Comentário Bíblico
Adventista
Por que caminho [...]? - (cba)
2 Reis 3:8
Jorão deve oo ter perguntado. Havia dois caminhos pelos quais os reis podiam atacar Moabe. Um deles era atravessar o Jordão e atacar pelo norte. Essa seria a abordagem mais direta. As defesas mais fortes de Moabe, porém, estavam na fronteira norte, que era a mais vulnerável aos ataques inimigos. Além disso, se o ataque fosse pelo norte, os aliados se exporiam ao ataque da Síria pela retaguarda. Outra abordagem seria a partir do sul, contornando a estremidade sul do Mar Morto, pela terra de Edom. Esse caminho seria mais longo e difícil, mas eles atacariam Moabe no ponto mais vulnerável, e eles teriam Edom, que era então aliado de Judá (2 Reis 3:9), como aliado, e não como possível inimigo.
Pelo caminho do deserto - (cba)
2 Reis 3:8
Aparentemente, foi Josafá que deu a resposta à pergunta de Jorão. O caminho sugerido descia pela Judeia até a extremidade sul do Mar Morto, onde passaria por regiões secas, o deserto de Edom.
Nota Adicional a 2 Reis 3 - (cba)
2 Reis 3:1-27
Um dos documentos mais importantes relacionados com a história de Israel é a inscrição do Rei Mesha, a famosa Pedra Moabita, que data do 9º século a.C. As divisões em parágrafo na tradução a seguir não estão na inscrição original, mas foram adicionadas por conveniência. As palavras entre parênteses foram inseridas para esclarecer o significado da inscrição. As reticências indicam quebra na inscrição, em que o contexto não fornece nenhuma pista quanto ao que pode ter sido escrito; palavras seguidas por pontos de interrogação entre parênteses são fornecidas para preencher pausas no texto, sugeridas pelo contexto.
A Pedra Moabita - (cba)
2 Reis 3:1-27
“Eu sou Mesha, filho de Quemos, ... rei de Moabe, o dibonita, Meu pai reinou sobre Moabe por 30 anos, e eu reinei depois de meu pai. Fiz este lugar alto para Quemos, em Qorhah ..., pois ele me salvou de todos os reis e me fez triunfar sobre todos os meus inimigos. Onri, rei de Israel, tinha oprimido Moabe por muitos dias, pois Quemos estava zangado com sua terra. E seu filho também o sucedeu, e ele disse: “Vou oprimir Moabe.” Em meus dias, ele falou assim (?), mas triunfei sobre ele e sobre sua casa, e Israel desapareceu para sempre. E Onri havia ocupado a terra de Medeba, e [Israel] habitou nela durante seus dias e metade dos dias de seu filho, 40 anos, mas Quemos morava lá no meu tempo.
"Construí Baal-Meom, e fiz nela um reservatório, e construí Qiryathan [Kiryathaim]. Ora, os homens de Gade tinham habitado lá por muito tempo na terra de Atarote, e o rei de Israel havia construído Atarote para eles, mas eu lutei contra a cidade, tomei-a e feri todo o povo da cidade como um êxtase para Quemos e para Moabe. Trouxe de lá Orei, seu comandante, arrastando-o diante de Quemos em Queriote, e lá estabeleci os homens de Sarom e os homens de Maarate.
“E Quemos me disse: "Vai, toma Nebo de Israel. Fui de noite e lutei contra ela desde o amanhecer até o meio-dia, e tomei-a e feri todos eles, 7 mil homens, meninos (?), mulheres, meninas (?) e servas, porque os havia dedicado a Ashtar-Quemos. Tirei de lá os navios (7) de YHWH [Yahweh] e os arrastei diante de Quemos. O rei de Israel havia construído Yahas e habitado nela enquanto lutava contra mim. No entanto, Quemos o expulsou de diante de mim, e (?) tirei de Moabe 200 homens, todos chefes e os coloquei contra Yahas, e o levei para anexá-lo a Dihom.
“Construí Qorhah, o muro das florestas e o muro da cidadela. Também construí suas portas e construí suas torres, e construí o palácio, e fiz os dois reservatórios de água dentro da cidade. Não havia cisterna no interior da cidade de Qorhah. Eu disse a todo o povo: “Fazei para vós, cada um uma cisterna em sua casa.” E cortei madeira para Oorhah com os prisioneiros de Israel.
"Construí Aroer e fiz a estrada no Arnom. Construí Bete-Bamote, pois tinha sido destruída. Construí Beser, pois estava em ruínas, com (?) 50 homens de Dibom. pois todos de Dihom eram obedientes. Reinei sobre (?) 100 cidades que eu tinha adicionado à terra. Construí Medeba e Bete-diblathem, e Bete-Baal-Mcom, e coloquei lá os redis (7) para (?) ovelhas (2) da terra. Quanto a Hauronem, era habitada. ... No entanto, Quemos me disse: “Desça, lute contra Hauronem.' Fui até lá e (?) tomei (?) a (?) e Quemos habitou (?) nela em meus dias..."
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 3:6-19
O rei de Israel lamenta a angústia deles e o perigo a que estavam expostos. Ele convocou três reis amigos; porém, culpou a providência divina no momento em que atravessaram dificuldades. Assim é a insensatez do homem que torce o seu caminho, e que para a sua infelicidade e ruína tem o coração irritado contra Jeová (Provérbios 19:3).
Foi bom Josafá ter consultado o Senhor naquela hora; porém, teria sido melhor se o tivesse feito antes de envolver-se nesta guerra. Às vezes, os homens bons se descuidam de seus deveres, até que a necessidade e a aflição venham impeli-los a isto. As pessoas más costumam ter melhorias em suas vidas através da amizade com os bons e a sua associação a estes. Eliseu disse-lhes, para provar-lhes a fé e a obediência, que cavassem covas no vale, para que recebessem água.
Os que esperam pelas bênçãos de Deus devem cavar cisternas para que a chuva as encha, como no vale de Baca e, assim, fazer, através delas, um reservatório (Salmos 84:6). Não temos que perguntar de onde veio a água. Deus não está preso às causas secundárias. os que sinceramente buscarem o orvalho da graça de Deus, o terão e serão feitos mais do que vencedores.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Então partiram do monte Hor, pelo caminho que vai ao Mar Vermelho, para rodearem a terra de Edom; e a alma do povo impacientou-se por causa do caminho. Números 21:4 2 Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Acaso não era Esaú irmão de Jacó? diz o Senhor; todavia amei a Jacó, 3 e aborreci a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. Malaquias 1:2,3