Comentário Bíblico
Adventista
Perguntou, porém, Josafá - (cba)
2 Reis 3:11
Jorão olhou para baixo, mas Josafá ergueu os olhos. O rei de Israel olhou para si mesmo e sua fraqueza, mas o rei de Judá olhou para o Senhor e para a força que sabia estar disponível. Jorão via a falta em Deus e O acusou pelo que pensava ser um desastre irremediável. Josafá olhou para além das dificuldades do momento e encontrou conforto e esperança no Senhor.
Algum profeta - (cba)
2 Reis 3:11
Josafá reconheceu que ali estava uma situação para a qual os recursos humanos eram insuficientes. Para tal tempo de perigo extremo, a voz de um profeta era necessária. Apenas uma mensagem divina poderia fornecer conselho e orientação que apontaram o caminho de saída desse vale da morte.
Para que consultemos - (cba)
2 Reis 3:11
A cada homem é dado o privilégio da oração e de inquirir pessoalmente o Senhor, mas Deus escolhe a maneira pela qual será dada a resposta divina. Em Sua sabedoria e providência, Deus escolheu falar a Seu povo por intermédio de Seus mensageiros, os profetas, a fim de transmitir mensagens de luz, vida e esperança. A quem vai ouvir essas mensagens, abre-se um caminho de luz e de alegria. Para aquele que se recusa a ouvir, só existem trevas, derrota e desespero.
Um dos servos do rei de Israel - (cba)
2 Reis 3:11
Se a posição social desse servo era elevada ou humilde, não se sabe. No entanto, sabe-se que ele informou onde seria encontrado o homem tão necessário nessa hora crítica. A posição social pouco importava num momento como esse. Era preciso encontrar um profeta, e ele era um funcionário que sabia onde. Quantas vezes, na causa do Senhor, um indivíduo humilde tem a oportunidade de fazer a sugestão que acaba por conduzir à maior das vitórias. Deus trabalha por meio de qualquer pessoa que se dedique a cumprir as ordens divinas, não importando quão humilde seja o status terreno da pessoa.
Aqui está Eliseu - (cba)
2 Reis 3:11
O profeta devia estar em algum lugar nas imediações. Jorão, evidentemente, não sabia disso. No entanto, tanto como Deus, o servo sabia. Nunca há uma crise para o Senhor. Deus previu essa situação, e Seu servo estava disponível de modo que a luz necessária fosse dada no momento em que era tão necessária.
Deitava água - (cba)
2 Reis 3:11
Este detalhe interessante revela um dos serviços que Eliseu estava acostumado a prestar quando atendia ao idoso profeta. Eliseu linha cumprido bem as tarefas humildes atribuídas a ele, e então, o Senhor pôs sobre ele responsabilidades maiores.
O costume de “deitar água sobre as mãos" de alguém como sinal de serviço ainda é predominante no Oriente Médio. A água é escassa na maioria das terras bíblicas e não pode ser desperdiçada. Antes que seja servida uma refeição, em uma tenda beduína ou nas aldeias em que não existe sistema de distribuição de água, um funcionário apresenta uma bacia diante de seu patrão e dos convidados. Eles pegam um pouco de sabão e mantêm as mãos sobre a bacia. Em seguida, um fio de água é despejado sobre as mãos a partir de uma jarra ou vasilha de metal que se assemelha a uma xícara. Dessa forma, as mãos são lavadas antes das refeições, que são tomadas sem o uso de colheres e garfos. Quem derrama a água é sempre o servo e não o homem de honra.
Nota Adicional a 2 Reis 3 - (cba)
2 Reis 3:1-27
Um dos documentos mais importantes relacionados com a história de Israel é a inscrição do Rei Mesha, a famosa Pedra Moabita, que data do 9º século a.C. As divisões em parágrafo na tradução a seguir não estão na inscrição original, mas foram adicionadas por conveniência. As palavras entre parênteses foram inseridas para esclarecer o significado da inscrição. As reticências indicam quebra na inscrição, em que o contexto não fornece nenhuma pista quanto ao que pode ter sido escrito; palavras seguidas por pontos de interrogação entre parênteses são fornecidas para preencher pausas no texto, sugeridas pelo contexto.
