duas passagens se tornar um nome próprio. Talvez a evidência mais forte apresentada em favor da tradução "Rôs" seja o testemunho da LXX. A versão grega foi feita no 3° e 2° séculos a.C. e, por alguma razão, seus tradutores adotaram a versão Rõs. Não está claro se, na época, se conhecia alguma terra chamada Rõs.
Há uma consideração sintática que tende a favorecer a tradução da palavra aqui como um nome próprio. Se a palavra ro'sh fosse usada como um adjetivo, normalmente se esperaria que tivesse um artigo, já que estaria modificando nesi, que no hebraico é definido, pelo fato de se encontrar no modo construto com um nome próprio, neste caso "Meseque". Exemplos de tais construções, em que o adjetivo que modifica o substantivo é definido pela afixação do artigo, são Jeremias 13:9: "a muita soberba de Jerusalém"; e Esdras 7:9: "a boa mão do seu Deus". O adjetivo se encontra, em Ezequiel 38:2, sem o artigo, o que oferece um pretexto para traduzi-lo como um nome próprio, já que os nomes próprios não levam artigo. Mas as evidências não são conclusivas. Às vezes, um adjetivo desse tipo se encontra, ele próprio, no modo construto e, portanto, não leva artigo no hebraico (ver, por exemplo, 2 Samuel 23:1; 2 Crônicas 36:10). Uma exceção a essa regra também se encontra em 1 Crônicas 27:5, em que ocorre a expressão haklwhen ro'sh, "sacerdote-chefe" (BJ). Ali, "sacerdote" traz o artigo, e o adjetivo "chefe" está sem o artigo. Contudo, isso é considerado por editores do texto hebraico como sendo um erro, porque o artigo naturalmente pertence ao adjetivo.
- 9 Assim diz o Senhor: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá, e a grande soberba de Jerusalém. Jeremias 13:9 9 Pois no primeiro dia do primeiro mês ele partiu de Babilônia e no primeiro dia do quinto mês chegou a Jerusalém, graças à mão benéfica do seu Deus sobre ele. Esdras 7:9 2 Filho do homem, dirige o teu rosto para Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele, Ezequiel 38:2 1 São estas as últimas palavras de Davi: Diz Davi, filho de Jessé, diz a homem que foi exaltado, o ungido do Deus de Jacó, o suave salmista de Israel. 2 Samuel 23:1 10 Na primavera seguinte o rei Nabucodonozor mandou que o levassem para Babilônia, juntamente com os vasos preciosos da casa do Senhor; e constituiu a Zedequias, irmão de Joaquim, rei sobre Judá e Jerusalém. 2 Crônicas 36:10 5 O terceiro comandante do exército, para o terceiro mês, era o chefe Benaías, filho do sacerdote Jeoiada; e em sua turma havia vinte e quatro mil. 1 Crônicas 27:5
Um estudo de fontes seculares na busca por um país de nome "Rôs" tem sido praticamente infrutífero. Vários nomes com som similar a "Rôs" aparecem em inscrições assírias, mas não há certeza de que qualquer deles seja o "Rôs" bíblico.
Desde o 10° século, vários exegetas já tentaram identificar "Rôs" com a Rússia. Segundo Gesenius, os escritores bizantinos do 10° século identificavam "Rôs" com hoi Rhos, um povo que habitava na parte norte do monte Tauro e que, segundo ele, era, "sem dúvida, os russos" (ver o léxico hebraico de Gesenius). Ele também menciona um escritor árabe da mesma época, lbn Fosslan, que diz que esse povo habitava junto ao rio Rha (Volga).
