Comentário Bíblico
Adventista
Um príncipe - (cba)
2 Samuel 3:38
Em alguns aspectos, Abner era um homem de destacada habilidade e seria considerado um grande homem em Israel. Contudo, embora fosse sincero em seu pacto com Davi, fora movido por motivos egoístas. Ao passar para 0 lado de Davi, pensou em abandonar uma causa que estava condenada e assim ganhar nova honra e glória para si mesmo. Ele teria desejado a mais elevada posição no serviço de Davi, mas sua ambição, egoísmo e falta de consagração a Deus não teriam servido aos melhores interesses do reino de Davi ou da causa do Senhor. A morte de Abner foi, para o reino de Judá, uma bênção disfarçada (ver PP, 700).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 3:22-39
Existem juízos preparados para os escarnecedores como Abner; porém, Joabe usou de maldade em suas atitudes. Davi sentiu o assassinato de Abner profundamente em seu coração, e expressou de muitas maneiras que não desejava a morte dele. A culpa pelo sangue traz maldição sobre a família; se os homens não o vingarem, Deus o fará.
Coisa triste é morrer como néscio, como acontece com os que de alguma maneira encurtam os seus dias, e com os que não fazem qualquer provisão para a sua vida no porvir. Quem é que desejaria ter o poder só nominalmente, e ser o responsável por prestar contas, ainda que esteja impedido de exercer o poder? Davi deveria cumprir a sua obrigação e, em seguida, encomendar a Deus o seu assunto. A política carnal salvou a Joabe. Pode nos parecer que o Filho de Davi demore muito tempo para castigar os pecadores impenitentes; porém, jamais deixará de fazê-lo. Ele conhece a melhor ocasião para todas as coisas. o que agora reina no trono de Davi, tem ainda um outro governo mais nobre na eternidade. Tudo o que o seu povo fizer de modo bem disposto, é por Ele observado, e lhe agrada.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Então enviou Abner da sua parte mensageiros a Davi, dizendo: De quem é a terra? Comigo faze a tua aliança, e eis que a minha mão será contigo, para fazer tornar a ti todo o Israel. 2 Samuel 3:12 8 Ora, Abner, filho de Ner, chefe do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim, 2 Samuel 2:8 50 O nome da mulher de Saul era Ainoã, filha de Aimaaz; e o nome do chefe do seu exército, Abner, filho de Ner, tio de Saul. 51 Quis, pai de Saul, e Ner, pai de Abner, eram filhos de Abiel. 1 Samuel 14:50,51 9 Não são os velhos que são os sábios, nem os anciãos que entendem o que é reto. Jó 32:9