Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os caminhos de Deus não são os nossos
Juízes 7:16-18
Ver Josué 6:2-5. É perigoso para os homens resistir ao Espírito da verdade, da graça e da justiça, porque suas manifestações não estão de acordo com suas idéias e não estão de acordo com seus planos metódicos. O Senhor trabalha a Sua própria maneira e de acordo com Seu próprio planejamento. Que os homens orem para que sejam privados de si mesmos e estejam em harmonia com o céu. Deixe-os orar: "Não a minha vontade, mas a tua, ó Deus, seja feita." Que os homens tenham em mente que os caminhos de Deus não são os seus caminhos, nem os Seus pensamentos são os seus pensamentos; pois Ele diz: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos do que os vossos pensamentos.” Na instrução que o Senhor deu a Gideão quando ele estava prestes a lutar com os midianitas - que ele deveria sair contra seus inimigos com um exército de trezentas trombetas, e carregando jarras vazias em suas mãos, e gritando: “A espada do Senhor e de Gideão” - esses homens precisos, metódicos e formais não veriam nada além de inconsistência e confusão. Eles recomeçariam com um protesto e resistência determinados. Eles teriam mantido longas controvérsias para mostrar a inconsistência e os perigos que acompanhariam a continuação da guerra de maneira tão extrema, e em seu julgamento finito eles declarariam todos esses movimentos como totalmente ridículos e irracionais. Quão não científicos, quão inconsistentes, eles teriam pensado os movimentos de Josué e seu exército na tomada de Jericó! ( Eles teriam mantido longas controvérsias para mostrar a inconsistência e os perigos que acompanhariam a continuação da guerra de maneira tão extrema, e em seu julgamento finito eles declarariam todos esses movimentos como totalmente ridículos e irracionais. Quão não científicos, quão inconsistentes, eles teriam pensado os movimentos de Josué e seu exército na tomada de Jericó! ( Eles teriam mantido longas controvérsias para mostrar a inconsistência e os perigos que acompanhariam a continuação da guerra de maneira tão extrema, e em seu julgamento finito eles declarariam todos esses movimentos como totalmente ridículos e irracionais. Quão não científicos, quão inconsistentes, eles teriam pensado os movimentos de Josué e seu exército na tomada de Jericó! (The Review and Herald, 5 de maio de 1896 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 7:16-22
O método usado para derrotar os midianitas pode ser tomado como exemplo da destruição do reino de Satanás no mundo, pela pregação do Evangelho, por tocar a trombeta e mostrar a luz que sai de vasos de barro, pois tais são os ministros do Evangelho (2 Coríntios 4:6,7). Deus escolheu o néscio deste mundo para confundir o sábio, um pão de cevada torrado para derrotar as tendas de Midiã, para que a excelência do poder seja somente dEle.
O Evangelho é uma espada, não na mão, mas na boca: a espada do Senhor e de Gideão; de Deus e de Jesus Cristo, do que se assenta no trono e do Cordeiro. Os ímpios costumam ser levados a vingar a causa de Deus sobre outros, sob o poder de seus enganos e a fúria de suas paixões, veja também como Deus frequentemente faz com que os inimigos da Igreja sejam instrumentos, para que se destruam uns aos outros; infelizmente, os amigos da Igreja às vezes atuam como eles.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Assim tocaram as três companhias as trombetas, despedaçaram os cântaros, segurando com as mãos esquerdas as tochas e com as direitas as trombetas para as tocarem, e clamaram: A espada do Senhor e de Gideão! Juízes 7:20 47 e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos. 1 Samuel 17:47 15 e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. 16 Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel. 17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor está convosco. 2 Crônicas 20:15-17