Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 18:21-40
Muitos dentre o povo vacilaram em seus juízos e mudaram a sua prática. Elias os chamou para que conhecessem quem era o verdadeiro Deus, que existe por si mesmo; que é o Criador, Rei e Juiz deste mundo, e que somente a Ele deveriam seguir: Jeová ou Baal. É perigoso claudicar entre servir a Deus e ao pecado, entre o domínio de Cristo e o de nossa concupiscência. Uma vez que Jesus Cristo é o único Salvador, apeguemo-nos somente a Ele para todas as coisas; por ser a Bíblia Sagrada a Palavra de Deus, reverenciemo-la, recebamo-la e submetamos o nosso entendimento ao seu ensinamento divino.
Elias propôs-se a levar o assunto a juízo. Baal tinha todas as vantagens externas; porém, o sucesso estimula todos os que são testemunhas e defensores de Deus, para que não temam o rosto do homem. o que respondesse com fogo seria o verdadeiro Deus. A expiação deveria ser feita através do sacrifício, antes que a condenação fosse retirada por misericórdia. Portanto, o Deus que tem poder para perdoar pecados, e que era poderoso para demonstrá-lo ao consumir a oferta que era feita por causa pecado, deve ser necessariamente o Deus que tem poder para aliviar a calamidade.
Deus jamais requer que os seus adoradores o honrem da maneira que faziam os seguidores de Baal; porém, o serviço do Diabo, ainda que às vezes possa gerar para o corpo uma sensação agradável e de afago, apesar de ser mentirosa, é realmente cruel com o corpo, como acontece na inveja e na embriaguez. Deus exige que mortifiquemos as nossas concupiscências e corrupções; porém, a penitência e a severidade corporal não o agradam. Quem foi que pediu estas coisas das vossas mãos? Umas poucas palavras pronunciadas com a fé correta, com fervoroso afeto pela glória de Deus, e amor pela alma dos homens, ou sedento pela imagem do Senhor e pelo seu favor, formam a fervorosa oração eficaz do justo, que pode muito em seus efeitos.
Elias não procurou a sua própria glória, mas pediu que a glória fosse dada a Deus, para o bem do povo. o povo está completamente de acordo, convencido e satisfeito: somente Jeová é Deus. Esperamos que alguns tenham tido uma transformação em seus corações; porém, a maioria somente se convenceu, e não se converteu. Bem-aventurados os que não viram as coisas que estes contemplaram e, contudo, creram, e trabalharam por elas mais do que os que as viram.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |