Comentário Bíblico
Adventista
Fez-lhe reverência, com o rosto em terra - (cba)
1 Samuel 24:8
A aguda percepção espiritual e o amor profundo à justiça impediram Davi de odiar Saul, de criticá-lo perante os outros e de atacá-lo na primeira oportunidade. Davi não tinha necessidade de sentir uma suposta indignação justa pelo tratamento que recebera. Podia deixar a atitude de Saul em relação a ele nas mãos de Deus, que faz toda coisas com perfeição. Sentia em sua alma a confiança tranquila de que o Senhor estava com ele e havia, em seu coração, pena por seu rei. Ninguém ficaria mais feliz do que Davi se Saul crucificasse o egoísmo e humilhasse o coração diante de Deus. Na sinceridade de sua alma, Davi provavelmente ansiava que Saul desfrutasse a mesma comunhão com o Senhor que ele tinha. Portanto, sua reverência não foi mera formalidade. Ele se prostrou com o coração cheio de respeito pelo ofício do rei, desejando o bem daquele que ocupava tal função.
Cristo aceitou que Judas fosse um dos doze. Ele o enviou em missões de misericórdia e intercessão. Viu Judas se transformar aos poucos num oponente crítico, obstinado e egoísta de toda a Sua missão. Ainda assim, Jesus o amava e teria ficado feliz em tê-lo como um dos líderes de Sua igreja (ver DTN, 294, 295, 717). Por fim, Ele Se prostrou perante Judas com todo o anelo de Sua alma e, ao lavar seus pés, apelou em silêncio para que o traidor se entregasse Aquele que não veio para ser servido, mas, sim, para servir. Paulo se apresentou a Agripa, a fim de defender seu novo estilo de vida. Ele também havia recebido muitas evidências de cuidado providencial às quais poderia ter se apegado. Os governantes tinham feito muitas injustiças contra ele, mas não estava pensando nessas coisas. Seu coração se encontrava tão cheio de desejo pelo bem-estar do rei, que este acabou exclamando: “Por pouco me persuades a me fazer cristão” (Atos 26:28).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 24:8-15
Davi foi falsamente acusado de procurar o mal de Saul; demonstra, então, que a providência divina lhe dera a oportunidade de fazê-lo. E foi com um bom princípio de Deus que se negou a fazê-lo. Declara a sua decidida resolução de não ser jamais o seu próprio vingador, se os homens nos fizerem o mal, Deus nos fará o máximo bem no grande dia do juízo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 Saul reconheceu a voz de Davi, e disse: Não é esta a tua voz, meu filho Davi? Respondeu Davi: E minha voz, ó rei, meu senhor. 1 Samuel 26:17 41 Logo que o moço se foi, levantou-se Davi da banda do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram ambos, mas Davi chorou muito mais. 1 Samuel 20:41 23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, inclinando-se à terra, 24 e, prostrada a seus pés, lhe disse: Ah, senhor meu, minha seja a iniqüidade! Deixa a tua serva falar aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva. 1 Samuel 25:23,24 3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo: Gênesis 17:3 12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12 7 Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Romanos 13:7 17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei. 1 Pedro 2:17 31 Então Bate-Seba, inclinando-se com o rosto em terra perante o rei, fez-lhe reverência e disse: Viva para sempre o rei Davi meu senhor! 1 Reis 1:31