Comentário Bíblico
Adventista
SENHOR dos Exércitos - (cba)
2 Reis 3:14
Um termo aplicado a Yahvveh desde o tempo de Samuel (1 Samuel 1:3,11; 1 Samuel 4:4; 1 Samuel 15:2). Tal como Elias, Eliseu se designava como servo ou embaixador do Senhor, estando em Sua presença e falando em Seu nome (1 Reis 17:1; 1 Reis 18:15).
- 3 De ano em ano este homem subia da sua cidade para adorar e sacrificar ae Senhor dos exércitos em Siló. Assistiam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. 11 e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha. 1 Samuel 1:3,11 4 Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do pacto do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do pacto de Deus. 1 Samuel 4:4 2 Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ae subir ele do Egito. 1 Samuel 15:2 1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra. 1 Reis 17:1 15 E disse Elias: Vive o Senhor dos exércitos, em cuja presença estou, que dereras hoje hei de apresentar-me a ele. 1 Reis 18:15
A presença de Josafá - (cba)
2 Reis 3:14
O rei de Judá era um servo de Deus e “fez o que era reto perante o SENHOR" (1 Reis 22:43). Foi porque Josafá servia ao Senhor que este o levou em conta, e esse fato foi reconhecido publicamente por Eliseu, o profeta do Senhor.
Não te daria atenção - (cba)
2 Reis 3:14
Esta foi censura forte, mas oportuna e necessária. A honra de Deus estava em jogo. Um ímpio rei de Israel lançava sobre o Senhor a culpa por um desastre devido diretamente à sua própria loucura. Se Josafá não estivesse participando desse empreendimento, Eliseu se recusaria a interceder em nome do rei de Israel. Os ímpios desfrutam muitas bênçãos por causa da presença dos justos servos do Senhor entre eles, mas raramente esse fato é reconhecido por eles.
Nota Adicional a 2 Reis 3 - (cba)
2 Reis 3:1-27
Um dos documentos mais importantes relacionados com a história de Israel é a inscrição do Rei Mesha, a famosa Pedra Moabita, que data do 9º século a.C. As divisões em parágrafo na tradução a seguir não estão na inscrição original, mas foram adicionadas por conveniência. As palavras entre parênteses foram inseridas para esclarecer o significado da inscrição. As reticências indicam quebra na inscrição, em que o contexto não fornece nenhuma pista quanto ao que pode ter sido escrito; palavras seguidas por pontos de interrogação entre parênteses são fornecidas para preencher pausas no texto, sugeridas pelo contexto.
A Pedra Moabita - (cba)
2 Reis 3:1-27
“Eu sou Mesha, filho de Quemos, ... rei de Moabe, o dibonita, Meu pai reinou sobre Moabe por 30 anos, e eu reinei depois de meu pai. Fiz este lugar alto para Quemos, em Qorhah ..., pois ele me salvou de todos os reis e me fez triunfar sobre todos os meus inimigos. Onri, rei de Israel, tinha oprimido Moabe por muitos dias, pois Quemos estava zangado com sua terra. E seu filho também o sucedeu, e ele disse: “Vou oprimir Moabe.” Em meus dias, ele falou assim (?), mas triunfei sobre ele e sobre sua casa, e Israel desapareceu para sempre. E Onri havia ocupado a terra de Medeba, e [Israel] habitou nela durante seus dias e metade dos dias de seu filho, 40 anos, mas Quemos morava lá no meu tempo.
"Construí Baal-Meom, e fiz nela um reservatório, e construí Qiryathan [Kiryathaim]. Ora, os homens de Gade tinham habitado lá por muito tempo na terra de Atarote, e o rei de Israel havia construído Atarote para eles, mas eu lutei contra a cidade, tomei-a e feri todo o povo da cidade como um êxtase para Quemos e para Moabe. Trouxe de lá Orei, seu comandante, arrastando-o diante de Quemos em Queriote, e lá estabeleci os homens de Sarom e os homens de Maarate.
“E Quemos me disse: "Vai, toma Nebo de Israel. Fui de noite e lutei contra ela desde o amanhecer até o meio-dia, e tomei-a e feri todos eles, 7 mil homens, meninos (?), mulheres, meninas (?) e servas, porque os havia dedicado a Ashtar-Quemos. Tirei de lá os navios (7) de YHWH [Yahweh] e os arrastei diante de Quemos. O rei de Israel havia construído Yahas e habitado nela enquanto lutava contra mim. No entanto, Quemos o expulsou de diante de mim, e (?) tirei de Moabe 200 homens, todos chefes e os coloquei contra Yahas, e o levei para anexá-lo a Dihom.
“Construí Qorhah, o muro das florestas e o muro da cidadela. Também construí suas portas e construí suas torres, e construí o palácio, e fiz os dois reservatórios de água dentro da cidade. Não havia cisterna no interior da cidade de Qorhah. Eu disse a todo o povo: “Fazei para vós, cada um uma cisterna em sua casa.” E cortei madeira para Oorhah com os prisioneiros de Israel.
"Construí Aroer e fiz a estrada no Arnom. Construí Bete-Bamote, pois tinha sido destruída. Construí Beser, pois estava em ruínas, com (?) 50 homens de Dibom. pois todos de Dihom eram obedientes. Reinei sobre (?) 100 cidades que eu tinha adicionado à terra. Construí Medeba e Bete-diblathem, e Bete-Baal-Mcom, e coloquei lá os redis (7) para (?) ovelhas (2) da terra. Quanto a Hauronem, era habitada. ... No entanto, Quemos me disse: “Desça, lute contra Hauronem.' Fui até lá e (?) tomei (?) a (?) e Quemos habitou (?) nela em meus dias..."
