Comentário Bíblico
Adventista
De sabedoria e de inteligência - (cba)
Daniel 1:20
Literalmente, "sabedoria de entendimento". Como a maior parte das versões, a ARA insere um "e" entre os dois substantivos. Alguns comentaristas explicam a construção hebraica como resultado da intenção do autor de expressar a mais elevada forma de inteligência ou ciência, ou de transmitir aos leitores a ideia de que se tratava de sabedoria determinada ou regulada pela inteligência. Isto é, não havia conhecimento mágico ou ciência sobrenatural. Isso sugeriria que Daniel e seus amigos superaram os homens de sua profissão em questões de ciências exatas, como astronomia e matemática, e em estudos linguísticos. Eles tinham domínio da escrita cuneiforme, dos idiomas babilônico e aramaico e da escrita quadrada aramaica.
Magos - (cba)
Daniel 1:20
Do heb. chartummim, palavra que ocorre apenas no Pentateuco (Gênesis 41:8,24; Êxodo 7:11,22; Êxodo 8:7,18) e em Daniel (aqui e em Daniel 2:2). É um empréstimo do termo egípcio cheri-dem, no qual cheri significa "chefe" ou "homem importante", e dem, "mencionar um nome em magia". Portanto, um cheri-dem é um "chefe dos magos" ou "mago principal". A palavra não era usada em Babilônia e não se encontra em fontes cuneiformes. Com certeza Daniel aprendeu esse termo com a leitura do Pentateuco, e não estaria necessariamente familiarizado com termos técnicos egípcios. Daniel conhecia bem os livros de Moisés e era um estudante ávido dos escritos sagrados de seu povo (ver Daniel 9:2). O uso deste termo hebraico, emprestado do egípcio, ilustra como o estilo do profeta e sua escolha das palavras eram influenciados pelo vocabulário da Bíblia hebraica então disponível.
- 8 Pela manhã o seu espírito estava perturbado; pelo que mandou chamar todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas não havia quem lhos interpretasse. 24 E as sete espigas miudas devoravam as sete espigas boas. E eu disse-o aos magos, mas ninguém houve que mo interpretasse. Gênesis 41:8,24 11 Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos. 22 Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito. Êxodo 7:11,22 7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito. 18 Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. E havia piolhos, nos homens e nos animais. Êxodo 8:7,18 2 Então o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os adivinhadores, e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; eles vieram, pois, e se apresentaram diante do rei. Daniel 2:2 2 no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. Daniel 9:2
Encantadores - (cba)
Daniel 1:20
Do heb. 'ashafim, um empréstimo do acadiano ashipu, "exorcista".
Adivinhação, magia, exorcismo e astrologia eram comuns entre os povos antigos; mas, em alguns lugares como Babilônia, eram praticados por homens da ciência. Previam-se eventos futuros buscando por sinais nas entranhas de animais sacrificados ou no voo dos pássaros. Praticava-se a adivinhação inspecionando-se o fígado de animais sacrificados (hepatoscopia), e comparandoo com fígados "modelos" de argila com inscrições. Esses modelos, como os manuais modernos de quiromancia, continham explicações detalhadas das diferenças de formas e instruções para interpretação. Vários modelos de fígado de argila foram encontrados em escavações na Mesopotâmia. Antigos adivinhos tinham muitos métodos. Algumas vezes, buscavam conselho derramando óleo na água e interpretando a forma como se espalhava (lecanomancia), ou sacudindo flechas na aljava e observando a direção em que caía a primeira (belomancia; ver Ezequiel 21:21).
O adivinho interpretava sonhos e inventava fórmulas de encantamento pelas quais se acreditava ser possível afastar espíritos maus ou enfermidades. Também pedia conselho aos supostos espíritos dos mortos (necromancia). Todo governante oriental tinha muitos adivinhos e magos a seu serviço. Eles estavam disponíveis em toda ocasião e acompanhavam o rei em campanhas militares, expedições de caça e visitas de estado. Buscava-se o conselho deles para tomada de decisões, como a que rota seguir, ou a data para se atacar o inimigo. A vida do rei era, em grande parte, orientada e governada por esses homens.