A Pedra Moabita - (cba)
2 Reis 3:1-27
“Eu sou Mesha, filho de Quemos, ... rei de Moabe, o dibonita, Meu pai reinou sobre Moabe por 30 anos, e eu reinei depois de meu pai. Fiz este lugar alto para Quemos, em Qorhah ..., pois ele me salvou de todos os reis e me fez triunfar sobre todos os meus inimigos. Onri, rei de Israel, tinha oprimido Moabe por muitos dias, pois Quemos estava zangado com sua terra. E seu filho também o sucedeu, e ele disse: “Vou oprimir Moabe.” Em meus dias, ele falou assim (?), mas triunfei sobre ele e sobre sua casa, e Israel desapareceu para sempre. E Onri havia ocupado a terra de Medeba, e [Israel] habitou nela durante seus dias e metade dos dias de seu filho, 40 anos, mas Quemos morava lá no meu tempo.
"Construí Baal-Meom, e fiz nela um reservatório, e construí Qiryathan [Kiryathaim]. Ora, os homens de Gade tinham habitado lá por muito tempo na terra de Atarote, e o rei de Israel havia construído Atarote para eles, mas eu lutei contra a cidade, tomei-a e feri todo o povo da cidade como um êxtase para Quemos e para Moabe. Trouxe de lá Orei, seu comandante, arrastando-o diante de Quemos em Queriote, e lá estabeleci os homens de Sarom e os homens de Maarate.
“E Quemos me disse: "Vai, toma Nebo de Israel. Fui de noite e lutei contra ela desde o amanhecer até o meio-dia, e tomei-a e feri todos eles, 7 mil homens, meninos (?), mulheres, meninas (?) e servas, porque os havia dedicado a Ashtar-Quemos. Tirei de lá os navios (7) de YHWH [Yahweh] e os arrastei diante de Quemos. O rei de Israel havia construído Yahas e habitado nela enquanto lutava contra mim. No entanto, Quemos o expulsou de diante de mim, e (?) tirei de Moabe 200 homens, todos chefes e os coloquei contra Yahas, e o levei para anexá-lo a Dihom.
“Construí Qorhah, o muro das florestas e o muro da cidadela. Também construí suas portas e construí suas torres, e construí o palácio, e fiz os dois reservatórios de água dentro da cidade. Não havia cisterna no interior da cidade de Qorhah. Eu disse a todo o povo: “Fazei para vós, cada um uma cisterna em sua casa.” E cortei madeira para Oorhah com os prisioneiros de Israel.
"Construí Aroer e fiz a estrada no Arnom. Construí Bete-Bamote, pois tinha sido destruída. Construí Beser, pois estava em ruínas, com (?) 50 homens de Dibom. pois todos de Dihom eram obedientes. Reinei sobre (?) 100 cidades que eu tinha adicionado à terra. Construí Medeba e Bete-diblathem, e Bete-Baal-Mcom, e coloquei lá os redis (7) para (?) ovelhas (2) da terra. Quanto a Hauronem, era habitada. ... No entanto, Quemos me disse: “Desça, lute contra Hauronem.' Fui até lá e (?) tomei (?) a (?) e Quemos habitou (?) nela em meus dias..."
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 3:6-19
O rei de Israel lamenta a angústia deles e o perigo a que estavam expostos. Ele convocou três reis amigos; porém, culpou a providência divina no momento em que atravessaram dificuldades. Assim é a insensatez do homem que torce o seu caminho, e que para a sua infelicidade e ruína tem o coração irritado contra Jeová (Provérbios 19:3).
Foi bom Josafá ter consultado o Senhor naquela hora; porém, teria sido melhor se o tivesse feito antes de envolver-se nesta guerra. Às vezes, os homens bons se descuidam de seus deveres, até que a necessidade e a aflição venham impeli-los a isto. As pessoas más costumam ter melhorias em suas vidas através da amizade com os bons e a sua associação a estes. Eliseu disse-lhes, para provar-lhes a fé e a obediência, que cavassem covas no vale, para que recebessem água.
