Comentário Bíblico
Adventista
A verdade - (cba)
Daniel 11:2
O conteúdo da quarta grande revelação em Daniel começa com este versículo. Tudo o que antecede, de 10:1 a 11:1, serve de pano de fundo e introdução à visão.
Três reis se levantarão na Pérsia - (cba)
Daniel 11:2
Visto que esta visão foi dada a Daniel no terceiro ano de Ciro (Daniel 10:1), a referência é, sem dúvida, aos três reis que sucederam Ciro no trono da Pérsia: Cambises (530-522 a.C.), o falso Esmérdis (Gaumata, cujo nome babilônico era Bardiya; ver vol. 3, p. 376, 377), um usurpador (522 a.C.), e Dario I (522-486 a.C.).
O quarto - (cba)
Daniel 11:2
Comentaristas em geral concordam que o contexto aponta Xerxes como "o quarto" rei, mas diferem quanto à enumeração dos vários reis referidos neste versículo. Alguns defendem que "o quarto" rei, assim designado, na verdade, era o último dos três que ainda se levantariam. Consideram Ciro como o primeiro dos quatro e omitem o falso Esmérdis, porque não era de linhagem legítima e ficou no trono apenas alguns meses. Outros omitem Ciro como o primeiro dos quatro e incluem o falso Esmérdis como um dos três que o seguiriam. Seja como for, Xerxes é "o quarto". Porém, dos dois pontos de vista, o segundo parece representar melhor o sentido natural do texto.
Grandes riquezas mais do que todos - (cba)
Daniel 11:2
Xerxes é identificado com o Assuero do livro de Ester (ver vol. 3, p. 507; ver também com. de Ester 1:1). O registro diz que ele se orgulhava das "riquezas da glória do seu reino" (ver Ester 1:4,6,7). Heródoto, que escreveu extensamente sobre Xerxes, fez um relato vívido e detalhado de seu poderio militar (vii.20, 21, 40, 41, 61-80).
- 1 Sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e seis províncias, Ester 1:1 4 Nessa ocasião ostentou as riquezas do seu glorioso reino, e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, a saber cento e oitenta dias. 6 As cortinas eram de pano branco verde e azul celeste, atadas com cordões de linho fino e de púrpura a argola de prata e a colunas de mármore; os leitos eram de ouro e prata sobre um pavimento mosaico de pórfiro, de mármore, de madrepérola e de pedras preciosas. 7 Dava-se de beber em copos de ouro, os quais eram diferentes uns dos outros; e havia vinho real em abundância, segundo a generosidade do rei. Ester 1:4,6,7
Empregará tudo - (cba)
Daniel 11:2
Esta passagem pode ser traduzida de duas maneiras. Em geral se interpreta que Xerxes agitaria todas as nações do mundo contra a Grécia. Esse é um fato bem conhecido da história. Na época de Xerxes, a península grega era a única área importante do Mediterrâneo oriental que não estava sob o domínio persa. Em 490 a.C., Dario, o grande, predecessor de Xerxes, enquanto tentava subjugar os gregos, foi vencido na batalha de Maratona. Com a ascensão de Xerxes, foram feitos novos planos para a conquista da Grécia. Heródoto (vii.61-80) enumera mais de 40 nações que ofereceram tropas para o exército de Xerxes. Do vasto exército, faziam parte soldados de países tão distantes como Índia, Etiópia, Arábia e Armênia. Mesmo os cartagineses, aparentemente, foram induzidos a se juntarem à contenda, atacando a colônia grega de Siracusa, na Sicília.
Por volta de 480 a.C., o vasto império persa estava em guerra contra os gregos. As cidades-estados gregas, que tão frequentemente guerreavam entre si, se uniram para salvar sua liberdade. Em princípio, os gregos enfrentaram uma série de obstáculos. Foram derrotados em Termópilas, e Atenas foi tomada e parcialmente incendi ada pelos persas. Depois, a maré virou. A marinha grega, comandada por Temístocles, foi bloqueada por uma esquadra persa superior na baía de Salamina, na costa de Ática, próximo a de Atenas. Pouco depois de a batalha ter começado, os navios persas estavam em uma formação demasiado estreita para uma manobra efetiva. Sob os constantes ataques gregos, muitos foram afundados, e somente uma fração da frota escapou. Com essa vitória grega, as forças marítimas persas foram eliminadas na luta contra a Grécia. No ano seguinte, 479 a.C., os gregos decisivamente derrotaram as tropas persas, em Plateia, e as expulsaram de vez do solo grego.
A tradução deste texto na ARC e NVI se ajusta de forma notável ao fato de que Xerxes empregou "todos contra o reino da Grécia". No entanto, é possível traduzir a frase um tanto obscura do hebraico desta passagem de forma diferente. O problema é se a palavra hebraica 'eth, traduzida como "contra", deve ser entendida como a preposição "contra" ou se ela é um sinal do complemento direto do verbo. Com outros verbos que denotam conflito e guerra, 'eth é, às vezes, empregada assim (ver Gênesis 14:2). Contudo, o verbo aqui traduzido como "empregará" ocorre mais 12 vezes no AT, seguido de 'eth, e em cada uma dessas passagens e contexto indica claramente que 'eth deve ser considerada como sinal do complemento direto do verbo. Se, neste caso, 'eth tem esse sentido, a passagem diria: "Levantará a todo o reino da Grécia".
Caso se prefira essa última tradução da passagem, é razoável a seguinte interpretação: partindo da vasta perspectiva da história mundial, a guerra entre os persas e os gregos constitui um dos mais decisivos fatos históricos. A história subsequente da Europa e do mundo poderia ter sido bem diferente se o resultado em Salamina e Plateia tivesse sido outro. A civilização ocidental, então limitada quase que exclusivamente à Grécia, salvou-se de ser engolida pelo despotismo do império persa. Os estados gregos tiveram um sentimento de união que não conheciam. A vitória em Salamina mostrou a Atenas a importância do poder marítimo e, logo, a cidade se estabeleceu como a cabeça de um império marítimo. Por esse prisma, a última frase de Daniel 11:2 forma um contexto apropriado para Daniel 11:3.