É um erro supor que os sábios de Babilônia eram apenas adivinhos e magos. Embora fossem habilidosos nessas artes, eram também eruditos no verdadeiro sentido da palavra. Assim como na Idade Média, a alquimia era praticada por pessoas instruídas, e a astrologia era, com frequência, praticada por astrônomos com habilidades científicas. Os encantadores e adivinhos da Antiguidade se aplicavam também a estudos estritamente científicos. Seu conhecimento astronômico tinha atingido um surpreendente nível de desenvolvimento, embora o ápice da astronomia babilônica tenha se dado após a conquista persa. Os astrônomos eram capazes de predizer eclipses lunares e solares mediante cálculos. Sua habilidade matemática era bastante desenvolvida. Eles empregavam fórmulas cujo descobrimento em geral é atribuído erroneamente a matemáticos gregos. Além disso, eram bons arquitetos, construtores e médicos. Eles encontravam por meios empíricos a cura para muitos males. Deve ter sido nessas áreas de conhecimento e habilidade que Daniel e seus três amigos superaram os encantadores, astrólogos e eruditos babilônios.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Honra sem exaltação
Daniel 1:17,20
Daniel e seus três companheiros tinham um trabalho especial a fazer. Embora muito honrados nesta obra, eles não se tornaram de forma alguma exaltados. Eram eruditos, habilidosos tanto no conhecimento secular quanto religioso; mas eles haviam estudado ciência sem se corromper. Eles estavam bem equilibrados porque se submeteram ao controle do Espírito Santo. Esses jovens deram a Deus toda a glória de seus dotes seculares, científicos e religiosos. Seu aprendizado não veio por acaso; eles obtiveram conhecimento pelo uso fiel de suas faculdades; e Deus deu-lhes habilidade e entendimento.
A verdadeira ciência e a religião bíblica estão em perfeita harmonia. Que os alunos de nossas escolas aprendam tudo o que puderem. Mas, via de regra, que sejam educados em nossas próprias instituições. Tenha cuidado ao aconselhá-los a ir para outras escolas, onde o erro é ensinado, a fim de completar sua educação. Não lhes dê a impressão de que maiores vantagens educacionais devem ser obtidas misturando-se com os que não buscam a sabedoria de Deus. Os grandes homens da Babilônia estavam dispostos a ser beneficiados pora instrução que Deus deu por meio de Daniel, para ajudar o rei a sair de sua dificuldade pela interpretação de seu sonho. Mas eles estavam ansiosos para misturar sua religião pagã com a dos hebreus. Tivesse Daniel e seus companheiros consentido em tal transigência, teriam sido, na opinião dos babilônios, completos como estadistas, dignos de serem encarregados dos negócios do reino. Mas os quatro hebreus não entraram em tal arranjo. Eles eram fiéis a Deus, e Deus os sustentou e honrou. A lição é para nós. “Buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça; e todas essas coisas vos serão acrescentadas ”( Carta 57, 1896 ).
dez vezes mais
Daniel 1:20
Expressão que significa "muito melhor".
do que todos os magos e encantadores
Daniel 1:20
Daniel e seus amigos foram educados para ser conselheiros reais sábios e eruditos, junto de vários tipos de especialistas no uso de forças sobrenaturais, as quais, segundo se acreditava, afetavam os seres humanos.
Referências Cruzadas
Daniel 1:20
1 Reis 10:1.
Espiritualidade e intelecto crescem juntos
Daniel 1:20
Como no caso de Daniel, na proporção exata em que o caráter espiritual é desenvolvido, as capacidades intelectuais são aumentadas ( The Review and Herald, 22 de março de 1898 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 1:17-21
Daniel e os seus companheiros mantiveram-se na fé, e Deus os premiou com iminência no aprendizado. Os jovens piedosos devem esforçar-se por fazer melhor do que os seus semelhantes, naquilo que for útil; não para que recebam louvores dos homens, mas para a honra do Evangelho, e para que sejam reconhecidos por serem úteis. Bom é para um país, e para a honra de um príncipe, quando pode julgar aqueles que estão melhor equipados para servi-lo, e prefere aqueles que estão nesta condição. Que os jovens prestem muita atenção a este capítulo; que todos se lembrem que Deus honra aqueles que o honram, mas aqueles que o desprezam serão considerados como pessoas de pouco valor.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 135

Testemunhos Seletos 2, Pág. 478
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Ora, Deus deu a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e conhecimentos multiplos, como a areia que está na praia do mar. 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 31 Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor. 32 Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. 33 Dissertou a respeito das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede; também dissertou sobre os animais, as aves, os répteis e os peixes. 34 De todos os povos vinha gente para ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria. 1 Reis 4:29-34 1 Tendo a rainha de Sabá ouvido da fama de Salomão, no que concerne ao nome do Senhor, veio prová-lo por enigmas. 2 E chegou a Jerusalém com uma grande comitiva, com camelos carregados de especiarias, e muitíssimo ouro, e pedras preciosas; e, tendo-se apresentado a Salomão, conversou com ele acerca de tudo o que tinha ne coração. 3 E Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas; não houve nada que o rei não lhe soubesse explicar. 23 Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria. 24 E toda a terra buscava a presença de Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha posto no coração. 1 Reis 10:1-3,23,24 99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Salmos 119:99 7 Mas vosso pai me tem enganado, e dez vezes mudou o meu salário; Deus, porém, não lhe permitiu que me fizesse mal. Gênesis 31:7 22 nenhum de todos os homens que viram a minha glória e os sinais que fiz no Egito e no deserto, e todavia me tentaram estas dez vezes, não obedecendo à minha voz, Números 14:22 12 Mas sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram: De todos os lugares de onde moram subirão contra nós. Neemias 4:12 3 Já dez vezes me haveis humilhado; não vos envergonhais de me maltratardes? Jó 19:3 2 Então o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os adivinhadores, e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; eles vieram, pois, e se apresentaram diante do rei. 3 E o rei lhes disse: Tive um sonho, e para saber o sonho está perturbado o meu espírito. 