Comentário Bíblico
Adventista
Então - (cba)
Mateus 24:23
Após a “grande tribulação” de Mateus 24:21,22. O aviso de Mateus 24:23-28 se aplica especificamente aos últimos dias da história da Terra e foi "dado como um sinal da segunda vinda” (cf. DTN, 631). Um aviso semelhante já havia sido dado em Mateus 24:4,5, mas foi estabelecido principalmente “como um dos sinais da destruição de Jerusalém” (DTN, 631) e foi cumprido antes da queda daquela cidade, em 70 d.C. Mas o mesmo aviso, repetido em Mateus 24:23-28, foi dado para “aqueles que vivem nesta época do mundo”, pois agora, “em linguagem inequívoca, o Senhor fala de Sua segunda vinda, e Ele dá aviso de perigos que hão de preceder Seu advento ao mundo” (DTN, 628, 631).
- 21 porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. 22 E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. Mateus 24:21,22 23 Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; 24 porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25 Eis que de antemão vo-lo tenho dito. 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem. 28 Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Mateus 24:23-28 4 Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. 5 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. Mateus 24:4,5
Vos - (cba)
Mateus 24:23
Jesus Se dirige aos discípulos a respeito dos eventos no fim dos tempos, como representantes dos crentes que vivem no tempo do fim.
Cristo - (cba)
Mateus 24:23
Ver com. de Mateus 1:1.
Não acrediteis - (cba)
Mateus 24:23
Ver com. de Mateus 24:4,5.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Como Conhecer um Falso Cristo
Mateus 24:23-24
Ver Mateus 7:20,21; Isaías 8:20; Marcos 13:21,22; Lucas 21:8; João 10:2-5; João 15:10; 1 João 2:4. Precisamos estar ancorados em Cristo, arraigados e alicerçados na fé. Satanás trabalha por meio de agentes. Ele seleciona aqueles que não têm bebido das águas vivas, cujas almas estão sedentas por algo novo e estranho, e que estão sempre prontos para beber em qualquer fonte que se apresente. Serão ouvidas vozes, dizendo: "Eis aqui o Cristo" ou "Eis aí"; mas não devemos acreditar neles. Temos evidência inequívoca da voz do Verdadeiro Pastor, e Ele está nos chamando para segui-Lo. Ele diz: “Tenho guardado os mandamentos de meu Pai”. Ele conduz Suas ovelhas no caminho da obediência humilde à lei de Deus, mas nunca as encoraja na transgressão dessa lei.
- 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7:20,21 20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. Isaías 8:20 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. 22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. Marcos 13:21,22 8 Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. Lucas 21:8 2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora. 4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; 5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. João 10:2-5 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. João 15:10 4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; 1 João 2:4
“A voz do estranho” é a voz de quem não respeita nem obedece à santa, justa e boa lei de Deus. Muitos têm grandes pretensões à santidade e se gabam das maravilhas que realizam ao curar os enfermos, quando não consideram este grande padrão de justiça. Mas pelo poder de quem essas curas são operadas? Os olhos de qualquer uma das partes estão abertos para suas transgressões da lei? e assumem sua posição como filhos humildes e obedientes, prontos para obedecer a todos os requisitos de Deus? João testifica dos professos filhos de Deus: “Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e a verdade não está nele”.
Ninguém precisa ser enganado. A lei de Deus é tão sagrada quanto Seu trono, e por ela todo homem que vier ao mundo deve ser julgado. Não há outro padrão pelo qual testar o caráter. “Se eles não falarem de acordo com esta palavra, é porque não há luz neles.” Agora, deve o caso ser decidido de acordo com a Palavra de Deus, ou as pretensões do homem serão creditadas? Diz Cristo: “Pelos seus frutos os conhecereis”. Se aqueles por meio de quem as curas são realizadas estão dispostos, por causa dessas manifestações, a desculpar sua negligência da lei de Deus e continuar na desobediência, embora tenham poder em toda e qualquer extensão, não se segue que tenham o grande poder de Deus. Pelo contrário, é o poder milagroso do grande enganador. Ele é um transgressor da lei moral, e emprega todo artifício que pode dominar para cegar os homens ao seu verdadeiro caráter. Somos avisados de que nos últimos dias ele operará com sinais e prodígios de mentira. E ele continuará essas maravilhas até o fim do tempo de graça, para que possa apontá-las como evidência de que ele é um anjo de luz e não de trevas.
