Comentário Bíblico
Adventista
Aquele que crê - (cba)
1 João 5:10
Ou, aquele que continuamente crê que Cristo é o Filho de Deus. Aquele que tem uma convicção transitória e flutuante não pode exigir o cumprimento dessa promessa ou dizer que ela está invalidada.
No - (cba)
1 João 5:10
Do gr. eis, “em" João usa essa preposição específica, com a palavra “crer" com mais frequência do que todos os outros escritores do NT juntos. Essa crença é uma forma de se aproximar de Cristo em firme confiança sobre a verdade do testemunho de Deus, portanto, tendo fé na obra redentora do Salvador (cf. com. de João 1:12).
Em si - (cba)
1 João 5:10
Aquele que tem uma fé viva em Jesus terá um testemunho íntimo quanto à validade dessa crença. Saberá, por experiência pessoal, que Jesus é tudo o que as Escrituras dizem sobre Ele. Essa crença não é facilmente derrubada; pode resistir aos piores ataques do inimigo.
E necessário recordar ao mesmo tempo que é perigoso confiar exclusivamente em sentimentos como a nossa relação com Deus. Com frequência, haverá momentos em que nos sentiremos confiantes em nossa comunhão com o Senhor, porém, também haverá dias quando a dúvida nos assaltará. Em tais ocasiões, o Senhor prometeu estar especialmente perto de Seus filhos (Isaías 43:2). Devemos, portanto, apegar-nos com todas nossas forças a Deus, mesmo quando os sentimentos nos digam o contrário. A vida cristã deve se basear em princípios, não em sentimentos (Tl, 167). À medida que a fé se fortalece, o testemunho em nosso coração é fortalecido também (1 João 3:24).
- 2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 João 3:24
Que não dá crédito a Deus - (cba)
1 João 5:10
Poderíamos ter esperado João dizer: “não crê no Filho de Deus", como a negativa de sua declaração anterior, mas o apóstolo é mais profundo, uma vez que ele sabe que a recusa em aceitar o testemunho do Pai acerca de seu Filho é uma recusa a crer em Deus (cf. 1 João 2:22,23). Em sua forma penetrante, João analisou a natureza última de toda descrença que é a rejeição inclusive do Pai.
Mentiroso - (cba)
1 João 5:10
Não que o homem possa fazer Deus mentir, mas ele pode fazê-Lo passar por mentiroso ao afirmar que o testemunho de Deus não é verdadeiro.
Porque não crê - (cba)
1 João 5:10
Literalmente, “porque ele não tem crido". Uma clara repetição de que os que descreem e rejeitam a divindade de Cristo são culpados. João desvenda, assim, a verdadeira natureza de toda a descrença.
Testemunho - (cba)
1 João 5:10
Do gr. marturia, "testemunhar".
Dá - (cba)
1 João 5:10
Do gr. manured, “testemunhar", "dar testemunho". Manured ocorre sete vezes, e marturia, seis vezes no texto original (ver com. de 1 João 5:7); destas, 11 vezes estão em 1 João 5:6-11. O tempo verbal, tanto em grego como em português, indica que a referência é a testemunha de Deus no passado, cujo efeito ainda continua.
- 7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 1 João 5:7 6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. 7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam. 9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou - 10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. - 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 1 João 5:6-11
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 5:6-13
O testemunho convicto de que quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna.
Nota
1 João 5:10-13
0 testemunho de que quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna. Jesus habita naqueles que creem nele e, por meio de sua presença, os cristãos têm segurança e experimentam a vida eterna hoje (sobre a SEGURANÇA cristà de salvação, ver João 3:14; João 5:22; Romanos 8:31-39)
- 14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; João 3:14 22 Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, João 5:22 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? 33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós; 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:31-39
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 5:9-12
Nada pode ser mais absurdo que a conduta daqueles que duvidam da verdade do cristianismo, enquanto nos assuntos comuns da vida não vacilam em proceder baseados no testemunho humano, e consideram desajuizados aqueles que não agem como eles. O verdadeiro cristão tem enxergado a sua culpa e miséria e a sua necessidade de um Salvador assim. Tem visto o quão adequado é o tal Salvador para todas as suas necessidades e circunstâncias espirituais. Tem encontrado e sentido o poder da Palavra e da doutrina de Cristo, tornando humilde, curando, vivificando e consolando a sua alma. Tem uma nova disposição e novos deleites, e não é o mesmo homem que foi anteriormente. Entretanto, ainda encontra um conflito consigo mesmo, com o pecado, com a carne, o mundo e as potestades malignas. Para resistir a estes, encontra a força da fé em Cristo, que pode vencer o mundo e seguir viagem para um mundo melhor. Tal é a segurança que o crente tem no Evangelho: tem em si mesmo um testemunho que acaba com toda a dúvida sobre o tema, salvo nas horas em que enfrenta as trevas ou os conflitos, que não podem tirá-lo de sua fé nas principais verdades do Evangelho.
Aqui está o que torna o pecado do incrédulo tão espantoso: o pecado da incredulidade. Ele trata a Deus como mentiroso porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. Em vão o homem alega que crê no testemunho de Deus em relação a outros fatos, enquanto o rejeita neste. O que se recusa a confiar e a honrar a Cristo como Filho de Deus, o que desdenha submeter-se ao seu ensino como Profeta, a confiar em sua expiação e intercessão como grande Sumo Sacerdote ou obedecê-lo como Rei, está mono em pecado sob a condenação; uma moral aparente, conhecimentos, formas, noções ou confianças de nada lhe servirão.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 1 João 5:1 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 14 O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto. Salmos 25:14 32 Porque o perverso é abominação para o Senhor, mas com os retos está o seu segredo. Provérbios 3:32 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Romanos 8:16 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3 19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; 2 Pedro 1:19 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. 28 também lhe darei a estrela da manhã. Apocalipse 2:17,28 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 1 João 1:10 19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? Números 23:19 25 Se não é assim, quem me desmentirá e desfará as minhas palavras? Jó 24:25 1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? Isaías 53:1 18 Por que é perpétua a minha dor, e incurável a minha ferida, que se recusa a ser curada? Serás tu para mim como ribeiro ilusório e como águas inconstantes? Jeremias 15:18 33 Mas o que aceitar o seu testemunho, esse confirma que Deus é verdadeiro. João 3:33 38 e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou. João 5:38 12 Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; Hebreus 3:12 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 33 Mas o que aceitar o seu testemunho, esse confirma que Deus é verdadeiro. João 3:18,33