4 Os caldeus disseram ao rei em aramaico: Ó rei, vive eternamente; dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação 5 Respondeu o rei, e disse aos caldeus: Esta minha palavra é irrevogável se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo; 6 mas se vós me declarardes o sonho e a sua interpretação, recebereis de mim dádivas, recompensas e grande honra. Portanto declarai-me o sonho e a sua interpretação. 7 Responderam pela segunda vez: Diga o rei o sonho a seus servos, e daremos a interpretação. 8 Respondeu o rei, e disse: Bem sei eu que vós quereis ganhar tempo; porque vedes que a minha palavra é irrevogável. 9 se não me fizerdes saber o sonho, uma só sentença será a vossa; pois vós preparastes palavras mentirosas e perversas para as proferirdes na minha presença, até que se mude o tempo. portanto dizei-me o sonho, para que eu saiba que me podeis dar a sua interpretação. 10 Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa cumprir a palavra do rei; pois nenhum rei, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu. 11 A coisa que o rei requer é difícil, e ninguém há que a possa declarar ao rei, senão os deuses, cuja morada não é com a carne mortal. Daniel 2:2-11,21-13 7 Então entraram os magos, os encantadores, os caldeus, e os adivinhadores, e lhes contei o sonho; mas não me fizeram saber a interpretação do mesmo. 8 Por fim entrou na minha presença Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo: 9 Ó Beltessazar, chefe dos magos, porquanto eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação. 10 Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura; 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra. 12 A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e dela se mantinha toda a carne. 13 Eu via isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama, e eis que um vigia, um santo, descia do céu. 14 Ele clamou em alta voz e disse assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas e espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos. 15 Contudo deixai na terra o tronco com as suas raízes, numa cinta de ferro e de bronze, no meio da tenra relva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra. 16 Seja mudada a sua mente, para que não seja mais a de homem, e lhe seja dada mente de animal; e passem sobre ele sete tempos. 17 Esta sentença é por decreto dos vigias, e por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até o mais humilde dos homens constitui sobre eles. 18 Este sonho eu, rei Nabucodonozor, o vi. Tu, pois, Beltessazar, dize a interpretação; porquanto todos os sábios do meu reino não puderam fazer-me saber a interpretação; mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos. Daniel 4:7,8-18 7 E ordenou o rei em alta voz, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, e disse aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler esta escritura, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço, e no reino será o terceiro governante. 8 Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação. 17 Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; todavia vou ler ao rei o escrito, e lhe farei saber a interpretação. Daniel 5:7,8,17 8 Pela manhã o seu espírito estava perturbado; pelo que mandou chamar todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas não havia quem lhos interpretasse. Gênesis 41:8 11 Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos. 12 Pois cada um deles lançou a sua vara, e elas se tornaram em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles. 22 Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito. Êxodo 7:11,12,22 7 Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito. 19 Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. No entanto o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito:. Êxodo 8:7,19 3 E o espírito dos egípcios se esvaecerá dentro deles; eu destruirei o seu conselho; e eles consultarão os seus ídolos, e encantadores, e necromantes e feiticeiros. Isaías 19:3 12 Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multidão das tuas feitiçarias em que te hás fatigado desde a tua mocidade, a ver se podes tirar proveito, ou se porventura podes inspirar terror. 13 Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora e te salvem os astrólogos, que contemplam os astros, e os que nas luas novas prognosticam o que há de vir sobre ti. 14 Eis que são como restolho; o logo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; pois não é um braseiro com que se aquentar, nem fogo para se sentar junto dele. Isaías 47:12-14 8 E assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesta a sua insensatez, como também o foi a daqueles. 2 Timóteo 3:8,9 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 31 Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor. 1 Reis 4:30,31 17 Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos. Daniel 1:17 27 Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar; 28 mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas: 46 Então o rei Nabucodonozor caiu com o rosto em terra, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves. 48 Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador sobre toda a província de Babilônia, como também o fez chefe principal de todos os sábios de Babilônia. Daniel 2:27,28,46,48
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Terça 7/1 - Deus Age na Nossa Vida Quando Escolhemos o Certo - Leandro Quadros - Daniel 1

Quarta 8/1 - Bençãos de Deus Para o Corpo e Para a Mente - Leandro Quadros - Vegetarianismo Daniel 1

Quinta 09/01 - Como Ter Sabedoria - Leandro Quadros - Daniel 1 - Comentários da Bíblia