Contudo, as evidências históricas mostram que o termo "Rússia" não veio de "Rôs". Entre os eslavos que viviam no que hoje é a Rússia, estavam grupos de vilúngs chamados varangianos, que migraram do leste da Suécia. Embora haja diferentes pontos de vista com respeito ao papel dos varangianos, a opinião prevalecente entre os eruditos é que esses guerreiros-comerciantes e líderes militares que não eram de origem eslava deram o nome "Rus" (do qual provém o nome "Rússia") ao território que governavam. A tradição russa diz que Rurik, um varangiano, assumiu o título de "príncipe de Novgorod" (a principal cidade do norte da Rússia naquela época), em cerca de 862 d.C. Seus descendentes governaram, mesmo durante a dominação mongol, até a morte de Feodor (Teodoro), o último governante da dinastia Rurik, em 1598. Após vários anos de turbulência, durante os quais diversos candidatos governaram pela força, foi eleito um novo czar, Michael Romanoff, cuja dinastia continuou até a revolução de 1917 (ver J. B. Bury, A History of the Eastern Roman Empire, 1912, p. 412; Bernard Pares, A History of Russia, 1944; Encyclopedia Britannica [ed. de 1974], verbete "Russia"). Assim, pode-se ver que qualquer semelhança sonora entre "Rôs" e "Rússia" é, obviamente, mera coincidência. Parece não haver evidência de que o nome tenha sido aplicado àquele país antes de cerca do 10° século d.C .
Meseque - (cba)
Ezequiel 38:2
O nome ocorre nove vezes na Bíblia. Meseque é mencionado como um dos filhos de Jafé (Gênesis 10:2; 1 Crônicas 1:5). Como resultado de provável erro de escribas, Meseque é mencionado como um dos filhos de Sem (1 Crônicas 1:17), mas sem dúvida a referência devia ser a Más, em harmonia com Gênesis 10:23. As outras seis ocorrências se referem a Meseque como nação (sendo três em Ez 38 e 39; duas em Ezequiel 27:13; Ezequiel 32:26; e uma no Salmos 120:5). De acordo com a LXX, também devia estar "Meseque" em Isaías 66:19, em vez da frase "que atiram com o arco". Nas cinco referências em Ezequiel, bem como em Gênesis 10:2 e 1 Crônicas 1:5, Meseque ocorre junto a Tuba!, indicando que a referência é aos descendentes de Jafé. Ezequiel fala deles como mercadores que negociam com Tiro, dando em troca "objetos de bronze" e escravos (Ezequiel 27:13). Eles também são descritos como inclinados para a "guerra" (Salmos 120:7).
- 2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. Gênesis 10:2 5 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 1 Crônicas 1:5 17 Os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque. 1 Crônicas 1:17 23 Os filhos de Arão: Uz, Hul, Geter e Más. Gênesis 10:23 13 Javã, Tubál e Meseque eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam as pessoas de homens e vasos de bronze. Ezequiel 27:13 26 Ali estão Meseque, Tubal e toda a sua multidão; ao redor deles estão os seus sepulcros; todos esses incircuncisos foram mortos à espada; porque causaram terror na terra dos viventes. Ezequiel 32:26 5 Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito entre as tendas de Quedar! Salmos 120:5 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. Isaías 66:19 7 Eu sou pela paz; mas quando falo, eles são pela guerra. Salmos 120:7
Historicamente, crê-se que Meseque represente os rnoschoi dos escritores clássicos gregos (ver Heródoto iii.94; vii.78) e os rnushhu das inscrições assírias (ver com. de Gênesis 10:2).
Alguns escritores, que veem a Rússia no som ro'sh, também veem Moscou no nome "Meseque", ou mushhu, e acreditam que a cidade possa ter sido fundada por descendentes dos mushleu. Contudo, segundo a Encyclopedia Britannica, edição de 1974, Moscou só foi estabelecida no século 12, por George Dolgoruki. Não se pode encontrar vestígio de ligação entre os dois nomes.
Tubal - (cba)
Ezequiel 38:2
Este nome ocorre oito vezes nas Escrituras. Tuba! é alistado como um dos filhos de Jafé (Gênesis 10:2; 1 Crônicas 1:5). O nome também ocorre em Isaías 66:19, em que a LXX também inclui Meseque (ver a discussão anterior sobre Meseque). Em Ezequiel, ele é mencionado cinco vezes (Ezequiel 27:13; Ezequiel 32:26; Ezequiel 38:2,3; Ezequiel 39:1), e em todos os casos junto a Meseque. O nome composto Tubalcaim ocorre duas vezes em Gênesis 4:22 como o nome de um dos filhos de Lameque e Zilá.
