Comentário Bíblico
Adventista
Em lugar - (cba)
Daniel 11:38
Do heb. 'al-kanno, "em seu lugar", isto é, no lugar do verdadeiro Deus.
Deus das fortalezas - (cba)
Daniel 11:38
Do heb. 'eloah ma'uzzim. Comentaristas divergem consideravelmente quanto à interpretação desta expressão. Alguns a consideram como nome próprio, "o deus Mauzzim". Contudo, não se conhece em parte alguma um deus com tal nome. Visto que ma'uzzim parece ser o plural da palavra hebraica ma'oz, "refúgio", "fortaleza", que ocorre repetidamente neste capítulo (Daniel 11:7,10,19,31), parece melhor entender estas palavras como "o deus das fortalezas" e ou "deus dos refúgios".
Alguns interpretam este versículo como uma referência ao culto da Razão instituído em Paris, em 1793. Ao perceberem a necessidade da religião para que a França permanecesse forte a fim de cumprir seu objetivo em difundir a revolução pela Europa, alguns dos líderes em Paris tentaram estabelecer uma nova religião, tendo a razão personificada como deusa. Isso foi seguido, mais tarde, pelo culto ao "Ser Supremo" (a natureza deificada), que pode ser considerado como o "deus das fortalezas" ou forças.
Outros entendem que se faz referência aqui às orações dirigidas à virgem Maria; e ainda outros à aliança de Roma com poderes civis e seus esforços premeditados para conseguir que as nações fizessem sua vontade.
Coisas agradáveis - (cba)
Daniel 11:38
Do heb. chamudhoth, "coisas desejáveis, preciosas". Uma palavra similar da mesma raiz é empregada em Isaías 44:9 para descrever os custosos ornamentos com os quais os pagãos enfeitavam suas imagens. Alguns veem o cumprimento desta passagem nos presentes valiosos concedidos às imagens da Virgem e dos santos (ver Apocalipse 17:4; Apocalipse 18:16).
- 9 Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Isaías 44:9 4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição; Apocalipse 17:4 16 dizendo: Ai! ai da grande cidade, da que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas! porque numa só hora foram assoladas tantas riquezas. Apocalipse 18:16
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Daniel 11:21-39
Esta longa passagem (Daniel 11:21-39) sobre o governante "vil" e balsfemo combina com a descrição do caráter e das atividades do chifre pequento encontrada no cap. 7 e 8 de Daniel. A pessoa "vil" não é explicitamente chamada de "rei do Norte" nesta parte do cap. 11.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 11:31-45
O restante desta profecia é de difícil compreensão, e os comentaristas diferem muito a este respeito. Parece que o relato passa de Antíoco ao anticristo, e se faz referência ao império romano, à quarta monarquia em seus estados pagãos, ao início do estado cristão, e ao estado papal. O final da ira do Senhor contra o seu povo se aproxima, e também o final de sua paciência para com os seus inimigos. Se desejamos escapar da ruína do perseguidor infiel, idólatra, cruel e supersticioso, e daquela que vem do profano, façamos dos oráculos de Deus a nossa norma de verdade e dever, o fundamento de nossa esperança e luz de nossos caminhos através deste mundo tenebroso, em direção à gloriosa herança que nos espera no porvir e acima deste mundo.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 1 Timóteo 4:1 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. 16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, 17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Apocalipse 13:12-17 1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; 2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição. 3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. 4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas; e tinha na mão um cálice de ouro, cheio das abominações, e da imundícia da prostituição; 5 e na sua fronte estava escrito um nome simbólico: A grande Babilônia, a mãe das prostituições e das abominações da terra. Apocalipse 17:1-5 12 mercadorias de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho fino, de púrpura, de seda e de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, e todo objeto de marfim, de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore; Apocalipse 18:12 9 Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Isaías 44:9
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Sábado 14 e Domingo 15/03 - Como Entender Daniel 11 - Leandro Quadros - Comentários da Bíblia

Segunda 16/03 - Daniel 11 Os Reis do Norte e do Sul - Aplicação Primária - Leandro Quadros

Quarta 18/03 - Roma Papal Em Daniel 11 - Lição 12 - Leandro Quadros - Igreja Católica

Quinta 19/3 - o Rei do Norte e o Rei do Sul Em Daniel 11 - Lição 10 - Leandro Quadros
