Comentário Bíblico
Adventista
Nota Adicional a Josué 6 - (cba)
Josué 6:1-27
A história da conquista israelita de Canaã, tão notavelmente ilustrada na tomada de Jericó, apresenta um relato de destruição a fio da espada em larga escala. Até mesmo os cristãos mais comprometidos já se sentiram incomodados pelo relato, em especial porque os céticos tentaram provar, por esse motivo, que Deus tem sede de sangue e é desprovido de misericórdia.
Contudo, se determinados fatores são mantidos em mente, a narrativa da destruição assume um matiz diferente, e Deus se destaca por demonstrar tanto misericórdia quanto justiça ao lidar com os seres humanos.
O primeiro fato que se deve levar em conta é que todo aquele que peca contra Deus e se rebela contra Seu governo perde o direito à vida. No mundo, aque les que se rebelam e lutam contra o governo costumam ser declarados dignos de morte. Nenhum governo pode continuar a existir a menos que use todos os meios necessários para derrubar seus oponentes. Por analogia, é possível afirmar que o governo do universo de Deus não poderia continuar com sucesso se carecesse de um plano para, no futuro ou de imediato, eliminar a rebelião. Simplesmente manter os rebeldes em cheque não seria uma solução satisfatória, pois o mundo ou o universo ideal não pode incluir o pensamento de uma área isolada onde a rebelião prospera e é fomentada.
O segundo fato é que, embora a rebelião precise ser suprimida e conquanto o rebelde tenha perdido o direito à vida pelo princípio da justiça, Deus não atua meramente por meio da justiça, como fa ri a qualquer governo humano. Ele também manifesta misericórdia. A explicação bíblica do motivo para a demora da vinda de Cristo, a qual significará a destruição fi nal de todos os ímpios, é que o Senhor "é longânimo [ ... ], não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9). Em Ezequiel 18:23, é dito também que Deus não tem prazer na morte dos perversos. Essas declarações das Escrituras mostram que o proceder do Senhor em relação aos pecadores faz parte da Bíblia tanto quanto Suas práticas em relação às ordens recebidas pelos israelitas para destruir aos cananeus. Ninguém tem fundamento para sustentar que as últimas declarações descrevem o plano de Deus e, ao mesmo tempo, rejeitar as primeiras.
- 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9 23 Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? Ezequiel 18:23
O terceiro fato é este: embora o Governante do universo demonstre misericórdia e dê tempo para as pessoas se arrependerem de sua rebelião, chegará o dia da prestação de contas. Se o tempo de graça se estendesse indefinidamente, teríamos tão somente uma trégua sem fim com a rebelião e a iniquidade, o que equivaleria a se render a elas.
O problema em relação à destruição dos cananeus efetuada pelos israelitas, então, é: primeiro, provar que os cananeus eram rebeldes contra o governo de Deus e demonstrar assim a justiça divina ao ordenar sua destruição; e, segundo, comprovar que eles tiveram um tempo de graça que demonstrou a misericórdia e longanimidade de Deus. Não é difícil provar ambas as proposições.
Quanto à primeira, é fácil perceber pela história que os habitantes da costa oriental do Mediterrâneo eram tão corruptos e depravados quanto os mais perversos que já passaram por esta Terra. Eles criaram uma religião de luxúria. Entregavam seus filhos para serem queimados vivos em sacrifício ao deus Moloque. Levftico 18 descreve brevemente a rebelião moral dos cananeus. A imaginação e um pouco de história provêm mais evidências. De acordo com a Bíblia, os cananeus eram tão vis que a própria terra os "vomitou" (ver Levítico 18:28).
Quanto à segunda proposição, a Bíblia também é explícita. No capítulo 15 de Gênesis, há o registro da promessa de Deus a Abraão, de que sua descendência herdaria a terra de Canaã. A explicação que Deus deu ao patriarca para o motivo da grande demora no cumprimento da promessa foi: "não se encheu ainda a medida da iniquidade dos amorreus" (Josué 6:16). Nessa passagem, os amorreus representam os povos de Canaã, porque eram a nação mais poderosa e dominante. Nenhuma outra declaração em todo o AT pode deixar tão clara a realidade da misericórdia de Deus para com os pecadores e como Ele concede um tempo de graça.
Ali estava Abraão, o amigo de Deus. O Senhor desejava lhe dar a terra de Canaã por herança . Se Deus fosse como um governante terreno, sem dúvida, teria tomado medidas imediatas para cumprir a promessa feita a seu favorito, expulsando da terra ou matando à espada todo aquele que se encontrasse em seu caminho. Essa é a história dos déspotas, que têm todo o poder nas mãos. Deus, porém, não procede assim. Na verdade, estava dizendo a Abraão: "Você precisa ter paciência. Seus filhos e netos até a quarta geração também devem ser pacientes. Meu amor é grande. Anseio cumprir a promessa que fiz a você e a seus descendentes. Nada traria maior prazer a Meu coração." Porém - e aqui vem o fato mais significativo -, teria dito o Senhor que carecia de poder para cumprir a promessa naquela época? Não; Ele tem todo o poder. Poderia ter, de repente, enviado fogo do céu para consumir todos os habitantes de Canaã? Sim; esse não era o problema. A demora ocorreria porque não se havia ainda completado "a medida da iniquidade dos amorreus". Em outras palavras, eles ainda não tinham pecado o suficiente e se afastado por completo durante seu tempo de graça. Ainda receberiam mais da misericórdia divina. O Espírito de Deus continuaria a falar ao coração deles.
