Comentário Bíblico
Adventista
Uma nuvem pequena - (cba)
1 Reis 18:44
Para Elias, esta nuvem era um sinal do favor divino. Ele parou de orar, pois havia trabalho a fazer. Deu instruções a seu servo para que as transmitisse a Acabe. O rei devia pôr-se a caminho rapidamente. Elias não esperou que os céus se escurecessem; ele agiu no primeiro indício de que sua oração tinha sido atendida. O mundo precisa de pessoas com a fé de Elias. A obra de Deus será completada por pessoas que trabalhem no espírito e poder desse profeta. Para elas, o céu estará bem próximo ao irem com fé à batalha contra as hostes do mal. Multidões deixarão o culto aos deuses deste mundo e se converterão ao Senhor que fez os céus e a terra. O Espírito de Deus será derramado sobre homens e mulheres em todos os lugares (Joel 2:28,29), capacitando-os a fazer em sua esfera o que Elias fez na dele.
A mão de Deus não está fechada para que não possa salvar. Deus é poderoso e está disposto a conceder vitórias hoje, como nos dias de Elias. Quando o povo de Deus tiver o mesmo espírito que teve Elias, quando for tão sincero, corajoso, ativo e disposto a perseverar em oração, intrépido em face do perigo é ansioso para responder aos chamados do Senhor, então a obra de Deus será completada rapidamente e Jesus retornará.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Importantes Lições de Elias
1 Reis 18:42-44
Importantes lições nos são apresentadas na experiência de Elias
Busca do coração de Elias
1 Reis 18:43-44
O servo observou enquanto Elias orava. Seis vezes ele voltou da vigília, dizendo: Não há nada, nenhuma nuvem, nenhum sinal de chuva. Mas o profeta não desistiu desanimado. Ele continuou revisando sua vida, para ver onde havia falhado em honrar a Deus, ele confessou seus pecados e, assim, continuou a afligir sua alma diante de Deus, enquanto esperava um sinal de que sua oração foi respondida. Ao sondar seu coração, ele parecia estar cada vez menos, tanto em sua própria opinião quanto aos olhos de Deus. Parecia-lhe que não era nada e que Deus era tudo; e quando ele chegou ao ponto de renunciar a si mesmo, enquanto se apegava ao Salvador como sua única força e justiça, a resposta veio. O servo apareceu e disse: “Eis que surge uma pequena nuvem do mar, como a mão de um homem” (The Review and Herald, 26 de maio de 1891 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 18:41-46
Israel, reformado a ponto de reconhecer que só o Senhor é Deus, e a ponto de consentir que todos os profetas de Baal fossem executados, foi tão aceito por Deus que Ele derramou as suas bênçãos sobre a terra.
Elias orou por muito tempo. Ainda que a resposta às nossas súplicas fervorosas e de fé não cheguem imediatamente, devemos pedir com fervor, sem nos desanimarmos e sem nos rendermos.
Por fim, uma pequena nuvem apareceu. Imediatamente espalhou-se pelo céu e regou a terra. As grandes bênçãos costumam surgir de começos pequenos; as chuvas abundantes, a partir de uma do tamanho da palma de uma mão. Que jamais desprezemos o dia das coisas pequenas; antes, tenhamos a esperança de que delas saiam grandes coisas. De que começos tão pequenos já surgiram coisas tão grandes! Assim é com todos os bondosos procedimentos de Deus para com a alma. Raramente notam-se as primeiras obras do Espírito Santo no coração; porém, estas crescem e deixam os homens maravilhados, e recebem até mesmo o aplauso dos anjos. Elias pediu a Acabe que voltasse para casa e o esperasse. Deus fortalece o seu povo para todo o trabalho ao qual os seus mandamentos e a sua providência o chamam.
As terríveis demonstrações da justiça e da santidade divina fazem com que os pecadores desfaleçam, suscitam confissões, e dispõem-nos para a obediência exterior, enquanto durar a impressão; porém, esta visão com misericórdia, amor e confiança em Jesus Cristo, é necessária para levar a alma a humilhar-se, confiar e amar. o Espírito Santo emprega todas estas coisas na conversão dos pecadores; quando os homens se sentem impressionados por causa da verdade divina, devem ser exortados a dedicar-se aos deveres aos quais o Salvador chama os seus discípulos.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 156

Cuidado de Deus, Pág. 101

Nossa Alta Vocação, Pág. 128

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 206

Nos Lugares Celestiais, Pág. 87
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Embora tenha sido pequeno o teu princípio, contudo o teu último estado aumentará grandemente. Jó 8:7 10 Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel. São estes os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra. Zacarias 4:10 7 Agora, pois, fazei um carro novo, tomai duas vacas que estejam criando, sobre as quais não tenha vindo o jugo, atai-as ao carro e levai os seus bezerros de após elas para casa. 10 Assim, pois, fizeram aqueles homens: tomaram duas vacas que criavam, ataram-nas ao carro, e encerraram os bezerros em casa; 1 Samuel 6:7,10 13 Ata ao carro o cavalo ligeiro, ó moradora de Laquis; esta foi o princípio do pecado para a filha de Sião; pois em ti se acharam as transgressões de Israel. Miquéias 1:13 54 Dizia também às multidões: Quando vedes subir uma nuvem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva; e assim sucede; Lucas 12:54
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 156

Cuidado de Deus, Pág. 101

Nossa Alta Vocação, Pág. 128

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 206

Nos Lugares Celestiais, Pág. 87