Comentário Bíblico
Adventista
O Espírito - (cba)
1 João 5:8
O apóstolo agora recapitula seu testemunho, mas coloca o Espírito no topo da lista. Quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo, na forma de uma pomba, testemunhou a João que aquele que fora batizado era o Messias divinamente designado, e o próprio Deus proclamou o louvor ao Seu Filho (Mateus 3:16,17). Quando Cristo derramou Seu sangue na cruz, Seu porte nobre e calma dignidade, auxiliado pela escuridão sinistra e o terremoto, impressionaram os espectadores com Sua divindade (Mateus 27:45-54). Assim, o Espírito operava com os eventos representados pela água e pelo sangue (ver com. de 1 João 5:6) para afirmar que Jesus era o Filho de Deus.
- 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele; 17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3:16,17 45 E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona. 46 Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? 47 Alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Ele chama por Elias. 48 E logo correu um deles, tomou uma esponja, ensopou-a em vinagre e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber. 49 Os outros, porém, disseram: Deixa, vejamos se Elias vem salvá-lo. 50 De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito. 51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam, 52 os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados; 53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. 54 ora, o centurião e os que com ele guardavam Jesus, vendo o terremoto e as coisas que aconteciam, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era filho de Deus. Mateus 27:45-54 6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. 1 João 5:6
E os três são unânimes - (cba)
1 João 5:8
Literalmente, “os três são apenas um”, ou seja, as três testemunhas têm o mesmo objetivo: dar testemunho da divindade de Cristo, para que as pessoas cressem nEle e fossem salvas. Foi com este propósito que João escreveu seu evangelho (João 20:31).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 5:6-13
O testemunho convicto de que quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna.
testificam
1 João 5:8
Sobre quem é Jesus (1 João 1:1-3; 1 João 5:11).
- 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada); 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:1-3 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 1 João 5:11
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 5:6-8
Estamos corrompidos por dentro e por fora; por dentro pelo poder e pela contaminação do pecado em nossa natureza. A nossa limpeza interior está em Cristo Jesus e por meio dEle; esta é a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo.
Alguns pensam que aqui estão representados os dois sacramentos: o batismo com água, como sinal externo da regeneração e da purificação pelo Espírito Santo, da contaminação do pecado; e a ceia do Senhor, como sinal externo do derramamento do sangue de Cristo, e de recebê-lo por fé para perdão e justificação. Estas duas maneiras de limpar-se estavam representadas nos antigos sacrifícios e lavagens cerimoniais.
A água e o sangue incluem tudo o que é necessário para a nossa salvação. Nossas almas são lavadas e purificadas pela água, para o céu e para a habitação dos santos em luz. Pelo sangue de Cristo somos justificados, reconciliados e apresentados a Deus como justos. O Espírito purificador para a lavagem interior de nossa natureza é obtido pelo sangue, havendo sido satisfeita a maldição da lei. A água e o sangue fluíram do lado traspassado do Redentor sacrificado. Ele amava a Igreja e se deu por ela para santificá-la e limpá-la pela lavagem da água pela Palavra; para apresentá-la para si como uma Igreja gloriosa (Efésios 5:25-27). Isto foi feito pelo Espírito de Deus e por Ele, conforme a declaração do Salvador. Ele é o Espírito de Deus e não pode mentir.
Três deram testemunho das doutrinas da pessoa de Cristo e da sua salvação. O Pai, através de uma voz do céu, declarou que Jesus era o seu Filho amado. A Palavra declara que Ele e o Pai eram Um, e que quem vê a Ele, vê o Pai. O Espírito Santo também desceu do céu e pousou em Cristo em seu batismo; Ele dera testemunho de Cristo por meio de todos os profetas, e deu testemunho de sua ressurreição e ofício de mediador pelo dom de poderes milagrosos aos apóstolos. Se esta passagem cita ou não a doutrina da Trindade em unidade, continua sendo igualmente firme e certa.
Houve três testemunhos para a doutrina ensinada pelos apóstolos a respeito da pessoa e da salvação de Cristo.
1. O Espírito Santo: Viemos ao mundo com uma disposição carnal corrupta, que é inimizade contra Deus. O fato disto ser eliminado pela regeneração e pela nova criação de almas pelo Espírito Santo é um testemunho do Salvador.
2. A água: estabelece a pureza e o poder purificador do Salvador. A pureza e a santidade atual e ativa de seus discípulos estão representadas pelo batismo.
3. O sangue que Ele derramou: este foi nosso resgate, isto testifica de Jesus Cristo; selou e pôs fim aos sacrifícios do Antigo Testamento. Os benefícios alcançados por seu sangue provam que Ele é o Salvador do mundo. Não é de se estranhar que quem rejeita esta evidência seja julgado por blasfemar do Espírito de Deus. Os três testemunhos são para um único e idêntico propósito; concordam em uma mesma coisa.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 1 João 5:7 6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. 1 João 5:6 26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; 28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. Mateus 26:26-28 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19 26 Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; João 15:26 16 O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; Romanos 8:16 4 Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, Hebreus 6:4 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Atos 2:2-4 22 o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações. 2 Coríntios 1:22 12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Hebreus 13:12 21 que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo, 1 Pedro 3:21 56 Porque contra ele muitos depunham falsamente, mas os testemunhos não concordavam. Marcos 14:56 15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Atos 15:15
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
