Comentário Bíblico
Adventista
Outra besta - (cba)
Apocalipse 13:11
Isto é, uma besta além da mencionada (Apocalipse 13:1). No entanto, o grego indica que ela é da mesma natureza da primeira, o que se confirma pelas suas ações. A segunda besta atua em colaboração com a primeira.
Emergir - (cba)
Apocalipse 13:11
Do gr. anabainõ, “ascender”, “levantar”, “surgir". Em Mateus 13:7, o termo é usado para se referir a plantas em crescimento. A forma da palavra grega chama atenção para o processo de aparecimento. O profeta vê a ação à medida que ela acontece.
Da terra - (cba)
Apocalipse 13:11
A primeira besta emerge do mar (ver com. de Apocalipse 13:1), bem como os quatro animais de Daniel 7 (ver Apocalipse 13:3). Uma vez que “mar” representa povos e nações (ver com. de Apocalipse 13:1; Apocalipse 17:1,2,8), pode-se presumir que “terra” simboliza uma região pouco povoada. A nação assim designada não surgiria por meio de guerra, conquista e ocupação, mas se desenvolveria e chegaria à grandeza em uma região pouco povoada.
- 1 Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. Apocalipse 13:1 3 Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta, Apocalipse 13:3 1 Veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; 2 com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam sobre a terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição. 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Apocalipse 17:1,2,8
Os comentaristas adventistas veem nesta segunda besta um símbolo dos Estados Unidos da América. Esse poder cumpre de maneira clara as especificações da profecia. Quando a primeira besta foi para o cativeiro, em 1798 (ver com. de Apocalipse 13:10), os Estados Unidos cresciam em importância e poder. A nação surgiu não no velho mundo, densamente povoado, mas no novo mundo, que ainda contava, relativamente, com poucos habitantes (ver GC, 439-441).
Possuía - (cba)
Apocalipse 13:11
Literalmente, "estava possuindo”.
Dois chifres - (cba)
Apocalipse 13:11
Eles podem ser interpretados como representantes de duas características notáveis do sistema de governo norte-americano: a liberdade civil e religiosa, ambas garantidas pela Constituição dos Estados Unidos. A liberdade civil encontrou sua expressão na forma republicana de governo e a liberdade religiosa, no protestantismo.
Cordeiro - (cba)
Apocalipse 13:11
Um símbolo de juventude e disposição pacífica. Outras nações foram descritas como animais selvagens por causa de sua atitude beligerante. Essa besta com chifres de cordeiro simboliza uma nação que, no início de sua história, não tinha tais aspirações. A principal preocupação dos colonos britânicos no novo mundo era viver em paz, colocar em ordem a própria vida e prover refúgio para os oprimidos de tantas nações.
Falava - (cba)
Apocalipse 13:11
Literalmente, “estava falando”, isto é, tinha o hábito de falar como dragão. Evidências textuais apoiam a versão “está falando”. Este tempo verbal concorda com os versículos seguintes, que relatam as atividades da besta durante o período em que ela fala como dragão. A narrativa de seus feitos é realizada de forma dramática no tempo presente.
Como dragão - (cba)
Apocalipse 13:11
Há uma contradição surpreendente entre a aparência e as ações da besta. Sua aparência é pacífica e inofensiva, mas seus atos são perseguidores e cruéis (Apocalipse 13:12-18). Quando a profecia é aplicada aos Estados Unidos, fica evidente que seu cumprimento ainda está no futuro. O país mantém os princípios de liberdade garantidos pela constituição. A forma que ocorrerá a mudança é apresentada na profecia: ela estará ligada à crise final, pouco antes do momento em que “o reino do mundo se [tornar] de nosso Senhor e do Seu Cristo” (Apocalipse 11:15; Salmos 2:2; Daniel 2:44; Daniel 7:14,27).
- 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. 16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, 17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. 18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. Apocalipse 13:12-18 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15 2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Salmos 2:2 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre. Daniel 2:44 14 E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. 27 O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão. Daniel 7:14,27
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Apocalipse 13:11
Escrito no tempo verbal passado, este versículo conta a curta história da besta que emerge da terra para a sua atividade no fim do tempo. De início, parodia a obra do Espírito Santo e, mais tarde, se torna o falso profeta de Apocalipse 16:13. A linguagem simbólica positiva no início (parecendo cordeiro) e a clara ligação com Apocalipse 12:16 ("a terra abriu a boca") sugerem a muitos intérpretes que a descrição desta besta é uma referência aos Estados Unidos da América, nação protestante com influência religiosa. As outras 28 referências a "cordeiro" no Apocalipse aludem a Cristo.
- 13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Apocalipse 16:13 16 A terra, porém acudiu à mulher; e a terra abriu a boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. Apocalipse 12:16
como dragão
Apocalipse 13:11
As ações posteriores desta besta não são positivas, contrastando com as qualidades anteriores, de semelhança com um cordeiro.
Nota
Apocalipse 13:1,2,11
Veja Apocalipse 12:3,4,5,6,13,14,15,16,17.
Um símbolo único
Apocalipse 13:11
Aqui está uma figura impressionante da ascensão e crescimento de nossa própria nação. E os chifres semelhantes aos do cordeiro, emblemas de inocência e gentileza, representam bem o caráter de nosso governo, conforme expresso em seus dois princípios fundamentais, republicanismo e protestantismo ( The Spirit of Prophecy 4: 277 ).