Irmãos, devemos ter cuidado com a pretensa santidade que permite a transgressão da lei de Deus. Não podem ser santificados aqueles que pisam essa lei e se julgam por um padrão de sua própria concepção ( The Review and Herald, 17 de novembro de 1885 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 24:4-28
Os discípulos perguntaram acerca dos tempos. Quando serão estas coisas? Cristo não lhes respondeu esta pergunta, mas eles também haviam perguntado: Qual será o sinal? Ele respondeu esta pergunta completamente. A profecia trata primeiro os acontecimentos mais próximos: a destruição de Jerusalém, o fim do estado judeu, o chamado aos gentios e o estabelecimento do reino de Cristo no mundo; mas também contempla o juízo geral; fala também sobre o que deve acontecer em breve, com mais detalhes. O que Cristo disse aqui a seus discípulos, tendia mais a incitar a cautela que a satisfazer sua curiosidade; mais a prepará-los para os acontecimentos que sucederiam, do que a dar-lhes uma idéia clara dos já ocorridos. Este é o bom entendimento dos tempos que todos devemos almejar, para disto inferir o que Israel deve fazer.
Nosso Salvador adverte a seus discípulos que se acautelem contra os falsos mestres. Anuncia guerras e grandes comoções entre as nações. Desde o tempo em que os judeus rejeitaram a Cristo e Ele deixou a sua casa desolada, a espada nunca tem se apartado deles. Observe o que acontece por se rejeitar o Evangelho. Aqueles que não ouvirem os mensageiros da paz, será feito com que ouçam os mensageiros da guerra. Aqueles que mantém o seu coração confiando em Deus se mantém em paz e não se assustam. É contrário a mente de Cristo que seu povo tenha seus corações perturbados mesmo em tempos turbulentos.
Quando olhamos adiante e vemos a miséria eterna que está diante dos obstinados que rejeitam a Cristo e seu Evangelho, podemos dizer na verdade: os maiores juízos terrenos são somente o princípio de dores. Que perseveremos até o fim. Nosso Senhor predisse a pregação do Evangelho em todo o mundo. O fim do mundo só virá quando o Evangelho tiver realizado a sua obra.
Cristo anuncia a ruína que sobrevirá ao povo judeu; e o que disse aqui servirá para a conduta e o consolo de seus discípulos. Se Deus abre uma porta de escape, devemos passar por ela; caso contrário, não confiamos em Deus, mas o tentamos. Em tempos de transtornos públicos, os discípulos de Cristo devem estar orando muito; isso nunca é inoportuno, mas toma-se especialmente oportuno quando somos angustiados por todos os lados. Mesmo que devamos aceitar aquilo que Deus envie, ainda assim devemos orar contra os sofrimentos; e algo que prova muito ao homem bom é ser retirado do serviço e adoração solenes a Deus no dia de repouso, por causa de algum outro trabalho ou necessidade. Aqui há uma palavra de consolo, que por amor aos eleitos estes dias serão abreviados, em relação ao que conceberam seus inimigos. Estes teriam destruído a todos, se Deus, que usou estes inimigos para servir aos seus propósitos, não tivesse colocado limite à ira deles.
Cristo anuncia a rápida difusão do Evangelho no mundo. É visto simplesmente como o raio. Cristo pregou o seu Evangelho abertamente. os romanos eram como águias, e a insígnia de seus exércitos era a águia. Quando um povo, por seu pecado, se torna como asquerosos esqueletos, nada pode ser esperado, senão que Deus envie inimigos para destruí-lo. Isto é muito aplicável ao dia do juízo, à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo nesse dia (2 Tessalonicenses 2:1,2). Sejamos diligentes para fazer segura a nossa eleição e vocação; deste modo, poderemos saber que nenhum inimigo nem enganador prevalecerá contra nós.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 525

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 631

E Recebereis Poder, Pág. 128

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 193

E Recebereis Poder, Pág. 340

Nos Lugares Celestiais, Pág. 361

Cuidado de Deus, Pág. 363
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Se se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, 2 e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses - deuses que nunca conhecestes - e sirvamo-los! 3 não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Deuteronômio 13:1-3 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. Marcos 13:21 23 Dir-vos-ão: Ei-lo ali! ou: Ei-lo aqui! não vades, nem os sigais; 24 pois, assim como o relâmpago, fuzilando em uma extremidade do céu, ilumina até a outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Lucas 17:23,24 8 Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. Lucas 21:8 43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis. João 5:43
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 525

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 631

E Recebereis Poder, Pág. 128

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 193

E Recebereis Poder, Pág. 340

Nos Lugares Celestiais, Pág. 361

Cuidado de Deus, Pág. 363