- 2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. Gênesis 10:2 5 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 1 Crônicas 1:5 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. Isaías 66:19 13 Javã, Tubál e Meseque eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam as pessoas de homens e vasos de bronze. Ezequiel 27:13 26 Ali estão Meseque, Tubal e toda a sua multidão; ao redor deles estão os seus sepulcros; todos esses incircuncisos foram mortos à espada; porque causaram terror na terra dos viventes. Ezequiel 32:26 2 Filho do homem, dirige o teu rosto para Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele, 3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; Ezequiel 38:2,3 1 Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; Ezequiel 39:1 22 A Zila também nasceu um filho, Tubal-Caim, fabricante de todo instrumento cortante de cobre e de ferro; e a irmã de Tubal-Caim foi Naama. Gênesis 4:22
Historicamente, Tuba! tem sido identificado com os tibarênios (gr. Tibarenoi), mencionados por Heródoto (iii.94), e com os tabal das inscrições assírias (ver com. de Gênesis 10:2).
Os que defendem que ro'sh representa a Rússia tentam encontrar em Tuba! uma referência a Tobolsk, cidade russa. A única base para se identificar os dois é a semelhança R'" sonora, e essa base dificilmente é sustentável. Cidade de pouca importância, Tobolsk só foi fundada em 1587 pelos cossacos.
O fato de outros povos terem ocupado mais espaço na história do que os mencio nados em Ezequiel 38 sugere que o objetivo da profecia talvez não seja dar sua identidade exata. Israel devia apenas saber que um grande conglomerado de povos se oporia à sua futura ascensão à grandeza nacional e espiritual. Era mais ou menos irrelevante definir quais nações desempenhariam papel de destaque na imensa confederação, já que quase todos os povos pagãos que se opunham a Deus estariam inclu ídos. A seleção e enumeração de certas nações, provavelmente, era apenas um recurso poético. Da mesma forma, em sua aplicação à época atual, já que todas as nações se unirão a Satanás em sua luta final contra o governo de Deus, é improdutivo tentar identificar apenas algumas delas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 38:1-13
Estas coisas acontecerão nos últimos dias. Supõe-se que estes inimigos se unirão para invadir a terra da Judéia e Deus os derrotará. Deus não somente se ocupa com aqueles que agora são inimigos da sua igreja, mas também vê com antecedência aqueles que o serão, e através de sua Palavra os faz saber que está contra eles; ainda que se unam, os maus não ficarão sem castigo.
|
- Análise em Cadeia 1 E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Ezequiel 2:1 1 Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; Ezequiel 39:1 2 Filho do homem, dirige o teu rosto para os montes de Israel, e profetiza contra eles. Ezequiel 6:2 46 Filho do homem, dirige o teu rosto para o caminho do sul, e derrama as tuas palavras contra o sul, e profetiza contra o bosque do campo do sul. Ezequiel 20:46 2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra os filhos de Amom, e profetiza contra eles. Ezequiel 25:2 2 Filho do homem, dirige o teu rosto contra o monte Seir, e profetiza contra ele. 3 E dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra ti, ó monte Seir, e estenderei a minha mão contra ti, e te tornarei em desolação e espanto. Ezequiel 35:2,3 8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou; Apocalipse 20:8,9 2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. Gênesis 10:2 5 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 1 Crônicas 1:5 13 Javã, Tubál e Meseque eram teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam as pessoas de homens e vasos de bronze. Ezequiel 27:13 26 Ali estão Meseque, Tubal e toda a sua multidão; ao redor deles estão os seus sepulcros; todos esses incircuncisos foram mortos à espada; porque causaram terror na terra dos viventes. Ezequiel 32:26 19 Porei entre elas um sinal, e os que dali escaparem, eu os enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, povos que atiram com o arco, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minba fama, nem viram a minha glória; e eles anunciarão entre as nações a minha glória. Isaías 66:19 3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; 14 Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Acaso naquele dia, quando o meu povo Israel habitar seguro, não o saberás tu? 16 e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos. 18 Naquele dia, porém, quando vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, a minha indignação subirá às minhas narinas. Ezequiel 38:3,14,16,18 1 Tu, pois, ó filho do homem, profetiza contra Gogue, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; 11 Naquele dia, darei a Gogue como lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam ao oriente do mar, o qual fará parar os que por ele passarem; e ali sepultarão a Gogue, e a toda a sua multidão, e lhe chamarão o Vale de Hamom-Gogue. Ezequiel 39:1,11 6 E enviarei um fogo sobre Magogue, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor. Ezequiel 39:6 3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; Ezequiel 38:3 3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal; Ezequiel 38:3