Portanto, durante mais 400 anos, geração após geração de amorreus teve permissão para viver e praticar abominações cada vez maiores. Só então, Deus ordenou a destruição. É razoável chegar à conclusão de que a aniquilação dos cananeus foi decretada porque a medida da iniquidade havia se completado, e nada mais se ganharia ao lhes estender misericórdia adicional.
A destruição dos filhos junto com os pais se justificava porque a geração mais jovem seguiria exatamente o caminho de todas as gerações que a haviam precedido, pois a tendência para a corrupção, a rebelião e a depravação estavam arraigadas e dominantes em sua natureza, assim como na de seus pais. Destruir os pais e deixar viva a geração mais jovem significaria tão somente a preservação da semente da corrupção. Sobre o cético pesa a responsabilidade de provar que a nova geração não teria seguido a mesma conduta das gerações anteriores, sem exceção. Contudo, todas as pressuposições são contrárias a essa hipótese; logo, a destruição da geração mais jovem se torna tão razoável quanto a destruição dos mais velhos.
Evidências adicionais em relação à forma de Deus julgar os seres humanos são reveladas no relato do dilúvio. Ele viu que a maldade era grande na Terra e que todos os pensamentos do coração humano eram maus. Sua condição era, sem dúvida, desprovida de esperança. Se o Senhor permitisse que tal situação continuasse indefinidamente seria equivalente a admitir para o universo que Ele era indiferente a rebelião tão flagrante e desenfreada ou incapaz de lidar com ela. No entanto, o Senhor não castigou os antediluvianos de imediato. Declarou: "O Meu espírito não agirá para sempre no homem", mas, mesmo assim, concedeu-lhes mais 120 anos de graça (ver Gênesis 6:3). A conclusão razoável é que, ao fim desse período, nada mais se ganharia com a atuação do Espírito de Deus nesses corações pecaminosos. É quando Deus já não pode fazer mais nada para persuadir o coração humano a voltar para o relacionamento de aliança, termina o tempo de misericórdia. Na verdade, é o próprio ser humano que põe fim a esse tempo quando se nega a dar ouvidos às súplicas do Espírito, não restando outra coisa senão o juízo.
As declarações bíblicas acerca da relação de Deus com a raça humana antes do dilúvio e de sua longanimidade para com os cananeus antes de sua destruição são parte integrante da Bíblia. Essas declarações revelam os planos e o caráter de Deus da mesma forma que o faz a ordem dada aos israelitas para que destruíssem os cananeus. Não é razoável se apegar à ordem isolada de destruir os cananeus e insistir em julgar o caráter de Deus por esse único fato. Da mesma forma que é insensato tomar uma declaração isolada de algum governante moderno que nega o perdão a um criminoso e o condena à morte, para tentar provar por meio dela que esse governante é cruel e sem coração.
Sob quaisquer circunstâncias, destruição e morte são pensamentos terríveis de se aceitar. Mesmo a pessoa mais temente a Deus e crente na Bíblia admitirá voluntariamente que é tomada de pensamentos perturbadores quando lê a respeito da destruição dos ímpios em diferentes momentos da história do mundo, bem como ao visualizar a destruição final de todos os perversos. Contudo, seria muito pior pensar no tipo de mundo e de universo em que viveríamos se a destruição sumária não sobreviesse a todos os que, em espírito de obstinação, estiverem determinados a continuar em seus caminhos pecaminosos e corruptos.
Na verdade, toda essa questão do castigo dos ímpios revela a inconsequência da atitude dos céticos. Quantas vezes um escarnecedor lança aos cristãos a pergunta: "Se existe um Deus no Céu que governa e dirige tudo, por que permite que os maus dominem este mundo e continuem com suas terríveis práticas que trazem tristeza e problemas a pobres e inocentes criaturas?" Logo depois, o mesmo escarnecedor volta e questiona em tom zombeteiro: "Se Deus é um Deus de amor, como vocês cristãos afirmam, por que trouxe destruição a povos inteiros em dife rentes momentos da história do mundo e por que vai um dia destruir a todos, com exceção de um grupo escolhido?" O cético, porém, não se dá conta de que a primeira pergunta encontra sua resposta na segunda. E, consequentemente, não percebe que é inconsistente protestar contra os juízos divinos quando se indaga por que Deus não traz vingança sobre os ímpios.
A harmonia em toda essa problemática é encontrada na forma de Deus proceder nos episódios aqu i citados. Segundo a Bíblia, o Senhor governa sobre todo o universo. Ao fim, Sua vontade e Seu governo serão supremos em todos os lugares, e a rebelião será extinta. Os ímpios não oprimirão os inocentes para sempre. Os fracos e indefesos não serão víti mas da injustiça para sempre. O Deus que contempla todas as coisas a partir de uma perspectiva mais ampla do que a humana, e cujo amor pelos seres caídos é maior do que o do mais consagrado cristão, não só deseja salvar os mansos e retos para lhes dar finalmente uma terra nova onde reina a justiça, mas também quer resgatar o maior número possível das hostes de rebeldes.
