Comentário Bíblico
Adventista
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Quem sou eu para levantar a mão?
1 Samuel 24:6
Ver Provérbios 16:32. O proceder de Davi tornou manifesto que ele tinha um Governante a quem obedecia. Ele não podia permitir que suas paixões naturais ganhassem a vitória sobre ele; pois ele sabia que aquele que governa seu próprio espírito é maior do que aquele que toma uma cidade. Se tivesse sido guiado e controlado por sentimentos humanos, teria raciocinado que o Senhor havia colocado seu inimigo sob seu poder para que pudesse matá-lo e tomar sobre si o governo de Israel. A mente de Saul estava em tal condição que sua autoridade não era respeitada, e as pessoas estavam se tornando irreligiosas e desmoralizadas. No entanto, o fato de Saul ter sido divinamente escolhido rei de Israel o manteve em segurança, pois Davi serviu conscientemente a Deus, e ele não prejudicaria de forma alguma o ungido do Senhor ( The Signs of the Times, 12 de outubro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 24:1-7
Deus entregou Saul nas mãos de Davi. Era uma oportunidade oferecida a Davi para que exercesse a sua fé e paciência, o reino lhe fora prometido; porém, não tinha ordem para matar o rei. Ele ponderou firmemente consigo mesmo e contra os seus homens, contra a possibilidade de fazer algum dano a Saul, o pecado é algo que deve nos causar sobressalto, e temos que resistir às tentações de pecar. Davi não somente consideraria mal para si mesmo cometer um ato como aquele; tampouco toleraria que os seus homens o praticassem. Deste modo, devolveu bem por mal àquele de quem recebeu mal por bem. Desta maneira, definiu o exemplo para todos os que se dizem cristãos, de não se deixarem vencer pelo mal, mas de vencerem o mal com o bem.
- Veja também A Magnanimidade de Davi 24:2-4,6
Patriarcas e Profetas, Pág. 661
Em Contato com os Outros 24:4,6A Ciência do Bom Viver, Pág. 484
|
- Análise em Cadeia 9 Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente? 10 Disse mais Davi: Como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou chegará o seu dia e morrerá, ou descerá para a batalha e perecerá; 11 o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d'água, e vamo-nos. 1 Samuel 26:9-11 14 Davi ainda lhe perguntou: Como não temeste estender a mão para matares o ungido do Senhor? 2 Samuel 1:14 3 Respondeu, porém, Nabote a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais. 1 Reis 21:3 29 Se me regozijei com a ruína do que me tem ódio, e se exultei quando o mal lhe sobreveio 30 (mas eu não deixei pecar a minha boca, pedindo com imprecação a sua morte); Jó 31:29,30 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:44 14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos; 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:14-21 1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Romanos 13:1,2 15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, uns para com os outros, e para com todos. 1 Tessalonicenses 5:15 11 o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d'água, e vamo-nos. 1 Samuel 26:11