Comentário Bíblico
Adventista
Não devias ter parado - (cba)
Obadias 1:14
O crime aqui parece ser o assassinato dos que conseguiram escapar ou entregar os que sobraram de Judá ao cativeiro. Como vizinhos de Judá, os edomitas, sem dúvida, conheciam melhor as rotas de fuga do que os babilônios.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Obadias 1:1-16
Esta profecia é contra Edom. A sua destruição parece ter sido uma tipificação, como a rejeição de Esaú, seu pai, e refere-se à destruição dos inimigos do Evangelho.
Observemos a predição do êxito desta guerra; Edom será saqueado e derribado. Todos os inimigos da Igreja de Deus se decepcionarão com as coisas em que se firmaram. Deus pode facilmente abater a todos aqueles que magnificam e exaltam-se a si mesmos; e o fará.
A segurança carnal prepara o homem para a ruína, e faz com que a ruína seja ainda pior quando chega. Os tesouros da terra não podem ser acumulados com segurança, porque os ladrões podem entrar e roubar; portanto, uma atitude sábia de nossa parte é acumular tesouros nos céus. Aqueles que depositam a sua confiança na carne mortal, armam-na contra si mesmos. O Deus de nosso pacto jamais nos enganará, porém, se confiamos nos homens a quem nos juntamos, podemos sair feridos e desonrados.
É justo que Deus negue o entendimento, para que mantenha fora de perigo aqueles que não utilizam o entendimento para estarem distanciados do pecado. Toda a violência e toda a injustiça são pecados. Porém, a violência se torna demasiadamente agravada quando é exercida contra aqueles que são parte do povo de Deus. A sua conduta bárbara contra Judá e Jerusalém foi carregada contra eles. Ao pensarmos em nós mesmos, é bom que consideremos aquilo que deveríamos fazer; e que comparemos aquilo que devemos fazer, com a regra bíblica. O pecado, assim contemplado no espelho do mandamento, parecerá excessivamente pecaminoso. Aqueles que são observadores pacíficos dos problemas de seu próximo, quando poderiam ser ajudadores ativos, têm muito pelo que responder. Aqueles que pensam que se enriquecem com a ruína do povo de Deus, na realidade empobrecem. E aqueles que chamam seu, a tudo aquilo em que são capazes de colocar as suas mãos em épocas de calamidades, enganam-se. Ainda que o juízo comece pela casa de Deus, não terminará ali. Que os crentes sofredores e os insolentes opressores saibam que os problemas dos justos logo se findarão, porém os dos ímpios serão eternos.
|
- Análise em Cadeia 6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Gaza, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque levaram cativo todo o povo para o entregarem a Edom. 9 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Tiro, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque entregaram todos os cativos a Edom, e não se lembraram da aliança dos irmãos. Amós 1:6,9 8 e não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso. Salmos 31:8 12 Mas tu não devias olhar com prazer para o dia de teu irmão no dia do seu desterro, nem alegrar-te sobre os filhos de Judá no dia da sua ruína, nem falar arrogantemente no dia da tribulação; Obadias 1:12 3 Levantemo-nos, e subamos a Betel; ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei. Gênesis 35:3 3 para lhe dizerem: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia e de vitupérios, e de blasfêmias, porque chegados são os filhos ao parto, e força não há para os dar à luz. Isaías 37:3 7 Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela. Jeremias 30:7 3 Dá conselhos, executa juízo; põe a tua sombra como a noite ao pino do meio-dia; esconde os desterrados, e não traias o fugitivo. 4 Habitem entre vós os desterrados de Moabe; serve-lhes de refúgio perante a face do destruidor. Quando o homem violento tiver fim, e a destruição tiver cessado, havendo os opressores desaparecido de sobre a terra, Isaías 16:3,4