Essa é a realidade da longanimidade do Senhor. Ele não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento (2 Pedro 3:9). Essa dupla realidade torna plausível a primeira das duas perguntas do cético. Quando a longanimidade de Deus é considerada, encontra-se a resposta para a primeira pergunta. Podemos ver a injLJStiça em nosso mundo e, ainda assim, crer que Deus está no comando. E, quando se mantém em mente o simples fato de que a justiça um dia demanda a destruição daqueles que continuam em rebel ião aberta, logo é percebida a resposta da segunda pergunta. Não há necessidade de pedir desculpas pelos juízos de Deus impostos aos pecadores no passado e que ainda ocorrerão no futuro.
É desnecessário discutir a questão do método que Deus usou para destruir os cananeus. Basta considerar que Ele foi justo ao destruf-los. O fato de ter usado água em determinada ocasião, fogo em outra, praga ou espada, como no caso dos cananeus, não afeta a justificativa da destruição, do mesmo modo que o debate sobre o uso da eletrocução, da forca ou do fuzilamento na pena de morte atual não afeta a validade ou não dessa prática. É a justiça da pena de morte, e não o método para aplicá-la, que se torna objeto de atenção.
Alguns comentaristas já sugeriram que talvez o Senhor tenha considerado adequado usar o povo escolhido, os israelitas, para executar os inimigos a fim de que eles mantivessem em mente a impressão mais vívida possível quanto ao horror do pecado e da rebelião; pois eles receberam a advertência de cuidar para não cair nas abominações dos cananeus e sofrer o mesmo castigo (ver Levítico 18:28-30; Romanos 11:15-22).
- 28 para que a terra não seja contaminada por vós e não vos vomite também a vós, como vomitou a nação que nela estava antes de vós. 29 Pois qualquer que cometer alguma dessas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão extirpados do seu povo. 30 Portanto guardareis o meu mandamento, de modo que não caiais em nenhum desses abomináveis costumes que antes de vós foram seguidos, e para que não vos contamineis com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 18:28-30 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? 16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são. 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; 21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. Romanos 11:15-22
No entanto, se Israel tivesse cumprido plenamente o plano de Deus para a conquista ele Canaã, o rumo dos acontecimentos relativos à destruição dos cananeus teria sido diferente (pelo menos em grande parte) do que acabou ocorrendo. Isso se evidencia quando os princípios já mencionados são reafirmados dentro do contexto mais amplo de outros princípios afins:
1. Deus, o grande árbitro da história, determina a duração e a extensão territorial das nações (Daniel 2:21; Atos 17:26; ver com. de Deuteronômio 32:8; ver também Ed, 174, 176, 177). Ele guia as questões terrenas de maneira silenciosa e paciente, a fim de realizar os conselhos de Sua vontade soberana (Ed, 173, 178). Cada nação, porém, determina o próprio destino por meio do poder que recebe do Senhor, mediante a fidelidade com a qual cumpre o propósito de Deus (Ed, 174, 175, 177, 178; ver com. de Êxodo 9:16). A oposição aos princípios divinos resulta em ruína nacional (ver Daniel 5:22-31; GC, 584; PP, 536) porque só aquilo que está ligado aos propósitos divinos e expressa Seu caráter pode prevalecer (Ed, 183, 238, 304).
- 21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. Daniel 2:21 26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; Atos 17:26 8 Quando o Altíssimo dava às nações a sua herança, quando separava os filhos dos homens, estabeleceu os termos dos povos conforme o número dos filhos de Israel. Deuteronômio 32:8 16 mas, na verdade, para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Êxodo 9:16 22 E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isso; 23 porém te elevaste contra o Senhor do céu; pois foram trazidos a tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus grandes, as tua mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.: 24 Então dele foi enviada aquela parte da mão que traçou o escrito. 25 Esta, pois, é a escritura que foi traçada: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM. 26 Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. 27 TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28 PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas. 29 Então Belsazar deu ordem, e vestiram a Daniel de púrpura, puseram-lhe uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamaram a respeito dele que seria o terceiro em autoridade no reino. 30 Naquela mesma noite Belsazar, o rei dos caldeus, foi morto. 31 E Dario, o medo, recebeu o reino, tendo cerca de sessenta e dois anos de idade. Daniel 5:22-31
2. Deus não escolheu os israelitas como povo por favoritismo. Teria aceitado qualquer nação nas mesmas condições que os aceitou (Atos 10:34,35; Atos 17:26,27; Romanos 10:12,13). O que ocorreu fo i simplesmente que Abraão respondeu sem reservas ao convite de entrar num relacionamento de aliança com Deus, aceitou servir-Lhe fielmente e ensinar sua posteridade a fazer o mesmo (Gênesis 18:19). Em consequência, os descendentes de Abraão se tornaram os representantes de Deus entre seus contemporâneos, e a aliança feita com o patriarca foi confirmada a eles (Deuteronômio 7:6-14). Sua grande vantagem em relação às outras nações foi que Deus os transformou em mensageiros de Sua vontade revelada (Romanos 3:1,2) e lhes atribuiu a responsabilidade de disseminar os princípios do bem por todo o mundo (Gênesis 12:3; Isaías 42:6,7; Isaías 43:10,21; Isaías 56:3-8; Isaías 62:1-12; PP, 492; PJ, 290). A fim de que Israel pudesse desempenhar essa tarefa com eficácia e em sujeição aos requisitos divinos (Deuteronômio 28:1,2,13,14; Zacarias 6:15), e ra plano do Senhor derramar sobre Seu povo bênçãos sem medida (Deuteronômio 7:12-16; Deuteronômio 28:1-14; PJ, 288, 289). Ele proporcionou todas as facilidades para que Israel se tornasse a maior nação da Terra (PJ, 288). À medida que Israel recebesse as bênçãos, as nações vizinhas teriam evidências tangíveis e convincentes de que vale a pena cooperar com Deus (Deuteronômio 4:6-8; Deuteronômio 28:10). Fazia parte do plano original do Senhor que os esforços missionários pessoais de Abraão, !saque e Jacó proporcionassem aos povos de Canaã uma oportunidade de adorá-Lo e servi-Lo (PJ, 290; PP, 128, 133, 134, 141, 368). Todos os que abandonassem a idolatria se uniriam ao povo escolhido de Deus (Isaías 2:2-4; Isaías 56:6-8; Miquéias 4:1-8; cf. CPPE, 439-441; Zacarias 2:10-12; Zacarias 8:20-23; PJ, 290). Mas, se não fossem fiéis, o Senhor os rejeitaria, assim como havia rejeitado às nações de Canaã (Deuteronômio 28:13-15; Deuteronômio 28:62-66; Isaías 5:1-7; Romanos 11:17-22; PP, 688), e os expulsaria da terra prometida (Deuteronômio 28:63,64).
