Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ore e nunca se surpreenda - O Senhor está disposto a fazer grandes coisas por nós. Não obteremos a vitória por meio de números, mas por meio da entrega total da alma a Jesus. Devemos avançar em Sua força, confiando no poderoso Deus de Israel. Há uma lição para nós na história do exército de Gideão .... O Senhor está igualmente disposto a trabalhar por meio de esforços humanos agora e realizar grandes coisas por meio de instrumentos fracos. É essencial ter um conhecimento inteligente da verdade; pois de que outra forma poderíamos enfrentar seus adversários astutos? A Bíblia deve ser estudada, não apenas paraas doutrinas que ensina, mas para suas lições práticas. Você nunca deve se surpreender, nunca deve ficar sem sua armadura. Esteja preparado para qualquer emergência, para qualquer chamada de serviço. Esteja esperando, vigiando cada oportunidade de apresentar a verdade, familiarizado com as profecias, familiarizado com as lições de Cristo. Mas não confie em argumentos bem preparados. O argumento por si só não é suficiente. Deus deve ser buscado de joelhos; você deve ir ao encontro do povo por meio do poder e da influência de Seu Espírito. Aja prontamente. Deus gostaria de vocês, homens minúsculos, como o eram os homens que compunham o exército de Gideão. Muitas vezes os ministros são muito precisos, muito calculistas. Enquanto se preparam para fazer uma grande obra, a oportunidade de fazer uma boa obra passa sem ser aproveitada. O ministro se move como se todo o fardo repousasse sobre ele mesmo, um pobre homem finito, quando Jesus o carrega e também seu fardo. Irmãos, confiem menos em si mesmos e mais em Jesus ( The Review and Herald, 1º de julho de 1884 ).
Juízes 7:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 7:1-8
Deus provê que o louvor pela vitória seja totalmente seu, ao designar somente trezentos homens para a luta.
A atividade e a prudência vão junto com a dependência de Deus, para que Ele nos socorra em nossas justas tarefas. Quando Deus vê que os homens não estão de acordo com Ele e, por incredulidade, não realizarão a sua obra, ou que, por orgulho desejarão colocar-se contra Ele, põe-nos de lado e realiza a sua obra com outros instrumentos. Muitos encontrarão pretextos para desertar a causa e escapar da cruz. Porém, ainda que uma sociedade religiosa possa, deste modo, reduzir-se em número, não obstante ganhará em pureza, e pode esperar uma bênção maior da parte do Senhor. Deus escolhe os que estão não somente bem envolvidos, mas zelosamente envolvidos e desejosos de coisas boas.
Não murmuraram pela liberdade dos demais que foram despedidos. Ao cumprir os deveres requeridos por Deus, não devemos considerar o progresso ou o atraso dos demais nem o que fazem, mas o que Deus espera de nossas mãos. É raro encontrar uma pessoa que possa tolerar que os demais a superem em dons, bênçãos ou liberdade; de maneira que podemos dizer que é pela graça especial de Deus que consideramos o que o Senhor nos diz e não olhamos o que fazem os homens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Quando eu tocar a trombeta, eu e todos os que comigo estiverem, tocai também vós as trombetas ao redor de todo o arraial, e dizei: Pelo Senhor e por Gideão! 19 Gideão, pois, e os cem homens que estavam com ele chegaram à extremidade do arraial, ao princípio da vigília do meio, havendo sido de pouco colocadas as guardas; então tocaram as trombetas e despedaçaram os cântaros que tinham nas mãos. 20 Assim tocaram as três companhias as trombetas, despedaçaram os cântaros, segurando com as mãos esquerdas as tochas e com as direitas as trombetas para as tocarem, e clamaram: A espada do Senhor e de Gideão! 21 E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército deitou a correr e, gritando, fugiu. 22 Pois, ao tocarem os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, e fugiram até Bete-Sita, em direção de Zererá, até os limites de Abel-Meolá, junto a Tabate. Juízes 7:18-22 6 Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. 1 Samuel 14:6 14 Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel. 15 Eis que farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e os moerás, e os outeiros tornarás como a pragana. 16 Tu os padejarás e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará; e tu te alegrarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. Isaías 41:14-16