Comentário Bíblico
Adventista
Aquele [...] que beber - (cba)
João 4:14
Literalmente, “aquele que vier a beber
Eu lhe der - (cba)
João 4:14
O pronome “eu” é enfático e traça um nítido contraste entre a “água viva” e a água do poço de Jacó.
Nunca mais terá sede - (cba)
João 4:14
Literalmente, “não [ou] não mais [mê] terá sede pelas eras adentro [eis ton aiõna] ”. As palavras portuguesas “nunca mais” traduzem a expressão grega ou meeis ton aiõna. O grego é bem mais enfático do que esta tradução o indica. A expressão eis ton aiõna é traduzida como “eternamente” (João 6:51,58), “não [...] eternamente” (João 8:51,52; João 11:26) e “jamais” (João 10:28; sobre a palavra grega aiõn, ver com. de Mateus 13:39).
- 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. 58 Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. João 6:51,58 51 Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. 52 Disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que tens demônios. Abraão morreu, e também os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte! João 8:51,52 26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? João 11:26 28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:28 39 o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Mateus 13:39
Nele uma fonte - (cba)
João 4:14
A natureza figurativa da “água viva” que Jesus ofereceu à mulher está totalmente clara. Esta água satisfaz a sede da alma por coisas melhores do que as que esta vida tem a oferecer.
Para a vida eterna - (cba)
João 4:14
Do gr. eis zõên aiõnion (ver com. de João 3:16; sobre aiõnios, “eterno”, ver com. de Mateus 25:41). O resultado de se beber da “água viva” (ver com. de João 4:10) é uma existência sem fim.
- 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41 10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. João 4:10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Sem sede de mundo
João 4:14
"Todo aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede" - nunca anseie pelas vantagens e atrações do mundo - "mas a água que eu der a ele será nele uma fonte de água que jorrará até vida eterna ”( Carta 5, 1900 ).
Um canal
João 4:14
Você deve procurar ter um Salvador interno, que será para você como uma fonte de água, que jorra para a vida eterna. A água da vida fluindo do coração sempre rega o coração dos outros ( Manuscrito 69, 1912 ).
Uma revelação da graça
João 4:14
A água a que Cristo se referiu foi a revelação de Sua graça em Sua Palavra. Seu Espírito, Seu ensino, é como uma fonte que satisfaz cada alma ... Em Cristo há plenitude de alegria para todo o sempre ... A graciosa presença de Cristo em Sua Palavra está sempre falando à alma, representando-O como a fonte de água viva. para refrescar a sede. É nosso privilégio ter um Salvador vivo e permanente. Ele é a fonte do poder espiritual implantado dentro de nós, e Sua influência fluirá em palavras e ações, revigorando todos dentro da esfera de nossa influência, gerando neles desejos e aspirações de força e pureza, de santidade e paz, e para isso alegria que não traz consigo nenhuma tristeza. Este é o resultado de uma habitação do Salvador ( Carta 73, 1897 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 4:4-26
Havia muito ódio entre os samaritanos e os judeus. o caminho que Cristo percorreria da Judéia, em direção à Galiléia, passava por Samaria. Não devemos ir a lugares que podem nos trazer tentações, a não ser quando somos por alguma razão obrigados a isto, e, então, não devemos permanecer nestes lugares, mas apressar-nos a passar por eles.
Aqui temos nosso Senhor Jesus Cristo sujeito à fatiga que é comum aos viajantes. Assim vemos que possuía verdadeiramente a natureza humana. o trabalho que esgota as forças veio por causa do pecado; portanto, Cristo, tendo-se feito maldição por nossa causa, esteve sujeito a isto. Além do mais, como pobre, fez todas as suas viagens a pé. Cansado, pois, sentou-se junto ao poço. Não tinha uma almofada para nela descansar. Assim sentou-se, como alguém que se senta cansado por causa de uma viagem. Com toda a segurança, devemos nos submeter rapidamente a sermos como o Filho de Deus em todas as situações como estas.
Cristo pediu água à mulher. Ela se sentiu surpresa porque Ele não demonstrou a ira de sua nação contra os samaritanos. os homens moderados de todas as partes são os homens que causam espanto. Cristo aproveitou a ocasião para ensinar-lhe verdades divinas: converteu esta mulher demonstrando-lhe a ignorância e a pecaminosidade em que vivia, bem como a necessidade que tinha do Salvador. É feita alusão ao Espírito Santo, quando o Senhor fala da água viva. Com esta comparação, a bênção do Messias havia sido prometida no Antigo Testamento. A graça do Espírito e as suas consolações satisfazem a alma sedenta, conhecedora de sua própria natureza e necessidade.
Aquilo que foi dito por Jesus de modo figurado, foi compreendido pela mulher de modo literal. Cristo destaca que a água do poço de Jacó satisfazia brevemente. Tornaremos a ter sede, não importa quais sejam as águas de consolação que bebamos. Porém, àqueles que participam do Espírito de graça e da consolação do Evangelho jamais faltará abundante satisfação à alma. os corações carnais não contemplam algo mais elevado do que as metas carnais. Dá-me, disse ela, não para que tenha a vida eterna proposta por Cristo, mas para que não tenha mais que vir aqui para buscar água.
A mente carnal é muito engenhosa para mudar as convicções e impedir que outras sejam estimuladas; porém, nosso Senhor Jesus dirige de modo muito claro a convicção de pecado e a consciência desta! Repreendeu-a severamente por causa do estado de sua vida naquela ocasião.
A mulher reconheceu que o Senhor Jesus Cristo era profeta. o poder de sua Palavra para esquadrinhar o coração e convencer a consciência de coisas secretas, é prova da autoridade divina.
Pensar que as coisas pelas quais lutamos desaparecem, deveria aplacar as nossas contendas. o motivo da adoração continuava sendo o mesmo; deveriam adorar a Deus como Pai; porém, será colocado um fim a todas as diferenças quanto ao lugar de adoração. A razão nos ensina a considerar a decência e a conveniência nos lugares aonde adoramos ao Senhor, porém a religião não dá preferência a um lugar em detrimento de outro, quanto à santidade e a aprovação de Deus.
Os judeus tinham por certo a razão. Aqueles que obtiveram certo conhecimento de Deus por meio das Escrituras, sabem a quem adoram. A Palavra da salvação pertencia aos judeus, e chegou a outras nações através deles. Cristo preferiu, com justiça, a adoração judaica em detrimento da adoração samaritana, mas aqui fala do anterior como algo que logo terminará. Deus estava por ser revelado como o Pai de todos os crentes que viviam em todas as nações.
O espírito ou a alma do homem, influenciado pelo Espírito Santo, deve adorar a Deus e ter comunhão com Ele. Os afetos espirituais, como se demonstram nas fervorosas orações, súplicas e ação de graças, constituem a adoração de um coração reto, no qual Deus se deleita e é glorificado.
A mulher estava disposta a deixar a questão sem uma decisão até a vinda do Messias, mas Cristo disse-lhe: "Eu o sou, eu que falo contigo". Aquela mulher era uma samaritana, uma estrangeira hostil; o simples ato de falar com ela já seria considerado um desprestígio para o Senhor Jesus. contudo, Ele revelou-se a esta mulher com mais plenitude do que havia feito a qualquer um de seus discípulos. Nenhum pecado cometido no passado é capaz de impedir que sejamos aceitos por Ele, se nos humilharmos em sua presença, crendo nEle como sendo o Cristo, o Salvador do mundo.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 187