- 2 E agora te declararei a verdade: Eis que ainda se levantarão três reis na Pérsia, e o quarto será muito mais rico do que todos eles; e tendo-se tornado forte por meio das suas riquezas, agitará todos contra o reino da Grécia. Daniel 11:2 3 Depois se levantará um rei poderoso, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprouver. Daniel 11:3
Grécia - (cba)
Daniel 11:2
Do heb. Yawan, transliterado como "Javã" em Gênesis 10:2 (ver com. ali). Os gregos, ou jônios, eram descendentes de Javã (ver com. de Daniel 2:39).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
ainda se levantarão três reis na Pérsia
Daniel 11:2
Diferentemente da apresentação dos cap. 2, 7 e 8, esta profecia é narrada em linguagem literal acerca da história futura em grandes detalhes, sem representação simbólica dos poderes por meio de estátuas, animais ou outros itens semelhantes. Daniel recebeu a profecia durante o reinado de Ciro (Daniel 10:1), e os três reis medo-persas seguintes foram Cambisses, (reinou de 530 a 522 a.C.), Gaumata ("falso Bárdia/Esmérdis", 522) e Dario I (522-486). Em Daniel 11 fala-se dos governantes sem citar nomes, por isso devemos identificá-los pelas descrições. Embora a primeira parte do capítulo seja relativamente clara, à medida que ele avança, torna-se cada vez mais difícil identificar as pessoas exatas e os acontecimentos a que o texto se refere.
agitará todos contra o reino da Grécia
Daniel 11:2
O quarto rei depois de Ciro foi Xerxes (486-465 a.C.) Ele planejou uma grande invasão à Grécia, que acabou falhando.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 11:1-30
O anjo mostra a Daniel a sucessão dos impérios persa e grego. Destacam-se os reis do Egito e da Síria. A Judéia estava entre os seus domínios, e era afetada por suas pelejas. Consideram-se os versos 5 a 30, de modo geral, como referindo-se aos sucessos que aconteceriam durante a continuação destes governos; e a partir do verso 21, referindo-se a Antíoco Epífanes, que foi um cruel e violento perseguidor dos judeus.
Observemos quão decadentes e perecíveis são a pompa e as posses do mundo, e o poder pelo qual são obtidas. Deus, em sua providência, estabelece a um e retira o outro, conforme aquilo que lhe agrada. O mundo está repleto de guerras e pelejas, que têm origem nas concupiscências dos homens. Todas as mudanças e revoluções de estados e reinos, e todo o sucesso, estão plena e perfeitamente previstos por Deus. Nenhuma Palavra de Deus cairá por terra; de modo infalível acontecerá tudo o que Ele tem determinado, o que Ele tem declarado. Os vasos de barro da terra lutam uns contra os outros, vencem e são vencidos, enganam e são enganados; porém, aqueles que conhecem a Deus confiam nEle, que os capacita para resistirem, levar a sua cruz e suportarem o seu conflito.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 26 E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes. Daniel 8:26 1 No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar, uma palavra verdadeira concernente a um grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e teve entendimento da visão. 21 Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe. Daniel 10:1,21 21 para te fazer saber a certeza das palavras de verdade, para que possas responder com palavras de verdade aos que te enviarem? Provérbios 22:21 7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7 35 Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), João 10:35 37 Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38 Perguntou-lhe Pilatos: Que é a verdade? E dito isto, de novo saiu a ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum. João 18:37,38 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Apocalipse 21:5 5 e assalariaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, por todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia. 6 No reinado de Assuero, no princípio do seu reino, escreveram uma acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém. Esdras 4:5,6 6 Pelo que a soberba lhes cinge o pescoço como um colar; a violência os cobre como um vestido. 7 Os olhos deles estão inchados de gordura; trasbordam as fantasias do seu coração. Salmos 73:6,7 25 E suscitará a sua força e a sua coragem contra o rei do sul com um grande exército; e o rei do sul sairá à guerra com um grande e mui poderoso exército, mas não subsistirá, pois maquinarão projetos contra ele. Daniel 11:25 5 Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne. Daniel 7:5 4 Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia conforme a sua vontade, e se engrandecia. Daniel 8:4 21 Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei. Daniel 8:21 20 Ainda disse ele: Sabes por que eu vim a ti? Agora tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. Daniel 10:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Sábado 14 e Domingo 15/03 - Como Entender Daniel 11 - Leandro Quadros - Comentários da Bíblia

Segunda 16/03 - Daniel 11 Os Reis do Norte e do Sul - Aplicação Primária - Leandro Quadros

Quarta 18/03 - Roma Papal Em Daniel 11 - Lição 12 - Leandro Quadros - Igreja Católica

Quinta 19/3 - o Rei do Norte e o Rei do Sul Em Daniel 11 - Lição 10 - Leandro Quadros