- 34 Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas; 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo. Atos 10:34,35 26 e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação; 27 para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; Atos 17:26,27 12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:12,13 19 Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado. Gênesis 18:19 6 Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, a fim de lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a terra. 7 O Senhor não tomou prazer em vós nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que todos os outros povos, pois éreis menos em número do que qualquer povo; 8 mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito. 9 Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos; 10 e que retribui diretamente aos que o odeiam, para os destruir; não será remisso para quem o odeia, diretamente lhe retribuirá. 11 Guardarás, pois, os mandamentos, os estatutos e os preceitos que eu hoje te ordeno, para os cumprires. 12 Sucederá, pois, que, por ouvirdes estes preceitos, e os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará o pacto e a misericórdia que com juramento prometeu a teus pais; 13 ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria. 14 Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril no meio de ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais. Deuteronômio 7:6-14 1 Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Romanos 3:1,2 3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3 6 Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; 7 para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Isaías 42:6,7 10 Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 21 esse povo que formei para mim, para que publicasse o meu louvor. Isaías 43:10,21 3 E não fale o estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. 4 Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto: 5 Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. 6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, 7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. 8 Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda outros ajuntarei a ele, além dos que já se lhe ajuntaram. Isaías 56:3-8 1 Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. 2 E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. 3 Também serás uma coroa de adorno na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus. 4 Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará Desolada; mas chamar-te-ão Hefzibá, e à tua terra Beulá; porque o Senhor se agrada de ti; e a tua terra se casará. 5 Pois como o mancebo se casa com a donzela, assim teus filhos se casarão contigo; e, como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus 6 e Jerusalém, sobre os teus muros pus atalaias, que não se calarão nem de dia, nem de noite; ó vós, os que fazeis lembrar ao Senhor, não descanseis, 7 e não lhe deis a ele descanso até que estabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra. 8 Jurou o Senhor pela sua mão direita, e pelo braço da sua força: Nunca mais darei de comer o teu trigo aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu mosto, em que trabalhaste. 9 Mas os que o ajuntarem o comerão, e louvarão ao Senhor; e os que o colherem o beberão nos átrios do meu santuário. 10 Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aplanai, aplanai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai a bandeira aos povos. 11 Eis que o Senhor proclamou até as extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua recompensa diante dele. 12 E chamar-lhes-ão: Povo santo, remidos do Senhor; e tu serás chamada Procurada, cidade não desamparada. Isaías 62:1-12 1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; 2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: 13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir, 14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires. Deuteronômio 28:1,2,13,14 15 E aqueles que estão longe virão, e ajudarão a edificar o templo do Senhor; e vós sabereis que o Senhor dos exercitos me tem enviado a vós; e isso sucederá, se diligentemente obedecerdes a voz do Senhor vosso Deus. Zacarias 6:15 12 Sucederá, pois, que, por ouvirdes estes preceitos, e os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará o pacto e a misericórdia que com juramento prometeu a teus pais; 13 ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria. 14 Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril no meio de ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais. 15 E o Senhor desviará de ti toda enfermidade; não porá sobre ti nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem conheces; no entanto as porás sobre todos os que te odiarem. 16 Consumirás todos os povos que o Senhor teu Deus te entregar; os teus olhos não terão piedade deles; e não servirás a seus deuses, pois isso te seria por laço. Deuteronômio 7:12-16 1 Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra; 2 e todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus: 3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. 4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e o fruto dos teus animais, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. 5 Bendito o teu cesto, e a tua amassadeira. 6 Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres. 7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. 8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo a que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que o Senhor teu Deus te dá. 9 O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te jurou, se guardares os mandamentos do Senhor teu Deus e andares nos seus caminhos. 10 Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti. 11 E o Senhor te fará prosperar grandemente no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto do teu solo, na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais te dar. 12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar à tua terra a chuva no seu tempo, e para abençoar todas as obras das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado. 13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir, 14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires. Deuteronômio 28:1-14 6 Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido. 7 Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o é a nós o Senhor nosso Deus todas as vezes que o invocamos? 