Comentário Bíblico
Adventista
Orebe e Zeebe - (cba)
Juízes 7:25
Literalmente, “o corvo e o lobo”, nomes pitorescos para chefes do deserto. A rápida ação dos efraimitas possibilitou que impedissem a fuga de muitos midianitas que estavam tentando atravessar o Jordão nos vaus inferiores. Perseguidos pelas forças reagrupadas de Naftali, Aser e Manassés, com o Jordão de um lado e os efraimitas diante deles, muitos midianitas foram forçados a se render. Entre os cativos se encontravam dois príncipes, Orebe e Zeebe, que foram executados imediatamente. Para comemorar a vitória, os locais onde esses homens foram mortos receberam os nomes “penha de Orebe”, literalmente “penha do corvo”, e “lagar de Zeebe”, literalmente “lagar do lobo”. Esses nomes aparentemente ainda vigoravam quando o livro dos Juízes foi escrito vários anos depois. A “penha de Orebe” era conhecida ainda nos dias de Isaías (Isaías 10:26).
Dalém do Jordão - (cba)
Juízes 7:25
No lado leste, a área hoje chamada de Transjordânia. De acordo com Juízes 8:4, Gideão ainda não havia atravessado o Jordão. Por isso, alguns creem que os efraimitas capturaram Orebe e Zeebe depois que atravessaram o lado leste do rio e, em seguida levaram esses líderes cativos a Gideão, que ainda perseguia os midianitas que fugiam de Jezreel para o Jordão. A melhor explicação é que o autor de Juízes, tendo apresentado os efraimitas e a participação deles na batalha, desejava completar a narrativa a respeito deles e da contenda com Gideão antes de dar o longo relato da perseguição de Gideão aos midianitas, a leste do Jordão. Por esse motivo ele interrompeu o relato cronológico da batalha para falar sobre o ciúme dos efraimitas e como Gideão os acalmou. Em Juízes 8:4, o autor resumiu a história da batalha. O encontro de Gideão com os efraimitas poderia ter ocorrido depois que ele retornou da perseguição aos midianitas ou depois de ter cruzado o Jordão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 7:23-25
Dois dos principais comandantes das hostes de Midiã foram capturados e mortos pelos homens de Efraim. É desejável que todos nós façamos como eles, e onde for necessária ajuda, que esta seja pronta e voluntariamente dada uns aos outros. Quando começamos algo excelente e proveitoso, geralmente estamos dispostos a ter colaboradores para terminar e aperfeiçoar o que começamos e não, como às vezes acontece, atrapalharmo-nos uns aos outros.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Deus entregou na vossa mão os príncipes de Midiã, Orebe e Zeebe; que, pois, pude eu fazer em comparação ao que vós fizestes? Então a sua ira se abrandou para com ele, quando falou esta palavra. Juízes 8:3 11 Faze aos seus nobres como a Orebe e a Zeebe; e a todos os seus príncipes como a Zebá e a Zalmuna, 12 que disseram: Tomemos para nós as pastagens de Deus. Salmos 83:11,12 26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, que permanece até o dia de hoje. E o Senhor se apartou do ardor da sua ira. Por isso se chama aquele lugar até hoje o vale de Acor. Josué 7:26 26 E o Senhor dos exércitos suscitará contra ela um flagelo, como a matança de Midiã junto à rocha de Orebe; e a sua vara se estenderá sobre o mar, e ele a levantará como no Egito. Isaías 10:26 4 E Gideão veio ao Jordão e o atravessou, ele e os trezentos homens que estavam com ele, fatigados, mas ainda perseguindo. Juízes 8:4