Comentário Bíblico
Adventista
Monte Carmelo - (cba)
2 Reis 2:25
No início de seu trabalho, Eliseu parece ter feito primeiramente um levantamento geral da situação, procurando aqueles locais estratégicos em que Elias tinha trabalhado e onde o trabalho ainda podia ser feito. O monte Carmelo trazia lembranças sagradas. Fora lá que a admirável vitória tinha sido obtida na carreira profética de Elias. Frequentemente, sua voz tinha se levantado em destemida reprovação, condenando a maldade do rei e do povo e convidando-os a deixar o mal e andar nos caminhos do Senhor. Esse trabalho não ficou sem efeito. Sem dúvida, Eliseu pensou nesses dias agitados ao visitar o local de sua vitória anterior e foi inspirado a colocar de novo O coração e o espírito no ministério de reconciliação designado a ele. Mais tarde, em sua obra, Eliseu parece ter estabelecido a sua residência no monte Carmelo (2 Reis 4:23-25).
Para Samaria - (cba)
2 Reis 2:25
Samaria era a capital do reino do norte, e Eliseu se dirigiu a esse importante centra. Mais tarde, ele iria testemunhar pelo Céu diante dos líderes da terra. A luz que lhe fora dada era para o rei, bem como para o povo, e ele assumiu corajosamente suas responsabilidades nos centros mais importantes da nação.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 2:19-25
Observe o milagre de sarar as águas. os profetas devem melhorar, também em benefício próprio, todo o lugar onde chegarem, a fim de propor a si mesmos adoçar os espíritos amargos e tornar frutíferas as almas estéreis, através da Palavra de Deus, que é como o sal que foi lançado na água por Eliseu. Este foi um símbolo adequado do efeito produzido pela graça de Deus no coração pecador do homem. Às vezes, há famílias, povos e cidades inteiras que adquirem um novo aspecto através da pregação do Evangelho. A maldade e o mal são transformados em frutos das obras de justiça, que são, através de Cristo, para louvor e glória de Deus.
Aqui está uma maldição sobre os jovens de Betel, que era suficiente para destruí-los.
Não foi uma maldição sem causa, pois abusaram do caráter de Eliseu, enquanto profeta de Deus. Zombaram dele, incitando-o e dizendo: "Sobe", referindo-se ao arrebatamento de Elias ao céu.
O profeta agiu por impulso divino. Se o Espírito Santo não tivesse dirigido a solene maldição de Eliseu, a providência de Deus não teria em seguida realizado o juízo, como o fez. o Senhor deve ser glorificado como o Deus justo que odeia o pecado e que o castigará. os jovens devem temer pronunciar palavras más, pois Deus observa o que eles dizem. Que não zombem de quem quer que seja por causa de defeitos na mente ou no corpo. correm perigo, se zombarem de alguém, ao pensarem que fazem o bem. os pais que desejam o bem e o consolo para os seus filhos devem dar-lhes uma boa educação, e fazer todo o possível para tirar tudo o que for néscio e estiver ligado ao coração deles. Que grande angústia sentirão os pais que, no dia do juízo, presenciarem a condenação da sua prole, ocasionada por seu próprio mau exemplo, negligência ou má-criação.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 25 Partiu pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a sunamita; 2 Reis 4:25 19 Agora pois manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. 42 Acabe, pois, subiu para comer e beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo e, inclinando-se por terra, meteu o rosto entre os joelhos. 1 Reis 18:19,42