8 E que grande nação há que tenha estatutos e preceitos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós? Deuteronômio 4:6-8 10 Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti. Deuteronômio 28:10 2 Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 3 Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. 4 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Isaías 2:2-4 6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, 7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. 8 Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda outros ajuntarei a ele, além dos que já se lhe ajuntaram. Isaías 56:6-8 1 Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido como o mais alto dos montes, e se exalçará sobre os outeiros, e a ele concorrão os povos. 2 E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, de sorte que andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. 3 E julgará entre muitos povos, e arbitrará entre nações poderosas e longínquas; e converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. 4 Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos exércitos o disse. 5 Pois todos os povos andam, cada um em nome do seu deus; mas nós andaremos para todo o sempre em o nome do Senhor nosso Deus. 6 Naquele dia, diz o Senhor, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu afligi. 7 E da que coxeava farei um resto, e da que tinha sido arrojada para longe, uma nação poderosa; e o Senhor reinará sobre eles no monte Sião, desde agora e para sempre. 8 E a ti, ó torre do rebanho, outeiro da filha de Sião, a ti virá, sim, a ti virá o primeiro domínio, o reino da filha de Jerusalém. Miquéias 4:1-8 10 Exulta, e alegra-te, ó filha de Sião; pois eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. 11 E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao Senhor, e serão o meu povo; e habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 12 Então o Senhor possuirá a Judá como sua porção na terra santa, e ainda escolherá a Jerusalém. Zacarias 2:10-12 20 Assim diz o Senhor dos exércitos: Ainda sucederá que virão povos, e os habitantes de muitas cidades; 21 e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do Senhor, e buscar o Senhor dos exércitos; eu também irei. 22 Assim virão muitos povos, e poderosas nações, buscar em Jerusalém o Senhor dos exércitos, e suplicar a bênção do Senhor. 23 Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco. Zacarias 8:20-23 13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir, 14 não te desviando de nenhuma das palavras que eu hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, e não andando após outros deuses, para os servires. 15 Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: Deuteronômio 28:13-15 62 Assim ficareis poucos em número, depois de haverdes sido em multidão como as estrelas do céu; porquanto não deste ouvidos à voz do Senhor teu Deus. 63 E será que, assim como o Senhor se deleitava em vós, para fazer-vos o bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e sereis desarraigados da terra na qual estais entrando para a possuirdes. 64 E o Senhor vos espalhará entre todos os povos desde uma extremidade da terra até a outra; e ali servireis a outros deuses que não conhecestes, nem vós nem vossos pais, deuses de pau e de pedra. 65 E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; mas o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento de olhos, e desmaio de alma. 66 E a tua vida estará como em suspenso diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não terás segurança da tua própria vida. Deuteronômio 28:62-66 1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo. 2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou- a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas. 3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. 4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas? 5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e sera pisada; 6 e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela. 7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor. Isaías 5:1-7 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; 21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. Romanos 11:17-22 63 E será que, assim como o Senhor se deleitava em vós, para fazer-vos o bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e sereis desarraigados da terra na qual estais entrando para a possuirdes. 64 E o Senhor vos espalhará entre todos os povos desde uma extremidade da terra até a outra; e ali servireis a outros deuses que não conhecestes, nem vós nem vossos pais, deuses de pau e de pedra. Deuteronômio 28:63,64
3. Os cananeus tiveram um tempo de graça de 400 anos (ver com. de Gênesis 15:13,16). Mas, em vez de aproveitar a oportunidade, eles encheram a medida de sua iniquidade (Gênesis 15:16; ver com. de Deuteronômio 20:13; ver também Ed, 178) e precisaram ser expulsos (PJ, 290). Era necessário livrar e limpar a terra de tudo que, sem dúvida, impediria o cumprimento dos propósitos da graça de Deus (PP, 492). A justiça e a misericórdia divinas não podiam mais permitir que as nações de Canaã continuassem existindo (ver T 5, 208; T9, 13; cf. Gênesis 6:3), e a prestação de contas entre Deus e eles se encerrou (cf. Daniel 5:22-29). Depois de ter concedido Canaã aos israelitas, Deus os designou como Seus instrumentos para a execução do jufzo sobre os habitantes da terra (PP, 491). Deviam destruir os cananeus "totalmente" (Deuteronômio 7:2) e não deixar "com vida tudo o que tem fôlego" (Deuteronômio 20:16); todos deviam morrer pela espada (PP, 491). Isso, porém, não significava que deviam perecer as pessoas que escolhessem servir ao Deus verdadeiro. A conversão da cananeia Raabe testifica que a misericórdia divina pouparia os que abandonassem a idolatria (Josué 2:9-13; Josué 6:25; Hebreus 11:31; Tiago 2:25). No dilúvio, na destruição de Sodoma e na queda de Jerusalém nas mãos dos romanos, todos os que atentaram à advertência recebida foram salvos (Gênesis 6:9,10,11,12,13,18; Gênesis 18:23-32; Lucas 21:20-22; GC, 30). O encerramento do tempo da graça de uma nação não implicava que perecessem os inocentes junto com os que mereciam a morte.
