Comentário Bíblico
Adventista
Eu queria - (cba)
Filemon 1:13
Do gr. boulomai, “desejaria”, “estaria disposto a”. Paulo poderia, pessoalmente, desejar que o “útil" Onésimo permanecesse em Roma como seu assistente pessoal. Para um obreiro envelhecido, desgastado por anos de serviço extraordinário, a atenção pessoal de um amigo dedicado não poderia ser quantificada em dinheiro nem igualada de qualquer outra forma. No entanto, apesar de Paulo perder o benefício da assistência de Onésimo, ele seria recompensado com a reconciliação bem-sucedida de seus dois amigos. Assim, Paulo não permitiria que necessidades pessoais interferissem no objetivo mais importante de um triunfo espiritual, nem se aproveitaria dos direitos de Filemom, proprietário legal de Onésimo.
Em teu lugar - (cba)
Filemon 1:13
O apóstolo sugere diplomaticamente que Filemom considerasse que um serviço pessoal prestado a Paulo seria uma das mais altas honras da vida, e que, se pudesse, o próprio Filemom haveria de cuidar de Paulo, assim como Onésimo tinha feito. Dessa maneira, Filemom não só se alegraria com o serviço gratificante prestado por Onésimo, como também seria grato por Onésimo prestar esse serviço em seu lugar.
Por causa do evangelho - (cba)
Filemon 1:13
Comparar com Filemon 1:1,10. Outro gentil lembrete de que, embora ambos servissem ao mesmo Senhor, Paulo estava sofrendo as agruras de uma masmorra romana enquanto Filemom desfrutava os benefícios da liberdade, juntamente com as bênçãos do ministério sacrificial de Paulo. Por seu delicado sentimento de compaixão (Filemon 1:5-7), Filemom rapidamente perceberia sua responsabilidade para com o amigo reverenciado.
- 1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso companheiro de trabalho, 10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; Filemon 1:1,10 5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; 6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo. 7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados. Filemon 1:5-7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filemon 1:8-14
Amparar uma pessoa não rebaixa a ninguém, e sequer a atitude de suplicar nos rebaixa quando, em estrito direito, poderíamos dar ordens. O apóstolo argumenta a partir do amor, mais do que a partir da autoridade, a favor de um homem que se converteu por seu intermédio, que era Onésimo. Fazendo alusão a este nome que significa "proveitoso", o apóstolo admite que, anteriormente este não havia sido de fato "proveitoso" para Filemom, apressando-se a mencionar a transformação pela qual tornara-se agora verdadeiramente "proveitoso".
As pessoas ímpias não são proveitosas nem correspondem à grandiosa finalidade de seu ser; porém, que feliz mudança é realizada pela conversão! Do mau ao bom, de inútil a útil.
Os servos religiosos são o tesouro de uma família. Estes terão consciência em relação ao seu tempo e à sua tarefa, e administrarão tudo o que puderem para melhor.
Nenhuma perspectiva de serviço deve conduzir alguém a descuidarse de suas obrigações, ou que deixe de obedecer aos seus superiores. Uma grande prova do verdadeiro arrependimento é voltar a cumprir os deveres que haviam sido abandonados. Onésimo havia fugido quando ainda não era convertido, como desprezo a seu Senhor; porém, agora havia enxergado o seu pecado e se arrependeu, estando disposto e desejoso de regressar ao seu dever. Os homens sabem pouco sobre com que propósito o Senhor permite que alguns mudem a sua situação ou empreendam certas coisas, às vezes até mesmo com maus motivos. Se o Senhor não tivesse impedido alguns de nossos projetos ímpios, teríamos sido o reflexo de casos em que a nossa destruição teria sido certa.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Regozijo-me com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. 1 Coríntios 16:17 30 porque pela obra de Cristo chegou até as portas da morte, arriscando a sua vida para suprir-me o que faltava do vosso serviço. Filipenses 2:30 1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso companheiro de trabalho, Filemon 1:1 1 Por esta razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vós gentios... Efésios 3:1 1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, Efésios 4:1 7 como tenho por justo sentir isto a respeito de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões como na defesa e confirmação do evangelho. Filipenses 1:7