Comentário Bíblico
Adventista
Rogou-Lhe encarecidamente - (cba)
Marcos 5:10
O demônio assumiu então a atitude de um suplicante por misericórdia. É possível que temesse por sua vida (ver com. de Marcos 1:24).
Para fora do país - (cba)
Marcos 5:10
Lucas diz “sair para o abismo” (Lucas 8:31). A palavra grega traduzida por “abismo” é abussos (ver com. de Apocalipse 20:1). Na LXX, em Gênesis 1:2 e Gênesis 7:11, abussos equivale ao heb. tehom, traduzido em português como "abismo” (ver com. de Gênesis 1:2). Na LXX, em Jó 28:14, o termo equivale a "mar”, e em Deuteronômio 8:7 (ARC) e Salmos 71:20, a “abismos” da terra. Em Romanos 10:7, “abismo” é utilizado para descrever o lugar dos “mortos”, especialmcnte em referência à morte de Cristo. Em Apocalipse 9:2,11; Apocalipse 11:7; Apocalipse 17:8; Apocalipse 20:1,3, abussos é traduzido como “poço do abismo” ou, simplesmente, “abismo”. Usado como adjetivo no grego clássico, a palavra significa “sem fundo” ou “infinito”. Quando usada com referência a seres inteligentes, abussos parece significar isolamento de outros seres e a incapacidade de escapar da situação, como a de um ser humano na morte ou confinado a uma cela solitária.
- 31 E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo. Lucas 8:31 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Apocalipse 20:1 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Gênesis 1:2 11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram, Gênesis 7:11 14 O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo. Jó 28:14 7 Porque o Senhor teu Deus te está introduzindo numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de nascentes, que brotam nos vales e nos outeiros; Deuteronômio 8:7 20 Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra. Salmos 71:20 7 ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos). Romanos 10:7 2 E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 11 Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom. Apocalipse 9:2,11 7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. Apocalipse 11:7 8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir. Apocalipse 17:8 1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:1,3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Marcos 5:1-20
Alguns pecadores abertamente mal intencionados, são como este endemoninhado. Os mandamentos da lei mosaica são como cadeias e grilhões, para refrear os pecadores em seus maus caminhos. Porém eles despedaçam estes freios, e esta é uma das provas do poder do Diabo que opera neles.
Uma legião de soldados era composta por seis mil homens ou mais. Quantas multidões de espíritos caídos devem existir, sendo todos eles inimigos tanto de Deus quanto do homem, e nesta passagem é relatado que havia uma legião em um único pobre homem infeliz! Há muitos que se levantam contra nós. Não somos adversários capazes de enfrentar os nossos inimigos espirituais com a nossa própria força, porém no Senhor, e com o poder de sua força, seremos capazes de resistir a eles, mesmo havendo legiões.
Quando o transgressor mais vil é liberto da escravidão do Diabo pelo poder do Senhor Jesus Cristo, senta-se contente aos pés de seu Libertador e ouve a sua Palavra, que liberta os infelizes escravos de Satanás, e conta-os entre os seus santos e os seus servos.
Quando o povo soube que os seus porcos haviam-se perdido, o Senhor Jesus Cristo já não lhes foi tão agradável. A paciência e a misericórdia podem ser vistas até mesmo nas medidas corretivas, pelas quais os homens perdem os seus pertences, porém salvam a sua vida, e são advertidos a que busquem a salvação de sua alma.
O homem proclamou com júbilo as grandes coisas que Jesus havia feito por ele. Todos os homens se maravilharam, porém poucos o seguiram. Muitos que não possuem outra reação senão maravilhar-se por causa das obras do Senhor Jesus Cristo, não se apegam a Ele como deveriam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 E ele lho permitiu. Saindo, então, os espíritos imundos, entraram nos porcos; e precipitou-se a manada, que era de uns dois mil, pelo despenhadeiro no mar, onde todos se afogaram. Marcos 5:13 22 E os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: Ele está possesso de Belzebu; e: É pelo príncipe dos demônios que expulsa os demônios. Marcos 3:22