Comentário Bíblico
Adventista
Grande voz - (cba)
Apocalipse 10:3
Comparar com Apocalipse 1:10; Apocalipse 5:2; Apocalipse 6:10; Apocalipse 7:2.
- 10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Apocalipse 1:10 2 Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? Apocalipse 5:2 10 E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?. Apocalipse 6:10 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, Apocalipse 7:2
Como ruge um leão - (cba)
Apocalipse 10:3
Somente o tom grave e retumbante da voz do anjo é enfatizado. Não se registra aquilo que diz.
Sete trovões - (cba)
Apocalipse 10:3
Mais uma das muitas séries de sete que caracterizam o Apocalipse (ver com. de Apocalipse 1:11).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
leão
Apocalipse 10:3
Ver Apocalipse 5:5.
sete trovões
Apocalipse 10:3
João não dá pistas quanto ao significado deles (ver, porém, o Salmos 29:3-9).
Referências cruzadas
Apocalipse 10:3
Salmos 29:3-9.
Ninguém menos do que Cristo
Apocalipse 10:1-11
Ver Apocalipse 14:6-12; Daniel 12:4-13. O poderoso anjo que instruiu João não era menos personagem do que Jesus Cristo. Colocar o pé direito no mar e o esquerdo na terra seca mostra a parte que Ele está desempenhando nas cenas finais do grande conflito com Satanás. Esta posição denota Seu supremo poder e autoridade sobre toda a terra. A controvérsia havia se tornado mais forte e mais determinada de época em época, e continuará a sê-lo, até as cenas finais, quando a obra magistral dos poderes das trevas atingir seu auge. Satanás, unido aos homens maus, enganará o mundo inteiro e as igrejas que não recebem o amor da verdade. Mas o anjo poderoso exige atenção. Ele chora em voz alta. Ele deve mostrar o poder e a autoridade de Sua voz aos que se uniram a Satanás para se opor à verdade.
- 6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. 9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Apocalipse 14:6-12 4 Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. 5 Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio. 6 E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas? 7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas. 8 Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? 9 Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim. 10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão. 11 E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. 12 Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias. 13 Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias. Daniel 12:4-13
Depois que esses sete trovões proferiram suas vozes, a injunção vem a João como a Daniel a respeito do livrinho: “Sela o que os sete trovões proferiram”. Referem-se a eventos futuros que serão divulgados na sua ordem. Daniel estará em sua sorte no final dos dias. John vê o livrinho aberto. Então, as profecias de Daniel têm seu devido lugar nas mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjos a serem dadas ao mundo. O desmarcar do livrinho foi a mensagem em relação ao tempo.
Os livros de Daniel e Apocalipse são um. Um é uma profecia, o outro uma revelação; um um livro selado, o outro um livro aberto. João ouviu os mistérios que os trovões proferiram, mas foi ordenado a não escrevê-los.
A luz especial dada a João que foi expressa nos sete trovões foi uma delineação de eventos que aconteceriam sob as mensagens do primeiro e do segundo anjos. Não era melhor que as pessoas soubessem dessas coisas, pois sua fé precisava necessariamente ser testada. Na ordem de Deus, as mais maravilhosas e avançadas verdades seriam proclamadas. As mensagens do primeiro e do segundo anjos deviam ser proclamadas, mas nenhuma luz adicional deveria ser revelada antes que essas mensagens tivessem feito seu trabalho específico. Isso é representado pelo anjo em pé com um pé no mar, proclamando com o mais solene juramento que o tempo não deveria mais existir.
Este tempo, que o anjo declara com um juramento solene, não é o fim da história deste mundo, nem do tempo de graça, mas do tempo profético, que deve preceder o advento de nosso Senhor. Ou seja, o povo não terá outra mensagem em tempo definido. Após este período de tempo, indo de 1842 a 1844, não pode haver um traçado definitivo do tempo profético. A contagem mais longa chega ao outono de 1844.
A posição do anjo, com um pé no mar, o outro na terra, significa a ampla extensão da proclamação da mensagem. Ele cruzará as águas amplas e será proclamado em outros países, até mesmo para todo o mundo. A compreensão da verdade, a alegre recepção da mensagem, são representadas ao comer o livrinho. A verdade com respeito ao tempo do advento de nosso Senhor foi uma mensagem preciosa para nossas almas ( Manuscrito 59, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 10:1-7
O apóstolo teve outra visão. A pessoa que comunica este fato provavelmente era o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou era para mostrar a sua glória. Ele coloca um véu sobre a sua glória, grande demais para que os olhos humanos a contemplem; e coloca um véu sobre as suas dispensações. Um arco íris estava sobre a sua cabeça; o nosso Senhor sempre se interessa por seu pacto. Sua surpreendente voz teve o eco de sete tronos, forma solene e terrível para revelar a mente de Deus. Não conhecemos os motivos dos sete tronos nem as razões para não serem escritos.
Há grandes acontecimentos na história, talvez relacionados com a Igreja cristã, que não são observados na profecia revelada. A salvação final do justo, e o êxito final da verdadeira religião da terra, são apresentados pela Palavra do Senhor que não falha. Embora ainda não seja o tempo, todavia não pode estar longe. Para nós, o tempo logo não existirá; porém, se somos crentes, seguirá uma feliz eternidade; do céu contemplaremos os triunfos de Cristo e de sua causa na terra, e nos regozijaremos neles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 A ira do rei é como o bramido o leão; mas o seu favor é como o orvalho sobre a erva. Provérbios 19:12 29 O seu rugido é como o do leão; rugem como filhos de leão; sim, rugem e agarram a presa, e a levam, e não há quem a livre. Isaías 5:29 4 Pois assim me diz o Senhor: Como o leão e o cachorro do leão rugem sobre a sua presa, e quando se convoca contra eles uma multidão de pastores não se espantam das suas vozes, nem se abstem pelo seu alarido, assim o Senhor dos exércitos descerá, para pelejar sobre o monte Sião, e sobre o seu outeiro. Isaías 31:4 13 O Senhor sai como um valente, como homem de guerra desperta o zelo; clamará, e fará grande ruído, e mostrar-se-á valente contra os seus inimigos. Isaías 42:13 30 Tu pois lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: O Senhor desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a sua santa morada; bramirá fortemente contra a sua habitação; dará brados, como os que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra. Jeremias 25:30 16 E o Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os céus e a terra tremem, mas o Senhor é o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel. Joel 3:16 2 Disse ele: O Senhor brama de Sião, e de Jerusalém faz ouvir a sua voz; os prados dos pastores lamentam, seca-se o cume do Carmelo. Amós 1:2 8 Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará? Amós 3:8 5 Depois do anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. Apocalipse 8:5 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. Apocalipse 14:2 1 Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus. 7 Um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira do Deus que vive pelos séculos dos séculos. Apocalipse 15:1,7 10 Andarão após o Senhor; ele bramará como leão; e, bramando ele, os filhos, tremendo, virão do ocidente. Oséias 11:10 5 E do trono saíam relâmpagos, e vozes, e trovões; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus; Apocalipse 4:5