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 3:6-19
O rei de Israel lamenta a angústia deles e o perigo a que estavam expostos. Ele convocou três reis amigos; porém, culpou a providência divina no momento em que atravessaram dificuldades. Assim é a insensatez do homem que torce o seu caminho, e que para a sua infelicidade e ruína tem o coração irritado contra Jeová (Provérbios 19:3).
Foi bom Josafá ter consultado o Senhor naquela hora; porém, teria sido melhor se o tivesse feito antes de envolver-se nesta guerra. Às vezes, os homens bons se descuidam de seus deveres, até que a necessidade e a aflição venham impeli-los a isto. As pessoas más costumam ter melhorias em suas vidas através da amizade com os bons e a sua associação a estes. Eliseu disse-lhes, para provar-lhes a fé e a obediência, que cavassem covas no vale, para que recebessem água.
Os que esperam pelas bênçãos de Deus devem cavar cisternas para que a chuva as encha, como no vale de Baca e, assim, fazer, através delas, um reservatório (Salmos 84:6). Não temos que perguntar de onde veio a água. Deus não está preso às causas secundárias. os que sinceramente buscarem o orvalho da graça de Deus, o terão e serão feitos mais do que vencedores.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 Ele, porém, respondeu: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não o receberei. Naamã instou com ele para que o tomasse; mas ele recusou. 2 Reis 5:16 1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra. 1 Reis 17:1 15 E disse Elias: Vive o Senhor dos exércitos, em cuja presença estou, que dereras hoje hei de apresentar-me a ele. 1 Reis 18:15 3 E o Senhor era com Jeosafá, porque andou conforme os primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou aos baalins; 4 antes buscou ao Deus de seu pai, e andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel. 5 Por isso o Senhor confirmou o reino na sua mão; e todo o Judá trouxe presentes a Jeosafá; e ele teve riquezas e glória em abundância. 6 E encorajou-se o seu coração nos caminhos do Senhor; e ele tirou de Judá os altos e os aserins. 7 No terceiro ano do seu reinado enviou ele os seus príncipes, Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá; 8 e com eles os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobadonias e, com estes levitas, os sacerdotes Elisama e Jeorão. 9 E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do Senhor; foram por todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. 2 Crônicas 17:3-9 3 Contudo, alguma virtude se acha em ti, porque tiraste para fora da terra as aserotes, e dispuseste o teu coração para buscar a Deus. 4 Habitou, pois, Jeosafá em Jerusalém; e tornou a passar pelo povo desde Berseba até a região montanhosa de Efraim, fazendo com que voltasse ao Senhor Deus de seus pais. 2 Crônicas 19:3,4 4 aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; Salmos 15:4 26 Samuel porém disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, e o Senhor te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel: 27 E, virando-se Samuel para se ir, Saul pegou-lhe pela orla da capa, a qual se rasgou. 28 Então Samuel lhe disse: O Senhor rasgou de ti hoje o reino de Israel, e o deu a um teu próximo, que é melhor do que tu. 29 Também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende, por quanto não é homem para que se arrependa. 30 Ao que disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus. 31 Então, voltando Samuel, seguiu a Saul, e Saul adorou ao Senhor. 1 Samuel 15:26-31 5 O Senhor, porém, dissera a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, que está doente. Assim e assim lhe falarás; porque há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra. 6 Sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, ao entrar ela pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas. 7 Vai, dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Porquanto te exaltei do meio do povo, e te constituí príncipe sobre o meu povo de Israel, 8 e rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti; todavia não tens sido como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que me seguiu de todo o coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos; 9 mas tens praticado o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste fizeste para ti outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas; 10 portanto, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e exterminarei de Jeroboão todo homem, escravo ou livre, em Israel, e lançarei fora os remanescentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. 11 Quem morrer a Jeroboão na cidade, comê-lo-ão os cães; e o que lhe morrer no campo, comê-lo-ão as aves do céu; porque o Senhor o disse. 12 Levanta-te, pois, e vai-te para tua casa; ao entrarem os teus pés na cidade, o menino morrerá. 13 E todo o Israel o pranteará, e o sepultará; porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto, dos da casa de Jeroboão, só nele se achou alguma coisa boa para com o Senhor Deus de Israel. 14 O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão nesse dia. - E agora, que será? 15 Ferirá o Senhor a Israel, como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio, porquanto fizeram os seus aserins, provocando o Senhor à ira. 16 E entregará Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou e fez pecar a Israel. 17 Então a mulher de Jeroboão se levantou e partiu, e veio para Tirza; chegando ela ao limiar da casa, o menino morreu. 18 E todo o Israel o sepultou e o pranteou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de seu servo Aías, o profeta. 1 Reis 14:5-18 20 Ao que disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te; porque te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor. 1 Reis 21:20 18 Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. Jeremias 1:18 17 Então respondeu Daniel, e disse na presença do rei: Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outro; todavia vou ler ao rei o escrito, e lhe farei saber a interpretação. 18 O Altíssimo Deus, ó rei, deu a Nabucodonozor, teu pai, o reino e a grandeza, glória e majestade; 19 e por causa da grandeza que lhe deu, todos os povos, nações, e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; a quem queria exaltava, e a quem queria abatia. 20 Mas quando o seu coração se elevou, e o seu espírito se endureceu para se haver arrogantemente, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória. 21 E foi expulso do meio dos filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante aos dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que o Altíssinuo Deus tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele. 22 E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isso; 23 porém te elevaste contra o Senhor do céu; pois foram trazidos a tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus grandes, as tua mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.: Daniel 5:17-23 16 e enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a dizer; Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. Mateus 22:16