Comentário Bíblico
Adventista
Apregoa - (cba)
Juízes 7:3
A proclamação era uma parte do aviso que Moisés ordenou que fosse feito (Deuteronômio 20:5-9), convidando os medrosos a deixar as fileiras para que sua deserção no meio da batalha não levasse outros a fugir também. “Pelo fato de seu exército ser tão pequeno em comparação com o do inimigo, Gideão se abstivera de fazer a proclamação usual” (PP, 549). Muitos dos homens se alistaram por causa dos apelos de Gideão, mas eram temerosos e descrentes. Para que não fugissem quando a batalha começasse ou tomassem a glória da vitória para si mesmos, o Senhor pediu que fossem mandados de volta. Os dois terços que saíram constituem um triste comentário sobre a amplidão da idolatria que destruiu a fé de Israel em Deus.
Gileade - (cba)
Juízes 7:3
Alguns a tomam como uma interpretação errada de Gilboa, porque Gileade estava no lado leste do Jordão, longe da cena da batalha. No entanto, pode ser que havia ali uma montanha chamada Gileade, confinando o vale de Jezreel. Uma sugestão para este nome pode ser encontrada no nome de um ribeiro conhecido como Nahr el-Jalud.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cristo considera os laços de família
Juízes 7:2-3
Ver Deuteronômio 20:5-8. Que ilustração notável é esta do terno e misericordioso amor de Cristo! Aquele que instituiu as relações de vida e os laços de parentesco, fez provisão especial para que não fossem rompidos por demais. Ele não queria que ninguém saísse para a batalha contra sua vontade. Esta proclamação também estabelece de maneira convincente a influência que pode ser exercida por um homem que é deficiente em fé e coragem, e mostra ainda o efeito de nossos pensamentos e sentimentos sobre nosso próprio curso de ação ( The Signs of the Times, junho 30, 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 7:1-8
Deus provê que o louvor pela vitória seja totalmente seu, ao designar somente trezentos homens para a luta.
A atividade e a prudência vão junto com a dependência de Deus, para que Ele nos socorra em nossas justas tarefas. Quando Deus vê que os homens não estão de acordo com Ele e, por incredulidade, não realizarão a sua obra, ou que, por orgulho desejarão colocar-se contra Ele, põe-nos de lado e realiza a sua obra com outros instrumentos. Muitos encontrarão pretextos para desertar a causa e escapar da cruz. Porém, ainda que uma sociedade religiosa possa, deste modo, reduzir-se em número, não obstante ganhará em pureza, e pode esperar uma bênção maior da parte do Senhor. Deus escolhe os que estão não somente bem envolvidos, mas zelosamente envolvidos e desejosos de coisas boas.
Não murmuraram pela liberdade dos demais que foram despedidos. Ao cumprir os deveres requeridos por Deus, não devemos considerar o progresso ou o atraso dos demais nem o que fazem, mas o que Deus espera de nossas mãos. É raro encontrar uma pessoa que possa tolerar que os demais a superem em dons, bênçãos ou liberdade; de maneira que podemos dizer que é pela graça especial de Deus que consideramos o que o Senhor nos diz e não olhamos o que fazem os homens.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Assim continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? vá, e torne para casa, a fim de que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração. Deuteronômio 20:8 21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. Mateus 13:21 25 Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: 26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? 29 Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, 30 dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? 32 No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:25-33 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:14 8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte. Apocalipse 21:8 16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Mateus 20:16