Comentário Bíblico
Adventista
Colherás pouco - (cba)
Deuteronômio 28:38
Uma descrição gráfica da fome. O cumprimento desta maldição se deu pouco antes do cativeiro babilônico (ver Jeremias 14:1-6).
O gafanhoto - (cba)
Deuteronômio 28:38
Ver Juízes 6:5; Juízes 7:12; Jó 39:20; etc.
- 5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir. Juízes 6:5 12 Os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale, como gafanhotos em multidão; e os seus camelos eram inumeráveis, como a areia na praia do mar. Juízes 7:12 20 Fizeste-o pular como o gafanhoto? Terrível é o fogoso respirar das suas ventas. Jó 39:20
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Deuteronômio 28:15-44
Se não guardamos os mandamentos de Deus, não somente ficamos destituídos da bênção prometida, mas nos colocamos sob a maldição que abrange toda a miséria, assim como a bênção abrange toda a bem-aventurança.
Observe a justiça desta maldição. Não é uma maldição sem causa, ou por uma causa leve. A extensão dela irá aonde quer que o pecador vá, onde quer que esteja, ela repousa sobre ele, e tudo o que possui está sob a maldição. Todas as suas alegrias são amargas; não pode encontrar verdadeiro consolo, pois a ira de Deus está mesclada a elas. Aqui se pronunciam muitos juízos, que serão os frutos da maldição com os quais Deus castigará o povo judeu por sua apostasia e desobediência. Podemos observar o cumprimento destas ameaças no presente estado deste povo. Para completar a sua miséria, as tribulações ameaçam despojá-los de todo consolo e esperança, a fim de abandoná-los a um completo desespero. Os que andam por vista, e não por fé, correm o risco de perder a própria razão, quando todas as coisas ao seu redor apresentarem-se espantosas.
|
- Análise em Cadeia 10 E dez jeiras de vinha darão apenas um bato, e um hômer de semente não dará mais do que uma efa. Isaías 5:10 15 Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás de azeite; e pisarás a vindima, mas não beberás o vinho. Miquéias 6:15 6 Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. Ageu 1:6 14 Subiram, pois, os gafanhotos sobre toda a terra do Egito e pousaram sobre todos os seus termos; tão numerosos foram, que antes destes nunca houve tantos, nem depois deles haverá. 15 Pois cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; e comeram toda a erva da terra e todo o fruto das árvores, que deixara a saraiva; nada verde ficou, nem de árvore nem de erva do campo, por toda a terra do Egito. Êxodo 10:14,15 4 O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu. Joel 1:4 3 Diante dele um fogo consome, e atrás dele uma chama abrasa; a terra diante dele é como o jardim do Édem mas atrás dele um desolado deserto; sim, nada lhe escapa. 25 Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós. Joel 2:3,25 9 Feri-vos com crestamento e ferrugem; a multidão das vossas hortas, e das vossas vinhas, e das vossas figueiras, e das vossas oliveiras, foi devorada pela locusta; contudo não vos convertestes a mim, diz o Senhor. Amós 4:9 1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis que ele formava gafanhotos no princípio do rebentar da erva serôdia, e eis que era a erva serôdia depois da segada do rei. 2 E quando eles tinham comido completamente a erva da terra, eu disse: Senhor Deus, perdoa, peço-te; como subsistirá Jacó? pois ele é pequeno. Amós 7:1,2 4 mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Êxodo 10:4