Os que esperam pelas bênçãos de Deus devem cavar cisternas para que a chuva as encha, como no vale de Baca e, assim, fazer, através delas, um reservatório (Salmos 84:6). Não temos que perguntar de onde veio a água. Deus não está preso às causas secundárias. os que sinceramente buscarem o orvalho da graça de Deus, o terão e serão feitos mais do que vencedores.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar? 1 Reis 22:7 9 Não vemos mais as nossas insígnias, não há mais profeta; nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Salmos 74:9 7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7 1 Ora, Jorão, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel, em Samária, no décimo oitavo ano de Jeosafá, rei de Judá, e reinou doze anos. 3 Contudo aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que este fizera Israel pecar, e deles não se apartou. 2 Reis 3:1,3 14 Então os homens de Israel tomaram da provisão deles, e não pediram conselho ao Senhor. Josué 9:14 8 Então todo o povo se levantou como um só homem, dizendo: Nenhum de nós irá à sua tenda, e nenhum de nós voltará a sua casa. 9 Mas isto é o que faremos a Gibeá: subiremos contra ela por sorte; 10 tomaremos, de todas as tribos de Israel, dez homens de cada cem, cem de cada mil, e mil de cada dez mil, para trazerem mantimento para o povo, a fim de que, vindo ele a Gibeá de Benjamim, lhe faça conforme toda a loucura que ela fez em Israel. 11 Assim se ajuntaram contra essa cidade todos os homens de Israel, unidos como um só homem. 18 Então, levantando-se os filhos de Israel, subiram a Betel, e consultaram a Deus, perguntando: Quem dentre nós subirá primeiro a pelejar contra Benjamim ? Respondeu o Senhor: Judá subirá primeiro. 23 E subiram os filhos de Israel, e choraram perante o Senhor até a tarde, e perguntaram-lhe: Tornaremos a pelejar contra os filhos de Benjamim, nosso irmão? E disse o Senhor: Subi contra eles. 26 Então todos os filhos de Israel, o exército todo, subiram e, vindo a Betel, choraram; estiveram ali sentados perante o Senhor, e jejuaram aquele dia até a tarde; e ofereceram holocaustos e ofertas pacíficas perante ao Senhor. 27 Consultaram, pois, os filhos de Israel ao Senhor (porquanto a arca do pacto de Deus estava ali naqueles dias; 28 e Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, lhe assistia), e perguntaram: Tornaremos ainda a sair à pelejar contra os filhos de Benjamim, nosso irmão, eu desistiremos? Respondeu o Senhor: Subi, porque amanhã vo-los entregarei nas mãos. Juízes 20:8-11,18,23,26-28 13 Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do Senhor; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar, 1 Crônicas 10:13 10 Então Davi consultou a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás?: E o Senhor lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos. 14 Tornou Davi a consultar a Deus, que lhe respondeu: Não subirás atrás deles; mas rodeia-os por detrás e vem sobre eles por defronte dos balsameiros; 1 Crônicas 14:10,14 13 Porquanto da primeira vez vós não a levastes, o Senhor fez uma brecha em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança: 1 Crônicas 15:13 4 Eia, traga-se um pouco d'água, e lavai os pés e recostai-vos debaixo da árvore; Gênesis 18:4 1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Josué 1:1 21 Voltou, pois, de o seguir, tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu a carne, e a deu ao povo, e comeram. Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. 1 Reis 19:21 26 Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve. 27 Pois qual é maior, quem está à mesa, ou quem serve? porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve. Lucas 22:26,27 4 levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se. 5 Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 13 Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. João 13:4,5,13,14 10 aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras. 1 Timóteo 5:10 22 Mas sabeis que provas deu ele de si; que, como filho ao pai, serviu comigo a favor do evangelho. Filipenses 2:22 25 E dali foi para o monte Carmelo, de onde voltou para Samária. 2 Reis 2:25