Comentário Bíblico
Adventista
A espada de cada um - (cba)
Ezequiel 38:21
Isto também encontra paralelo durante o tempo da terrível desilusão, quando as multidões descobrirem que foram iludidas pelos líderes religiosos e, em sua ira, se voltarem contra os mesmos. "As espadas que deveriam matar o povo de Deus são então empregadas para exterminar os seus inimigos. Por toda parte há contenda e morticínio" (GC, 656).
De acordo com o relato do AT, houve muitas ocasiões em que Deus trouxe livramento a Seu povo fazendo com que os inimigos lutassem uns contra os outros (ver Juízes 7:22; 1 Samuel 14:20; 2 Crônicas 20:22-24).
- 22 Pois, ao tocarem os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, e fugiram até Bete-Sita, em direção de Zererá, até os limites de Abel-Meolá, junto a Tabate. Juízes 7:22 20 Então Saul e todo o povo que estava com ele se reuniram e foram à peleja; e eis que dentre os filisteus a espada de um era contra o outro, e houve mui grande derrota. 1 Samuel 14:20 22 Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados. 23 Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros. 24 Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram cadáveres que jaziam por terra, não havendo ninguém escapado. 2 Crônicas 20:22-24
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 38:14-23
O inimigo fará uma espantosa invasão na terra de Israel. Quando Israel habitar a salvo, sob a proteção divina, o conhecerão ao descobrirem que os esforços para destruir Israel são realizados em vão? As promessas de segurança se entesouram na Palavra de Deus contra os transtornos e os perigos aos quais a Igreja pode ser [evada nos últimos tempos. Na destruição dos pecadores, Deus deixa muito claro que Ele é um Deus grande e santo. Devemos desejar e orar diariamente: Pai, glorifica o teu nome.
- Veja também Os ímpios matam-se uns aos outros, 13 de Outubro 38:21
Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 298
|
- Análise em Cadeia 17 Ou, se eu trouxer a espada sobre aquela terra, e disser: Espada, passa pela terra; de modo que eu extermine dela homens e animais; Ezequiel 14:17 16 Chamou a fome sobre a terra; retirou-lhes todo o sustento do pão. Salmos 105:16 22 Pois, ao tocarem os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, e fugiram até Bete-Sita, em direção de Zererá, até os limites de Abel-Meolá, junto a Tabate. Juízes 7:22 20 Então Saul e todo o povo que estava com ele se reuniram e foram à peleja; e eis que dentre os filisteus a espada de um era contra o outro, e houve mui grande derrota. 1 Samuel 14:20 23 Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros. 2 Crônicas 20:23 22 e derrubarei o trono dos reinos, e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que nele andam; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, cada um pela espada do seu irmão. Ageu 2:22