Comentário Bíblico
Adventista
Uma de suas cabeças - (cba)
Apocalipse 13:3
Ver com. de Apocalipse 13:1.
Golpeada - (cba)
Apocalipse 13:3
Do gr. sphazõ, “matar", "assassinar". A palavra é traduzida por "morto" (Apocalipse 5:6). A expressão pode ser traduzida por “ferida até a morte”. Esta predição foi dramaticamente cumprida, em 1798, quando Berthier, à frente do exército francês, entrou em Roma, declarou o fim do domínio político do papado e levou o papa para a França como prisioneiro, onde logo morreu (ver com. de Daniel 7:25; ver GC, p. 439).
- 6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. Apocalipse 5:6 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25
Ferida - (cba)
Apocalipse 13:3
Do gr. plêgê, “golpe”, “soco”, e também a ferida causada por um soco. Qualquer um dos significados pode ser adotado neste texto. A “ferida mortal” poderia ser tanto um golpe que leva à morte quanto a ferida que leva à morte.
Foi curada - (cba)
Apocalipse 13:3
Houve, no entanto, um reavivamento gradual do papado nos anos posteriores à Revolução Francesa. Ele sofreu um novo revés em 1870, quando os estados papais loram tomados. Um evento significativo ocorreu em 1929, quando o Tratado de Latrüo restaurou o poder temporal ao papa, que recebeu o domínio sobre a cidade do Vaticano, parte de Roma, com cerca de 44 hectares de extensão. Todavia, o profeta previu uma restauração muito maior. Ele viu a ferida completamente curada, como a expressão grega indica. Após a cura, ele viu “os que habitam sobre a terra” adorando a besta (Apocalipse 13:8; cf. GC, 579). Tal acontecimento ainda é futuro. Embora o papado receba honra de alguns grupos, há vastas populações que não lhe rendem nenhuma deferência, mas a profecia indica que isso vai mudar. A besta de Apocalipse 13:11 “faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada” (Apocalipse 13:12).
- 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 11 E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. Apocalipse 13:11 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Apocalipse 13:12
Toda a terra se maravilhou - (cba)
Apocalipse 13:3
Ou, "todo o mundo ficou surpreso”. Era difícil crer que o poder papal voltaria a viver.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
ferida de morte
Apocalipse 13:3
Literalmente, "ferida de morte", uma alusão à cruz (v. 8).
curada
Apocalipse 13:3
Recuperação quase que milagrosa de uma ferida que tinha tudo para ser mortal.
se maravilhou
Apocalipse 13:3
O resurgimento da besta no fim do tempo é uma surpresa.
Referências cruzadas
Apocalipse 13:3
Apocalipse 13:12,14; Apocalipse 17:8.
- 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13:12,14 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Apocalipse 17:8
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 13:1-10
O apóstolo, estando na praia, viu uma besta selvagem sair do mar; um poder tirânico, idólatra, perseguidor, que surge dos transtornos que tiveram lugar. Era um monstro aterrorizador.
Parece significar o domínio mundano opressor que por muitos séculos, desde os tempos do cativeiro babilónico, havia sido hostil à Igreja. Então, a primeira besta começou a perseguir e a oprimir os justos por amor à justiça; porém, eles sofreram mais com a quarta besta de Daniel (o Império Romano) que tem afligido os santos com muitas perseguições cruéis.
A fonte deste poder foi o dragão. Foi estabelecido pelo Diabo e apoiado por ele. A ferida da cabeça pode ser a abolição da idolatria pagã; e a cura da ferida seria a introdução da idolatria papista, a mesma em essência, só que com nova roupagem, mas que corresponde muito efetivamente ao desígnio do Diabo. O mundo admirou seu poder, política e êxito. E todos os ímpios renderam honras e sujeição ao Diabo e a seus instrumentos. Exerceu um poder e uma política infernal exigindo que os homens rendessem às criaturas a honra que só pertence a Deus. Porém, o poder e o êxito de Satanás são limitados. Cristo tem um remanescente escolhido, redimido por seu sangue, registrado em seu livro, selado por seu espírito; e ainda que o Diabo e o Anticristo possam vencer o corpo e tirar a vida natural, não podem vencer a alma, nem prevalecer contra os crentes verdadeiros, para que estes abandonem ao seu Salvador e unam-se aos seus inimigos. A perseverança na fé do Evangelho e na verdadeira adoração a Deus, nesta grande hora de prova e tentação que enganará a todos, exceto os escolhidos, é a marca dos registrados no livro da vida. Este motivo e alentos poderosos à constância, constituem o grande objetivo de todo o livro de Apocalipse.
- Veja também

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 188

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 327

Testemunhos Seletos 2, Pág. 369

O Grande Conflito, Pág. 579
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia. 2 E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder e o seu trono e grande autoridade. 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13:1,2,14 10 são também sete reis: cinco já caíram; um existe; e o outro ainda não é vindo; e quando vier, deve permanecer pouco tempo. Apocalipse 17:10 24 Mas fortalecerei os braços do rei de Babilônia, e pôr-lhe-ei na mão a minha espada; quebrarei, porém, os braços de Faraó, e diante daquele gemerá como quem está mortalmente ferido. Ezequiel 30:24 6 E vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue dos mártires de Jesus. Quando a vi, maravilhei-me com grande admiração. 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. 13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. 17 Porque Deus lhes pôs nos corações o executarem o intento dele, chegarem a um acordo, e entregarem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus. Apocalipse 17:6,8,13,17 1 Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. Lucas 2:1 19 De sorte que os fariseus disseram entre si: Vedes que nada aproveitais? eis que o mundo inteiro vai após ele. João 12:19 10 ao qual todos atendiam, desde o menor até o maior, dizendo: Este é o Poder de Deus que se chama Grande. 11 Eles o atendiam porque já desde muito tempo os vinha fazendo pasmar com suas artes mágicas. 13 E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam. Atos 8:10,11,13 9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. 2 Tessalonicenses 2:9-12 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Apocalipse 13:12
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Daniel 3 e Apocalipse 13: Boicote Político e Religioso Aos Fieis Adoradores de Deus

A Melhor Explicaçào Sobre o Microchip e a Marca da Besta - Leandro Quadros Apocalipse 13 Daniel 3

Quem é a Besta de Apocalipse 13 e Qual Foi Sua Ferida Mortal - Pr. Stephen Bohr

Segunda 20/01 - Paralelos Entre Daniel 3 e Apocalipse 13 - Lição 4 - Adoração - Leandro Quadros

Evidências Bíblicas Que a Marca da Besta Nào é o Microchip - Leandro Quadros - Apocalipse 13

⚠️😱 Cristão Adventista Coloca Chip na Mão Direita! Leandro Quadros - Marca da Besta - Apocalipse 13