- 13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; 16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:13,16 16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:16 13 e logo que o Senhor teu Deus a entregar nas tuas mãos, passarás ao fio da espada todos os homens que nela houver; Deuteronômio 20:13 3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3 22 E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isso; 23 porém te elevaste contra o Senhor do céu; pois foram trazidos a tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus grandes, as tua mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.: 24 Então dele foi enviada aquela parte da mão que traçou o escrito. 25 Esta, pois, é a escritura que foi traçada: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSlM. 26 Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. 27 TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28 PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas. 29 Então Belsazar deu ordem, e vestiram a Daniel de púrpura, puseram-lhe uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamaram a respeito dele que seria o terceiro em autoridade no reino. Daniel 5:22-29 2 e quando o Senhor teu Deus tas tiver entregue, e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas; Deuteronômio 7:2 16 Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nada que tem fôlego deixarás com vida; Deuteronômio 20:16 9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. 10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente. 11 Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra. 12 Agora pois, peço-vos, jurai-me pelo Senhor que, como usei de bondade para convosco, vós também usareis de bondade para com a casa e meu pai; e dai-me um sinal seguro 13 de que conservareis em vida meu pai e minha mãe, como também meus irmãos e minhas irmãs, com todos os que lhes pertencem, e de que livrareis da morte as nossas vidas. Josué 2:9-13 25 Assim Josué poupou a vida à prostituta Raabe, à família de seu pai, e a todos quantos lhe pertenciam; e ela ficou habitando no meio de Israel até o dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó. Josué 6:25 31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias. Hebreus 11:31 25 E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho? Tiago 2:25 9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. 10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé. 11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. 12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. 13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra. 18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos. Gênesis 6:9,10,11,12,13,18 23 E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? 24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra? 26 Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. 27 Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. 28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás toda a cidade por causa dos cinco? Respondeu ele: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. 29 Continuou Abraão ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? Mais uma vez assentiu: Por causa dos quarenta não o farei. 30 Disse Abraão: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar. Se porventura se acharem ali trinta? De novo assentiu: Não o farei, se achar ali trinta. 31 Tornou Abraão: Eis que outra vez me a atrevi a falar ao Senhor. Se porventura se acharem ali vinte? Respondeu-lhe: Por causa dos vinte não a destruirei. 32 Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei. Gênesis 18:23-32 20 Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. 21 Então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade, saiam; e os que estiverem nos campos não entrem nela. 22 Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. Lucas 21:20-22
4. Na conquista de Canaã, o poder divino deveria ser aliado ao esforço humano. Deus queria que todos reconhecessem que Israel prevalecia tão somente por Seu favor (PP, 491 , 496). As derrotas militares em Cades-Barneia (Números 13:28-31; Números 14:40-45) e, cerca de 38 anos mais tarde, em Ai (PP, 493), ensinaram os israelitas que, com a própria força, nunca poderiam dominar a terra (ver Daniel 4:30; PP, 491 ; Ed, 176). No entanto, Deus não desejava que Seu povo conquistasse Canaã por meio de táticas comuns de guerra, mas pela obediência estrita a Suas instruções (PP, 392, 436). Em alguns casos, o relato das grandiosas obras do Senhor em favor do povo encheu os cananeus de temor, e eles se renderam sem lutar (Êxodo 15:13-16; Êxodo 23:27; Êxodo 34:24; Números 22:3; Deuteronômio 2:25; Deuteronômio 11:25; Deuteronômio 28:10; Josué 2:9-11; Josué 5:1; Gênesis 35:5; Josué 10:1,2; 1 Samuel 14:15; 2 Crônicas 17:10). Em outros casos, ficaram confusos e se voltaram uns contra os outros (Juízes 7:22; 1 Samuel 14:20; 2 Crônicas 20:20-24). Em outras oportunidades, Deus empregou as forças da natureza (Josué 10:11,12; etc.), assim como o fizera no Egito, no Mar Vermelho e na travessia do Jordão. Se Israel tivesse colaborado com o Senhor, Ele teria operado em favor deles de diversas maneiras inesperadas. Talvez outras nações, da mesma maneira que os gibeonitas (PP, 507, 508), teriam chegado ao conhecimento do Deus verdadeiro.
- 28 Contudo o povo que habita nessa terra é poderoso, e as cidades são fortificadas e mui grandes. Vimos também ali os filhos de Anaque. 29 Os amalequitas habitam na terra do Negebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam nas montanhas; e os cananeus habitam junto do mar, e ao longo do rio Jordão. 30 Então Calebe, fazendo calar o povo perante Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos prevalecer contra ela. 31 Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. Números 13:28-31 40 Eles, pois, levantando-se de manhã cedo, subiram ao cume do monte, e disseram: Eis-nos aqui; subiremos ao lugar que o Senhor tem dito; porquanto havemos pecado. 41 Respondeu Moisés: Ora, por que transgredis o mandado do Senhor, visto que isso não prosperará? 42 Não subais, pois o Senhor não está no meio de vós; para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos. 43 Porque os amalequitas e os cananeus estão ali diante da vossa face, e caireis à espada; pois, porquanto vos desviastes do Senhor, o Senhor não estará convosco. 44 Contudo, temerariamente subiram eles ao cume do monte; mas a arca do pacto do Senhor, e Moisés, não se apartaram do arrraial. 45 Então desceram os amalequitas e os cananeus, que habitavam na montanha, e os feriram, derrotando-os até Horma. Números 14:40-45 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade? Daniel 4:30 13 Na tua beneficência guiaste o povo que remiste; na tua força o conduziste à tua santa habitação. 14 Os povos ouviram e estremeceram; dores apoderaram-se dos a habitantes da Filístia. 