Comentário Bíblico
Adventista
Inveja e sentimento faccioso - (cba)
Tiago 3:16
Ver com. de Tiago 3:14.
Confusão - (cba)
Tiago 3:16
Do gr. akatastasia, “estado de desordem”, “inquietação” (comparar com Tiago 1:8; Tiago 3:8). O egoísmo no lar ou na igreja sempre gera instabilidade, que por sua vez traz infelicidade e confusão. Sendo assim, a sabedora que não vem “do alto” finalmente revelará sua verdadeira natureza por seu fruto.
- 8 homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:8 8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Tiago 3:8
Ruins - (cba)
Tiago 3:16
Do gr. phaulos, “inútil". Um plano que nasce do egoísmo e é motivado por um espírito de contenda finalmente fracassará devido a sua própria debilidade. O pecado e o egoísmo nunca produzem harmonia.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Escalando no Tribunal
Tiago 3:15-16
Ver Hebreus 12:15. Aquele que abre seu coração às sugestões do inimigo, aceitando más suspeitas e nutrindo ciúme, freqüentemente interpreta mal esta mente maligna, chamando-a de especial previsão, discriminação ou discernimento ao detectar a culpa e sondar os motivos malignos dos outros. Ele considera que um presente precioso foi concedido a ele; e ele se afasta dos próprios irmãos com quem deve estar em harmonia; ele sobe na cadeira de juiz e fecha seu coração contra aquele que ele supõe estar errado, como se ele próprio estivesse acima da tentação. Jesus se separa dele e o deixa caminhar nas fagulhas de seu próprio graveto.
Não deixe ninguém entre vocês se gloriar mais contra a verdade, declarando que esse espírito é uma consequência necessária de lidar fielmente com os malfeitores e de permanecer na defesa da verdade. Essa sabedoria tem muitos admiradores, mas é muito enganosa e prejudicial. Não vem de cima, mas é fruto de um coração não regenerado. Seu originador é o próprio Satanás. Que nenhum acusador de outros credite a si mesmo com discernimento; pois assim fazendo ele reveste os atributos de Satanás com as vestes da justiça. Eu invoco vocês, meus irmãos, para purificar o templo da alma de todas essas coisas que contaminam; pois são raízes de amargura.
Quão verdadeiras são as palavras do apóstolo: “Onde há inveja e contenda, aí há confusão e toda obra má”. Uma pessoa em uma instituição ou em uma igreja que dá rédea solta a pensamentos indelicados ao falar mal dos irmãos, pode despertar as piores paixões do coração humano e espalhar um fermento do mal que operará em todos os que se associarem com ele. Desse modo, o inimigo de toda justiça obtém a vitória, e o resultado de sua obra é anular a oração do Salvador ao implorar que Seus discípulos fossem um como Ele é um com o Pai ( The Review and Herald, março 12, 1895 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 3:13-18
Estes versículos mostram a diferença entre os homens que pretendem ser sábios e os que realmente o são. O que pensa ou fala bem não é sábio em relação às Escrituras, se não viver e agir bem. A verdadeira sabedoria pode ser conhecida pela mansidão do espírito e do temperamento. Os que vivem em maldade, inveja e contenção, vivem em confusão; e estão obrigados a ser provocados e precipitados em toda a má obra. Tal sabedoria não vem do alto, mas brota de princípios, ações ou motivos terrenos, e está dedicada a servir propósitos terrenos. Aqueles que se orgulham de uma sabedoria assim devem cair na condenação do Diabo. A sabedoria celestial, descrita pelo apóstolo Tiago, é próxima ao amor cristão, descrito pelo apóstolo Paulo; e ambos são descritos assim para que todo homem possa provar plenamente a realidade de seus ganhos nelas. Não tem disfarce nem engano. Não pode cair nos enganos que o mundo considera sábios, que são astutos e mal intencionados, porém é sincera, aberta, constante, uniforme e coerente consigo mesma.
Que a pureza, a paz, a bondade, a docilidade e a misericórdia sejam vistas em todas as nossas atitudes e que os frutos da justiça abundem em nossa vida, provando que Deus nos tem outorgando este excelente dom.
- Veja também

Vidas Que Falam, Pág. 102

Filhas de Deus, Pág. 22

Patriarcas e Profetas, Pág. 385

Este Dia com Deus, Pág. 50
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Tiago 3:14 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 1 Coríntios 3:3 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, Gálatas 5:20 9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:9 29 A cidade encheu-se de confusão, e todos à uma correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem. Atos 19:29 33 porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, 1 Coríntios 14:33 12 não sendo como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. 1 João 3:12 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; Romanos 2:8 20 Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero, e que eu seja achado por vós qual não me quereis; que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; 2 Coríntios 12:20