Comentário Bíblico
Adventista
Esses - (cba)
2 Pedro 2:17
Comparar 2 Pedro 2:17-19 com a passagem paralela em Judas 1:12,13,16. Pedro deixa sua ilustração e fala diretamente dos falsos mestres (cf. 2 Pedro 2:12).
- 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 2 Pedro 2:17-19 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. 16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse. Judas 1:12,13,16 12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 2 Pedro 2:12
Fonte sem água - (cba)
2 Pedro 2:17
Ou, “fontes secas”. Os enganadores alegavam refrescar os espiritualmente sedentos. Contudo, quando chegavam até eles, os sedentos ficavam desapontados, pois os mestres não tinham água viva para dar. Estavam espiritualmente secos (cf. João 4:14; Apocalipse 7:17; Apocalipse 21:6).
- 14 mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. João 4:14 17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Apocalipse 7:17 6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6
Nuvens (ARC) - (cba)
2 Pedro 2:17
Evidências textuais (cf. p. xvi) apoiam a variante “névoas” (ARA). A frase, então, diz, literalmente: "névoas impelidas por temporal”. Os mestres heréticos, alegando portar luz, levavam uma névoa espessa que apagava a paisagem espiritual e os cristãos eram impedidos de ver para onde estavam indo. Além disso, as "névoas” não eram consistentes e a instrução se desviava para todos os lados sob o impulso das paixões dos mestres.
Está reservada - (cba)
2 Pedro 2:17
Ou, “tem sido reservada” (cf. 2 Pedro 2:4,9). Evidências textuais (cf. p. xvi) apoiam a omissão da palavra “eternamente” (ARC), apesar de ela ser confirmada na passagem correspondente em Judas 13.
Negridão das trevas - (cba)
2 Pedro 2:17
Isto é, do mundo inferior. Ver com. de 2 Pedro 2:4, em que a palavra “trevas” (zophos) também é utilizada.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
2 Pedro 2:10-22
Pedro denuncia os falsos mestres.
fonte [...] névoas
2 Pedro 2:17
Ambas as metáforas se referem à incapacidade dos falsos mestres de prover a "liberdade" que prometem (2 Pedro 2:19).
Nota
2 Pedro 2:15-21
Veja Efésios 1:4,5,11.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Pedro 2:17-22
A palavra da verdade é a água da vida que refresca as almas que a recebem, mas os enganadores disseminam e promovem o engano e permanecem vazios porque não há verdade neles. Como as nuvens impedem a luz do sol passar, assim estes escurecem o conselho com palavras em que não há verdade. vendo que tais homens aumentam as trevas neste mundo, é muito justo que a neblina das trevas seja a sua porção no vindouro. Eles falam de liberdade, mas são os escravos mais vis; suas próprias luxúrias ganham a vitória absoluta sobre eles, e na realidade estão escravizados. Quando os homens estão enredados, os vencem com facilidade; portanto, os cristãos devem se manter próximos da Palavra de Deus e vigiar contra todos os que procurem confundi-los. O estado de apostasia é pior do que o estado de ignorância. Dar uma má informação sobre o bom caminho de Deus e uma falsa acusação contra o caminho da verdade, deve expor o pecador à condenação mais pesada.
Quão temível é o estado aqui descrito! Porém, ainda que tal caso seja deplorável, não está totalmente desprovido de esperança; o leproso pode ser limpo e até o morto pode ser ressuscitado. O teu desvio te causa pesar? Crê no Senhor Jesus e serás salvo.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 320

Atos dos Apóstolos, Pág. 535
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Ao que desfalece devia o amigo mostrar compaixão; mesmo ao que abandona o temor do Todo-Poderoso. 15 Meus irmãos houveram-se aleivosamente, como um ribeiro, como a torrente dos ribeiros que passam, 16 os quais se turvam com o gelo, e neles se esconde a neve; 17 no tempo do calor vão minguando; e quando o calor vem, desaparecem do seu lugar. Jó 6:14-17 3 E os seus nobres mandam os seus inferiores buscar água; estes vão às cisternas, e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios; ficam envergonhados e confundidos, e cobrem as suas cabeças. Jeremias 14:3 4 Que te farei, ó Efraim? que te farei, ó Judá? porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho que cedo passa. Oséias 6:4 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Judas 1:12,13 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Efésios 4:14 4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; 2 Pedro 2:4 12 mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 8:12 13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 22:13 30 E lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 25:30 6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Judas 1:6,13