15 Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos de Moabe apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã. 16 Sobre eles caiu medo, e pavor; pela grandeza do teu braço emudeceram como uma pedra, até que o teu povo passasse, ó Senhor, até que passasse este povo que adquiriste. Êxodo 15:13-16 27 Enviarei o meu terror adiante de ti, pondo em confusão todo povo em cujas terras entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas. Êxodo 23:27 24 porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei as tuas fronteiras; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor teu Deus. Êxodo 34:24 3 E Moabe tinha grande medo do povo, porque era muito; e Moabe andava angustiado por causa dos filhos de Israel. Números 22:3 25 Neste dia começarei a meter terror e medo de ti aos povos que estão debaixo de todo o céu; os quais, ao ouvirem a tua fama, tremerão e se angustiarão por causa de ti. Deuteronômio 2:25 25 Ninguém vos poderá resistir; o Senhor vosso Deus porá o medo e o terror de vós sobre toda a terra que pisardes, assim como vos disse. Deuteronômio 11:25 10 Assim todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti. Deuteronômio 28:10 9 e disse-lhes: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra se derretem diante de vós. 10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Egito, e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Siom e Ogue, que estavam além de Jordão, os quais destruístes totalmente. 11 Quando ouvimos isso, derreteram-se os nossos corações, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima no céu e embaixo na terra. Josué 2:9-11 1 Quando, pois, todos os reis dos amorreus que estavam ao oeste do Jordão, e todos os reis dos cananeus que estavam ao lado do mar, ouviram que o Senhor tinha secado as águas do Jordão de diante dos filhos de Israel, até que passassem, derreteu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel. Josué 5:1 5 Então partiram; e o terror de Deus sobreveio às cidades que lhes estavam ao redor, de modo que não perseguiram os filhos de Jacó. Gênesis 35:5 1 Quando Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu que Josué tomara a Ai, e a destruíra totalmente (pois este fizera a Ai e ao seu rei como tinha feito a Jericó e ao seu rei), e que os moradores de Gibeão tinham feito paz com os israelitas, e estavam no meio deles, 2 temeu muito, pois Gibeão era uma cidade grande como uma das cidades reais, e era ainda maior do que Ai, e todos os seus homens eram valorosos. Josué 10:1,2 15 Pelo que houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a própria guarnição e os saqueadores tremeram; e até a terra estremeceu; de modo que houve grande pânico. 1 Samuel 14:15 10 Então caiu o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de modo que não fizeram guerra contra Jeosafá. 2 Crônicas 17:10 22 Pois, ao tocarem os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, e fugiram até Bete-Sita, em direção de Zererá, até os limites de Abel-Meolá, junto a Tabate. Juízes 7:22 20 Então Saul e todo o povo que estava com ele se reuniram e foram à peleja; e eis que dentre os filisteus a espada de um era contra o outro, e houve mui grande derrota. 1 Samuel 14:20 20 Pela manhã cedo se levantaram saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos. 21 Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. 22 Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados. 23 Pois os homens de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores do monte Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores do monte Seir, ajudaram a destruir-se uns aos outros. 24 Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram cadáveres que jaziam por terra, não havendo ninguém escapado. 2 Crônicas 20:20-24 11 Pois, quando eles iam fugindo de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras até Azeca, e eles morreram; e foram mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada. 12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. Josué 10:11,12
Israel falhou, porém, repetidas vezes em obedecer estritamente às ordens de Deus, como em Cades (PP, 394), Sitim (Números 25:1-9) e Ai (Josué 7:8,9; PP, 494). Isso, em grande medida, arrefeceu os temores dos cananeus, deu-lhes tempo para se preparar para a luta e tornou a conquista da terra muito mais difícil do que teria sido (PP, 437). No entanto, uma vez que o amor divino não lograva mais levá-los ao arrependimento, a justiça do Senhor decretou que o tempo de graça dos que se rebelavam havia terminado, exigiu pronta execução e deu o território deles a Seus representantes escolhidos (ver Números 23:19-24; PP, 492; cf. GC, 37; Mateus 21:41,43).
- 1 Ora, Israel demorava-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas de Moabe, 2 pois elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. 3 Porquanto Israel se juntou a Baal-Peor, a ira do Senhor acendeu-se contra ele. 4 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao senhor diante do sol, para que a grande ira do Senhor se retire de Israel. 5 Então Moisés disse aos juízes de Israel: Mate cada um os seus homens que se juntaram a Baal-Peor. 6 E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita à vista de Moisés e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, enquanto estavam chorando à porta da tenda da revelação. 7 Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, filho do sacerdote Arão, levantou-se do meio da congregação, e tomou na mão uma lança; 8 o foi após o israelita, e entrando na sua tenda, os atravessou a ambos, ao israelita e à mulher, pelo ventre. Então a praga cessou de sobre os filhos de Israel. 9 Ora, os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil. Números 25:1-9 8 Ah, Senhor! que direi, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos? 9 Pois os cananeus e todos os moradores da terra o ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra o nosso nome; e então, que farás pelo teu grande nome? Josué 7:8,9 19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? 20 Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar. 21 Não se observa iniqüidade em Jacó, nem se vê maldade em Israel; o senhor seu Deus é com ele, no meio dele se ouve a aclamação dum rei; 22 É Deus que os vem tirando do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem. 23 Contra Jacó, pois, não há encantamento, nem adivinhação contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem feito! 24 Eis que o povo se levanta como leoa, e se ergue como leão; não se deitará até que devore a presa, e beba o sangue dos que foram mortos: Números 23:19-24 41 Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos. 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. Mateus 21:41,43
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Josué 6:2-5
Veja Juízes 7:7,16,17,18.
