Comentário Bíblico
Adventista
O teu cadáver - (cba)
Deuteronômio 28:26
Esta ameaça é repetida em Jeremias 7:33 (ver também Jeremias 15:3; Jeremias 16:4; Jeremias 19:7; Jeremias 34:20). Os judeus se preocupavam muito com a maneira como seus mortos eram enterrados. Deixar o cadáver exposto era considerado c;omo o pior castigo (ver Jeremias 22:19; Jeremias 36:30; Salmos 79:2,3). E não haveria quem espantasse animais e aves de rapina que os devorariam.
- 33 E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves do céu e aos animais da terra; e ninguém os enxotará. Jeremias 7:33 3 Pois os visitarei com quatro gêneros de destruidores, diz o Senhor: com espada para matar, e com cães, para os dilacerarem, e com as aves do céu e os animais da terra, para os devorarem e destruírem. Jeremias 15:3 4 Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra; pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de pasto para as aves do céu e para os animais da terra. Jeremias 16:4 7 E tornarei vão o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus inimigos e pela mão dos que procuram tirar-lhes a vida. Darei os seus cadaveres por pasto as aves do céu e aos animais da terra. Jeremias 19:7 20 entregá-los-ei, digo, na mão de seus inimigos, e na mão dos que procuram a sua morte. Os cadáveres deles servirão de pasto para as aves do céu e para os animais da terra. Jeremias 34:20 19 Com a sepultura de jumento será sepultado, sendo arrastado e lançado fora das portas de Jerusalém. Jeremias 22:19 30 Portanto assim diz o Senhor acerca de Jeoiaquim, rei de Judá: Não terá quem se assente sobre o trono de Davi, e será lançado o seu cadáver ao calor de dia, e à geada de noite. Jeremias 36:30 2 Deram os cadáveres dos teus servos como pastos às aves dos céus, e a carne dos teus santos aos animais da terra. 3 Derramaram o sangue deles como água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os sepultasse. Salmos 79:2,3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Deuteronômio 28:15-44
Se não guardamos os mandamentos de Deus, não somente ficamos destituídos da bênção prometida, mas nos colocamos sob a maldição que abrange toda a miséria, assim como a bênção abrange toda a bem-aventurança.
Observe a justiça desta maldição. Não é uma maldição sem causa, ou por uma causa leve. A extensão dela irá aonde quer que o pecador vá, onde quer que esteja, ela repousa sobre ele, e tudo o que possui está sob a maldição. Todas as suas alegrias são amargas; não pode encontrar verdadeiro consolo, pois a ira de Deus está mesclada a elas. Aqui se pronunciam muitos juízos, que serão os frutos da maldição com os quais Deus castigará o povo judeu por sua apostasia e desobediência. Podemos observar o cumprimento destas ameaças no presente estado deste povo. Para completar a sua miséria, as tribulações ameaçam despojá-los de todo consolo e esperança, a fim de abandoná-los a um completo desespero. Os que andam por vista, e não por fé, correm o risco de perder a própria razão, quando todas as coisas ao seu redor apresentarem-se espantosas.
|
- Análise em Cadeia 44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e eu darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 45 Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; 1 Samuel 17:44-46 1 Ó Deus, as nações invadiram a tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a ruínas. 2 Deram os cadáveres dos teus servos como pastos às aves dos céus, e a carne dos teus santos aos animais da terra. 3 Derramaram o sangue deles como água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os sepultasse. Salmos 79:1-3 3 E os seus mortos serão arrojados, e dos seus cadáveres subirá o mau cheiro; e com o seu sangue os montes se derreterão. Isaías 34:3 33 E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves do céu e aos animais da terra; e ninguém os enxotará. Jeremias 7:33 1 Naquele tempo, diz o Senhor, tirarão para fora das suas sepulturas os ossos dos reis de Judá, e os ossos dos seus príncipes, e os ossos dos sacerdotes, e os ossos dos profetas, e os ossos dos habitantes de Jerusalém; Jeremias 8:1 4 Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra; pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de pasto para as aves do céu e para os animais da terra. Jeremias 16:4 7 E tornarei vão o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus inimigos e pela mão dos que procuram tirar-lhes a vida. Darei os seus cadaveres por pasto as aves do céu e aos animais da terra. Jeremias 19:7 20 entregá-los-ei, digo, na mão de seus inimigos, e na mão dos que procuram a sua morte. Os cadáveres deles servirão de pasto para as aves do céu e para os animais da terra. Jeremias 34:20 17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue. 18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã. 19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando. 20 E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus. Ezequiel 39:17-20