Comentário Bíblico
Adventista
Toda disciplina - (cba)
Hebreus 12:11
Ver com. de Hebreus 12:5.
No momento - (cba)
Hebreus 12:11
Normalmente, tempo e experiência são necessários para a compreensão completa da disciplina recebida. Só depois que atingem a maturidade é que as pessoas conseguem perceber como os pais, professores e amigos contribuíram para o desenvolvimento de seu caráter. Na verdade, esse reconhecimento é uma marca segura de maturidade. O cristão maduro percebe o valor disciplinar das diversas experiências ◄ da vida mesmo enquanto está passando por elas. Ele sabe que o ressentimento a respeito da disciplina divina é sinal de infantilidade e imaturidade.
Motivo de alegria - (cba)
Hebreus 12:11
Ou, “agradável”.
Tristeza - (cba)
Hebreus 12:11
Não no sentido de ser grave, intensa ou opressiva, mas de causar aflição, sofrimento ou dor.
Depois - (cba)
Hebreus 12:11
De modo geral, os seres irracionais vivem apenas o presente e para o presente. Uma das características que distinguem os seres inteligentes é a capacidade de projetar-se para o passado ou para o futuro, por meio da memória e da imaginação. Assim, para eles, é possível ter uma estimativa da situação presente na perspectiva de tempo e experiência, e decidir e agir com inteligência. O grau em que uma pessoa é capaz de ver o presente em termos do passado e do futuro é uma medida extremamente valiosa de seu progresso, da infância para a maturidade. O mesmo é verdade quanto à maturidade cristã, particularmente no que diz respeito às experiências disciplinares da vida. Felizes os cristãos que aprendem a pesar as experiências temporais à luz da eternidade.
Produz - (cba)
Hebreus 12:11
A disciplina tem sempre "um fruto pacífico”, caso seja aceita; raramente, se houver ressentimento; e nunca, se for rejeitada.
Fruto da justiça - (cba)
Hebreus 12:11
A disciplina se torna necessária quando surge um conflito entre as tendências e os desejos naturais, por um lado, e o princípio correto, por outro. O propósito da disciplina é resolver esse conflito, submetento tendências e desejos naturais ao princípio. Ao fazê-lo, a disciplina produz paz. Aquele que se submete à disciplina encontra paz com Deus, consigo mesmo e com os semelhantes.
Exercitados - (cba)
Hebreus 12:11
Ou, "treinados”. Aqueles que aceitam a formação ministrada pelas experiências disciplinares da vida desfrutam “um fruto pacífico de justiça” que cresce pela obediência à vontade revelada de Deus.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Flores que amadurecem em meio às nuvens
Hebreus 12:11
Ver Tiago 1:2,3; 1 Pedro 1:6,7. Fé, paciência, tolerância, mentalidade celestial, confiança em seu sábio Pai celestial, são as flores perfeitas que amadurecem em meio a nuvens, decepções e luto ( Carta 1, 1883 ).
- 2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; Tiago 1:2,3 6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 1 Pedro 1:6,7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 12:1-11
A obediência perseverante por fé em Cristo era a carreira colocada diante dos hebreus, na qual ganhariam a coroa de glória ou teriam a miséria eterna como sua porção, e isto nos é exposto. Pelo "pecado que tão de perto nos rodeia", entendamos que é ao que mais nos inclinamos, ao qual estamos mais expostos, por costume, idade ou circunstâncias. Esta é uma exortação de suma importância, porque enquanto o pecado favorito de um homem não for subjugado, seja qual for, o impedirá de correr a carreira cristã, porque tira-lhe a motivação para correr e o faz entrar no mais completo desalento.
Quando estiverem esgotados e enfraquecidos em suas mentes, devem se lembrar de que o santo Jesus sofreu para salvá-los da desgraça eterna. Olhando firmemente para Jesus, seus pensamentos fortalecerão santos afetos e subjugarão os desejos carnais; então, pensemos frequentemente nEle. O que são nossas pequenas provas ou nossas desolações, comparadas com suas agonias? O que são em comparação com os sofrimentos de tantos outros? Nos crentes há uma inclinação a esgotar-se e enfraquecer-se quando são submetidos a provas e aflições; isto acontece por causa da imperfeição de suas virtudes e dos vestígios da corrupção.
Os cristãos não devem desmaiar sob as suas provas. Ainda que os seus inimigos e perseguidores sejam instrumentos para infligir sofrimentos, de qualquer modo são uma disciplina divina; nosso Pai celestial tem sua mão em tudo, e seu sábio objetivo é responder por tudo. Não devem tomar as suas aflições com leviandade, nem entristecer-se sob elas, porque são a mão e a vara de Deus, sua repreensão pelo pecado. Não devem se deprimir nem submergirem sob as provas, cansarem-se nem se irritarem, mas devem suportar com fé e paciência. Deus pode deixar os demais homens a sós em seus pecados, mas corrigirá o pecado em seus próprios filhos. Ele trabalha nisto como convém a um Pai.
Nossos pais terrenos às vezes nos castigam para satisfazer as suas próprias paixões, mais do que para corrigir os nossos modos. Porém, o Pai de nossas almas nunca quer afligir nem castigar aos seus filhos. Sempre nos corrige para nosso proveito. Toda nossa vida aqui é um estado infantil e imperfeito quanto às coisas espirituais; portanto, devemos nos submeter à disciplina de tal condição. Quando chegarmos ao estado perfeito, estaremos plenamente reconciliados com todas as disciplinas presentes de Deus para conosco. A correção de Deus não é condenação; o castigo pode ser suportado com paciência e contribui grandemente para a nossa santificação. Então, aprendamos a considerar as aflições que a maldade dos homens nos acarreta, como correções enviadas por nosso bondoso e santo Pai, para nosso benefício espiritual.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

Testemunhos Seletos 2, Pág. 293

Nossa Alta Vocação, Pág. 315

Minha Consagração Hoje, Pág. 85

Conselhos para a Igreja, Pág. 98
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 32 então visitarei com vara a sua transgressão, e com açoites a sua iniqüidade. Salmos 89:32 18 O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte. Salmos 118:18 10 Há disciplina severa para o que abandona a vereda; e o que aborrece a repreensão morrerá. Provérbios 15:10 18 Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo. Provérbios 19:18 5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; 6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. Hebreus 12:5,6,10 165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar. Salmos 119:165 17 E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. Isaías 32:17 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:3-5 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 2 Coríntios 4:17 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz. Tiago 3:17,18 14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:14 7 mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade. 8 Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timóteo 4:7,8 14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; 2 Pedro 2:14 6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 1 Pedro 1:6 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:8
- Veja também

Testemunhos Seletos 2, Pág. 293

Nossa Alta Vocação, Pág. 315

Minha Consagração Hoje, Pág. 85

Conselhos para a Igreja, Pág. 98