Comentário Bíblico
Adventista
Tomar Elias - (cba)
2 Reis 2:1
O Senhor tinha dado a Elias a revelação de que ele seria levado para o Céu, mas ele não sabia que isso também havia sido revelado a Eliseu e aos filhos dos profetas (ver PR, 225, 226). A ascensão de Elias ocorreu depois que Jorão começou a reinar em Judá (2 Crônicas 21:5,12).
Elias [...] em companhia de Eliseu - (cba)
2 Reis 2:1
Literalmente, “Elias e Eliseu foram". Eliseu é que estava acompanhando Elias. A partir de seu chamado, Eliseu estava constantemente na presença de Elias, pois ele “seguiu a Elias, e o servia” (1 Reis 19:21). O jovem profeta estava acostumado a realizar serviços diários para seu mestre, como despejar água em suas mãos (2 Reis 3:11) e cumprir tarefas de serviço pessoal como um filho faria ao pai idoso.
- 21 Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. 1 Reis 19:21 11 Perguntou, porém, Jeosafá: Não há aqui algum profeta do Senhor por quem consultemos ao Senhor? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias. 2 Reis 3:11
Gilgal - (cba)
2 Reis 2:1
Provavelmente não seja a Gilgal do vale do Jordão, próxima a Jericó, onde Israel acampou depois de cruzar o Jordão e onde Josué erigiu as 12 pedras (Josué 4:19,20). Os comentaristas apontam duas dificuldades para essa identificação: (1) a ordem em que são mencionados os centros dessas três escolas: Gilgal, Betel, Jericó (2 Reis 2:1-4, cf PR, 225); e (2) a expressão “desceram”, utilizada para descrever a viagem de Gilgal a Betel (2 Reis 2:2). A palavra heb. yarad, da qual é traduzida a expressão, significa descer e não é a palavra usada normalmente para descrever uma viagem de Gilgal, no vale do Jordão, cerca de 215 m abaixo do nível do mar, para Betel, cerca de 915 m acima do nível do mar. Havia uma Gilgal perto dos carvalhos de Moré, perto de Siquém (ver com. de Gênesis 12:6; Deuteronômio 11:30). Identificada como Jiljilia, no sul de Samaria, 11,8 km ao noroeste de Betel, essa aldeia tem sido sugerida como a antiga Gilgal. Na verdade, Jiljilia está praticamente no mesmo nível de Betel, na mesma cordilheira central da Palestina. Contudo, visto que está em uma colina alta, e Betel não, qualquer pessoa provavelmente poderia falar em "descer”, quando seguia para Betel.
- 19 O povo, pois, subiu do Jordão no dia dez do primeiro mês, e acampou-se em Gilgal, ao oriente de Jericó. 20 E as doze pedras, que tinham tirado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal; Josué 4:19,20 1 Quando o Senhor estava para tomar Elias ao céu num redemoinho, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. 2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Betel. Eliseu, porém disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim desceram a Betel. 3 Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o Senhor hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Sim, eu o sei; calai-vos. 4 E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Jericó. Ele, porém, disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim vieram a Jericó. 2 Reis 2:1-4 2 Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me envia a Betel. Eliseu, porém disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim desceram a Betel. 2 Reis 2:2 6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra. Gênesis 12:6 30 Porventura não estão eles além do Jordão, atrás do caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá defronte de Gilgal, junto aos carvalhos de Moré? Deuteronômio 11:30
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Alguns precisam de muitos movimentos
2 Reis 2:1-6
Mais uma vez, Deus vê que um obreiro precisa estar mais intimamente associado a Ele; e para fazer isso, Ele o separa de amigos e conhecidos. Quando Ele estava preparando Elias para a trasladação, Ele o moveu de um lugar para outro para que não se acomodasse à vontade e, assim, deixasse de obter poder espiritual. E foi desígnio de Deus que a influência de Elias fosse um poder para ajudar muitas almas a obter uma experiência mais ampla e útil.
Que aqueles que não têm permissão para descansar em silêncio, que precisam estar continuamente em movimento, armando sua tenda esta noite em um lugar, e amanhã à noite em outro lugar, lembrem-se de que o Senhor os está guiando, e que esta é a Sua maneira de ajudar. para formar personagens perfeitos. Em todas as mudanças que devemos fazer, Deus deve ser reconhecido como nosso companheiro, nosso guia, nossa dependência ( The Review and Herald, 2 de maio de 1907 ).
Nossas Escolas dos Profetas
2 Reis 2:1-8
Pouco antes de Elias ser levado ao céu, ele visitou as escolas dos profetas e instruiu os alunos nos pontos mais importantes de sua educação. As lições que lhes dera em visitas anteriores, ele agora repetia, incutindo na mente dos jovens a importância de deixar a simplicidade marcar cada aspecto de sua educação. Somente assim poderiam receber o molde do Céu e sair para trabalhar nos caminhos do Senhor. Se conduzidas como Deus deseja que sejam, nossas escolas nestes dias finais da mensagem farão um trabalho semelhante ao feito pelas escolas dos profetas ( The Review and Herald, 24 de outubro de 1907 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 2:1-8
O Senhor revelou a Elias que o tempo de sua partida estava próximo. Portanto, dirigiu-se às diversas escolas de profetas para darlhes as suas últimas exortações e a sua bênção. A partida de Elias é um tipo e uma figura da ascensão de Cristo, e a abertura do reino dos céus a todos os crentes.
Eliseu seguira a Elias durante muito tempo, e não o abandonaria neste momento em que aguardava a bênção de sua partida. os que seguem a Cristo não podem desfalecer no final, mas devem permanecer firmes.
As águas do Jordão anteriormente cederam diante da arca; agora, perante o manto do profeta, como um sinal da presença de Deus. Quando Deus leva os seus fiéis ao céu, a morte representa o Jordão que eles devem cruzar, e encontram um caminho por onde devem passar. A morte de Cristo dividiu as águas para que passem os redimidos do Senhor. onde está, ó morte, o teu aguilhão, o dano que podes causar, o teu terror?
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 227

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 118
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. Gênesis 5:24 4 Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:4 51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. Lucas 9:51 9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:9 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5 12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. Apocalipse 11:12 12 E será que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te levará não sei para onde; e, vindo eu dar as novas a Acabe, e não te achando ele, matar-me-á. Todavia eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade. 1 Reis 18:12 11 Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; 1 Reis 19:11 1 Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: Jó 38:1 16 E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. 17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. 18 Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou. 19 Partiu, pois, Elias dali e achou Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, estando ele com a duodécima; chegando-se Elias a Eliseu, lançou a sua capa sobre ele. 20 Então, deixando este os bois, correu após Elias, e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. Respondeu-lhe Elias: Vai, volta; pois, que te fiz eu? 21 Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. 1 Reis 19:16-21 19 O povo, pois, subiu do Jordão no dia dez do primeiro mês, e acampou-se em Gilgal, ao oriente de Jericó. Josué 4:19 9 Disse então o Senhor a Josué: Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito; pelo que se chama aquele lugar: Gilgal, até o dia de hoje. Josué 5:9