Comentário Bíblico
Adventista
A orla do manto de Saul - (cba)
1 Samuel 24:4
Literalmente, “a borda da veste exterior de Saul”. O manto provavelmente era a túnica exterior sem manga, ampla e chegava até o tornozelo. Era usado pelas mulheres e também por homens de posição importante, como reis, sacerdotes, ete. Sem dúvida, os homens de Davi reconheceram o rei tanto por suas roupas quanto pela aparência. Embora não se tenha registro de uma promessa divina de que o inimigo de Davi seria entregue em suas mãos, o que os homens disseram poderia ser verdade. A oportunidade veio como um teste para Davi, a fim de capacitá-lo a exibir as características que desenvolvera. Se, nessa ocasião, ele tivesse matado Saul, haveria mostrado que, pelo menos em um aspecto, não era melhor do que este, que, em circunstâncias contrárias, teria prazer em eliminar Davi.
Satanás desafiou a bondade de Jó, argumentando que ele amaldiçoaria a Deus caso certas bênçãos lhe fossem retiradas e restrições colocadas em sua vida. Para enfrentar tal acusação, o Senhor permitiu que Satanás afligisse Jó, a fim de provar a falsidade da declarações do inimigo, bem como a retidão de seu servo. Assim como Jó, Davi passou na prova. Ele estava tão perto de Deus que, mesmo com o inimigo em suas mãos, se recusou a lhe causar dano e ainda impediu que seus homens cometessem qualquer ato rebelde em seu nome.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 24:1-7
Deus entregou Saul nas mãos de Davi. Era uma oportunidade oferecida a Davi para que exercesse a sua fé e paciência, o reino lhe fora prometido; porém, não tinha ordem para matar o rei. Ele ponderou firmemente consigo mesmo e contra os seus homens, contra a possibilidade de fazer algum dano a Saul, o pecado é algo que deve nos causar sobressalto, e temos que resistir às tentações de pecar. Davi não somente consideraria mal para si mesmo cometer um ato como aquele; tampouco toleraria que os seus homens o praticassem. Deste modo, devolveu bem por mal àquele de quem recebeu mal por bem. Desta maneira, definiu o exemplo para todos os que se dizem cristãos, de não se deixarem vencer pelo mal, mas de vencerem o mal com o bem.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 661

A Ciência do Bom Viver, Pág. 484
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo na terra, com a lança, de um só golpe; não o ferirei segunda vez. 9 Mas Davi respondeu a Abisai: Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente? 10 Disse mais Davi: Como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou chegará o seu dia e morrerá, ou descerá para a batalha e perecerá; 11 o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d'água, e vamo-nos. 1 Samuel 26:8-11 8 Assim trouxeram a cabeça de Isbosete a Davi em Hebrom, e disseram ao rei: Eis aqui a cabeça de Isbosete, filho de Saul, teu inimigo, que procurava a tua morte; assim o Senhor vingou hoje ao rei meu Senhor, de Saul e da sua descendência. 2 Samuel 4:8 31 se as pessoas da minha tenda não disseram: Quem há que não se tenha saciado com carne provida por ele? Jó 31:31 10 Eis que os teus olhos acabam de ver que o Senhor hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna; e alguns disseram que eu te matasse, porém a minha mão te poupou; pois eu disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, porque é o ungido do Senhor. 18 E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, por isso que, havendo-me o Senhor entregado na tua mão, não me mataste. 1 Samuel 24:10,18 7 Então foi anunciado a Saul que Davi tinha ido a Queila; e disse Saul: Deus o entregou nas minhas mãos; pois está encerrado, porque entrou numa cidade que tem portas e ferrolhos. 1 Samuel 23:7 23 O Senhor, porém, pague a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o Senhor te entregou hoje na minha mão, mas eu não quis estender a mão contra o ungido do Senhor. 1 Samuel 26:23 17 e disse-lhe: Não temas; porque não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe. 1 Samuel 23:17 8 Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo na terra, com a lança, de um só golpe; não o ferirei segunda vez. 11 o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d'água, e vamo-nos. 1 Samuel 26:8,11