Escudo da onipotência sobre a América
Apocalipse 13:11
Os Estados Unidos são uma terra que tem estado sob o escudo especial do Onipotente. Deus fez grandes coisas por este país, mas na transgressão de Sua lei, os homens têm feito uma obra originada pelo homem do pecado. Satanás está trabalhando em seus desígnios para envolver a família humana na deslealdade ( Manuscrito 17, 1906 ).
A perspectiva diante de nós
Apocalipse 13:11
A profecia representa o protestantismo como tendo chifres de cordeiro, mas falando como dragão. Já começamos a ouvir a voz do dragão. Há uma força satânica impulsionando o movimento dominical, mas está oculta. Mesmo os homens que estão engajados na obra, estão eles próprios cegos para os resultados que seguirão seu movimento.
Não deixe o povo de Deus que guarda os mandamentos ficar em silêncio neste momento, como se graciosamente aceitássemos a situação. Temos diante de nós a perspectiva de travar uma guerra contínua, correndo o risco de ser preso, de perder propriedades e até a própria vida, para defender a lei de Deus, que está sendo anulada pelas leis dos homens ( The Review and Herald, janeiro 1, 1889 ).
Referências cruzadas
Apocalipse 13:11
Apocalipse 11:7.
Mão Perseguidora do Inimigo
Apocalipse 13:11-17
Ver Apocalipse 14:9-12; Daniel 7:25; 2 Tessalonicenses 2:3,4; Apocalipse 17:13,14; Apocalipse 18:1-5. Poderes religiosos, aliados ao céu por profissão e alegando ter as características de um cordeiro, mostrarão por seus atos que eles têm o coração de um dragão e que são instigados e controlados por Satanás. O tempo está chegando quando o povo de Deus sentirá a mão da perseguição porque eles santificam o sétimo dia. Satanás causou a mudança do sábado na esperança de cumprir seu propósito de derrotar os planos de Deus. Ele procura fazer com que os mandamentos de Deus tenham menos força no mundo do que as leis humanas.
- 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:9-12 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25 3 Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, 4 aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. 2 Tessalonicenses 2:3,4 13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:13,14 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. 2 E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável. 3 Porque todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. 4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. 5 Porque os seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. Apocalipse 18:1-5
O homem do pecado, que pensou em mudar os tempos e as leis, e que sempre oprimiu o povo de Deus, fará com que sejam feitas leis impondo a observância do primeiro dia da semana. Mas o povo de Deus deve permanecer firme ao Seu lado. E o Senhor trabalhará em favor deles, mostrando claramente que Ele é o Deus dos deuses ( Manuscrito 135, 1902 ).
Igreja e o mundo em harmonia corrupta
Apocalipse 13:11-17
A Palavra de Deus declara claramente que Sua lei deve ser desprezada e pisoteada pelo mundo; haverá uma prevalência extraordinária de iniqüidade. O professo mundo protestante formará uma confederação com o homem do pecado, e a igreja e o mundo estarão em corrupta harmonia.
Aqui a grande crise está chegando ao mundo. As Escrituras ensinam que o papado deve reconquistar sua supremacia perdida e que o fogo da perseguição será reacendido por meio das concessões permanentes do chamado mundo protestante ( The General Conference Daily Bulletin, 13 de abril de 1891 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 13:11-18
Os que entendem que a primeira besta significa uma potência mundial, tomam também a segunda como um poder perseguidor e usurpador, que age com o disfarce da religião e da caridade para com as almas dos homens. É um domínio espiritual que professa derivar de Cristo, e atua primeiramente de forma suave, mas logo falará como dragão. A sua fala engana, porque estabelece falsas doutrinas e decretos cruéis que mostram que pertence ao dragão, e não ao Cordeiro. Exerceu todo o poder da besta anterior, e persegue o mesmo objetivo: apartar os homens da adoração ao Deus verdadeiro e submeter suas almas à vontade e ao controle de homens. A segunda besta executa as suas intenções com métodos que enganam aos homens para que adorem a primeira besta em sua nova forma ou semelhança, criada para isto com prodígios mentirosos, pretensos milagres e por severas censuras. Ela também não permitirá o gozo de direitos naturais ou civis àqueles que não adorarem à primeira besta. É feito algo que dá autorização para se comprar e vender e para ganho e confiança, o que os obriga a usar todo o seu interesse, poder e trabalho no fomento do domínio da besta, o que é representado por receberem a sua marca. Fazer uma imagem à besta cuja ferida mortal foi curada, seria dar forma e poder à sua adoração, ou requerer obediência às suas ordens. Adorar essa imagem implica submeter-se às coisas que demonstram o caráter da marca, e a transformam na imagem da besta.
O número da besta é dado para mostrar a sabedoria infinita de Deus e exercitar a sabedoria dos homens. O número é o numero do homem, calculado da maneira habitual dos homens, e é 666. Permanece como mistério o que ou quem está representado por isto. Este número tem sido aplicado em quase todas as disputas religiosas e há dúvidas se o seu significado já foi descoberto. Quem tem sabedoria e entendimento verá que todos os inimigos de Deus estão numerados e marcados para a destruição; e que o prazo de seu poder breve expirará, e que todas as nações se submeterão ao nosso Rei de justiça e paz.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 442

