Comentário Bíblico
Adventista
Conteve os seus homens - (cba)
1 Samuel 24:7
É possível que seus homens, assim como os discípulos mais tarde, estivessem almejando ocupar posições de honra quando o reino de Davi fosse estabelecido. Haviam chegado a uma condição em que não estavam mais satisfeitos com a comida escassa, os dias e noites de vigília e fuga. Com Saul em suas mãos, pensaram exultantes que a causa fora ganha e se encontravam impacientes para dar fim à longa vida de fugitivos. Davi os corrigiu, desculpando-se pela pequena liberdade que tomara ao estragar a veste do rei. Provavelmente os informou, como fez mais tarde ao rei, que o único caminho para o sucesso verdadeiro é esperar pelo tempo de Deus.
Abraão esperou a sugestão de Deus e conseguiu livrar Ló, alguém que seguia em frente pela própria sabedoria. Moisés recusou as honras do Egito e precisou de 40 anos de provas para se tornar profeta do Altíssimo. De que outra maneira pode o ser humano, ao entrar no laboratório da vida para ser aprendiz de Cristo (ver DTNN, 297), fazer as obras de Deus?
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 24:1-7
Deus entregou Saul nas mãos de Davi. Era uma oportunidade oferecida a Davi para que exercesse a sua fé e paciência, o reino lhe fora prometido; porém, não tinha ordem para matar o rei. Ele ponderou firmemente consigo mesmo e contra os seus homens, contra a possibilidade de fazer algum dano a Saul, o pecado é algo que deve nos causar sobressalto, e temos que resistir às tentações de pecar. Davi não somente consideraria mal para si mesmo cometer um ato como aquele; tampouco toleraria que os seus homens o praticassem. Deste modo, devolveu bem por mal àquele de quem recebeu mal por bem. Desta maneira, definiu o exemplo para todos os que se dizem cristãos, de não se deixarem vencer pelo mal, mas de vencerem o mal com o bem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo, ou se despojei o meu inimigo sem causa. Salmos 7:4 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:44 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:17-21 33 E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão! 1 Samuel 25:33