Refletindo a Cristo, Pág. 101

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 115

Refletindo a Cristo, Pág. 125

Nossa Alta Vocação, Pág. 150

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 187

E Recebereis Poder, Pág. 18

Patriarcas e Profetas, Pág. 204

Exaltai-O, Pág. 207

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 212

Minha Consagração Hoje, Pág. 212

Vidas Que Falam, Pág. 295

Testemunhos Seletos 1, Pág. 301

Exaltai-O, Pág. 301

Exaltai-O, Pág. 319

Testemunhos Seletos 2, Pág. 327

Este Dia com Deus, Pág. 342

Olhando para o Alto, Pág. 348

Exaltai-O, Pág. 354

Patriarcas e Profetas, Pág. 413

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 454

Cuidado de Deus, Pág. 46

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 787

E Recebereis Poder, Pág. 90

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 95
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais tará sede. 58 Este é o pão que desceu do céu; não é como o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. João 6:35,58 26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? João 11:26 2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado. 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. João 17:2,3 10 Nunca terão fome nem sede; não os afligirá nem a calma nem o sol; porque o que se compadece deles os guiará, e os conduzirá mansamente aos mananciais das águas. Isaías 49:10 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; Apocalipse 7:16 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. João 7:38,39 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. João 14:16-19 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:21 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:16,17 22 o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações. 2 Coríntios 1:22 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, 14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1:13,14 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 187

Refletindo a Cristo, Pág. 101

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 115

Refletindo a Cristo, Pág. 125

Nossa Alta Vocação, Pág. 150

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 187

E Recebereis Poder, Pág. 18

Patriarcas e Profetas, Pág. 204

Exaltai-O, Pág. 207

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 212

Minha Consagração Hoje, Pág. 212

Vidas Que Falam, Pág. 295

Testemunhos Seletos 1, Pág. 301

Exaltai-O, Pág. 301

Exaltai-O, Pág. 319

Testemunhos Seletos 2, Pág. 327

Este Dia com Deus, Pág. 342

Olhando para o Alto, Pág. 348

Exaltai-O, Pág. 354

Patriarcas e Profetas, Pág. 413

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 454

Cuidado de Deus, Pág. 46

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 787

E Recebereis Poder, Pág. 90

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 95