O Grande Conflito, Pág. 579

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 122

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 181

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 192

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 194

O Grande Conflito, Pág. 439
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. Apocalipse 13:1 7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. Apocalipse 11:7 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Apocalipse 17:8 15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Mateus 7:15 18 Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. Romanos 16:18 13 Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. 2 Coríntios 11:13-15 17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Apocalipse 13:17 3 Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas; 4 a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho. 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:3,4,17 6 E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração. Apocalipse 17:6 8 Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas. 24 Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis. 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:8,24,25 4 aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. 2 Tessalonicenses 2:4 3 Levantei os olhos, e olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último. Daniel 8:3 4 e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela? Apocalipse 13:4
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Daniel 3 e Apocalipse 13: Boicote Político e Religioso Aos Fieis Adoradores de Deus

A Melhor Explicaçào Sobre o Microchip e a Marca da Besta - Leandro Quadros Apocalipse 13 Daniel 3

Quem é a Besta de Apocalipse 13 e Qual Foi Sua Ferida Mortal - Pr. Stephen Bohr

Segunda 20/01 - Paralelos Entre Daniel 3 e Apocalipse 13 - Lição 4 - Adoração - Leandro Quadros

Evidências Bíblicas Que a Marca da Besta Nào é o Microchip - Leandro Quadros - Apocalipse 13

⚠️😱 Cristão Adventista Coloca Chip na Mão Direita! Leandro Quadros - Marca da Besta - Apocalipse 13

Um Bicho de Sete Cabeças - Apocalipse 13:1-2 - a Igreja Católica Romana À Luz da Palavra de Deus
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 442

O Grande Conflito, Pág. 579

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 122

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 181

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 192

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 194

O Grande Conflito, Pág. 439