Muitos hoje desejariam seguir seu próprio plano
Josué 6:2-5
Será que os que hoje professam ser povo de Deus se comportariam assim, em circunstâncias semelhantes? Sem dúvida, muitos desejariam seguir seus próprios planos, sugeririam maneiras e meios de alcançar o fim desejado. Eles relutariam em se submeter a um arranjo tão simples e que não refletisse nenhuma glória sobre eles, exceto o mérito da obediência. Eles também questionariam a possibilidade de conquistar uma cidade poderosa dessa maneira. Mas a lei do dever é suprema. Deve exercer autoridade sobre a razão humana. A fé é o poder vivo que atravessa todas as barreiras, vence todos os obstáculos e finca sua bandeira no coração do acampamento do inimigo ( The Signs of the Times, 14 de abril de 1881 ).
Quando o homem constrói teorias, ele perde a simplicidade da fé
Josué 6:2-5
Existem profundos mistérios na Palavra de Deus, há mistérios em Suas providências e há mistérios no plano de salvação que o homem não pode sondar. Mas a mente finita, forte em seu desejo de satisfazer a curiosidade e resolver os problemas do infinito, negligencia seguir o curso claro indicado pela vontade revelada de Deus, e investiga os segredos ocultos desde a fundação do mundo. O homem constrói suas teorias, perde a simplicidade da verdadeira fé, torna-se muito presunçoso para acreditar nas declarações do Senhor e se restringe aos seus próprios conceitos.
Muitos que professam ser filhos de Deus estão nesta posição. Eles são fracos porque confiam em sua própria força. Deus trabalha poderosamente por um povo fiel, que obedece à Sua Palavra sem questionar ou duvidar. A Majestade do céu, com Seu exército de anjos, nivelou os muros de Jericó diante de Seu povo. Os guerreiros armados de Israel não tinham motivo para se gloriar em suas realizações. Tudo foi feito pelo poder de Deus. Que o povo renuncie a todo desejo de exaltação própria, que se submeta humildemente à vontade divina, e Deus novamente manifestará Seu poder e trará liberdade e vitória a Seus filhos ( The Signs of the Times, 14 de abril de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 6:1-5
Jericó resolve que Israel não será seu senhor. Trancado, tornou-se em poderosa fortificação pela técnica e pela natureza. Seus habitantes eram extremamente néscios, e endureceram o coração para sua própria destruição. Este é o caso miserável de todos os que se fazem fortes contra o Todo-poderoso. Deus resolve que Israel será seu senhor, e está decidido. Os israelitas não necessitavam fazer preparativos bélicos. Através do método nada comum de dar voltas ao redor da cidade, o Senhor honrou a arca como símbolo de sua presença, e demonstrou que todas as vitórias eram dadas por Ele. A fé e a paciência do povo foram provadas e aumentadas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 E quando os sacerdotes pela sétima vez tocavam as trombetas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade. 20 Gritou, pois, o povo, e os sacerdotes tocaram as trombetas; ouvindo o povo o sonido da trombeta, deu um grande brado, e o muro caiu rente com o chão, e o povo subiu à cidade, cada qual para o lugar que lhe ficava defronte, e tomaram a cidade: Josué 6:16,20 19 E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz. Êxodo 19:19 21 Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. 22 Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados. 2 Crônicas 20:21,22 20 Assim tocaram as três companhias as trombetas, despedaçaram os cântaros, segurando com as mãos esquerdas as tochas e com as direitas as trombetas para as tocarem, e clamaram: A espada do Senhor e de Gideão! 21 E conservou-se cada um no seu lugar ao redor do arraial; então todo o exército deitou a correr e, gritando, fugiu. 22 Pois, ao tocarem os trezentos as trombetas, o Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto em todo o arraial, e fugiram até Bete-Sita, em direção de Zererá, até os limites de Abel-Meolá, junto a Tabate. Juízes 7:20-22 5 Quando a arca do pacto do Senhor chegou ao arraial, prorrompeu todo o Israel em grandes gritos, de modo que a terra vibrou. 1 Samuel 4:5 20 Davi então se levantou de madrugada e, deixando as ovelhas com um guarda, carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao arraial quando o exército estava saindo em ordem de batalha e dava gritos de guerra. 52 Então os homens de Israel e de Judá se levantaram gritando, e perseguiram os filisteus até a entrada de Gai e até as portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saraim até Gate e até Ecrom. 1 Samuel 17:20,52 14 Então os de Judá olharam para trás, e eis que tinham de pelejar por diante e pela retaguarda; então clamaram ao Senhor, e os sacerdotes tocaram as trombetas. 15 E os homens de Judá deram o brado de guerra; e sucedeu que, bradando eles, Deus feriu Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá. 2 Crônicas 13:14,15 15 Gritai contra ela rodeando-a; ela já se submeteu; caíram seus baluartes, estão derribados os seus muros. Pois esta é a vingança do Senhor; vingai-vos dela; conforme o que ela fez, assim lhe fazei a ela. Jeremias 50:15 12 E abaixará as altas fortalezas dos teus muros; abatê-las-á e derrubá-las-á por terra até o pó. Isaías 25:12 25 Sobre todo monte alto, e todo outeiro elevado haverá ribeiros e correntes de águas, no dia da grande matança, quando caírem as torres. Isaías 30:25 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; 2 Coríntios 10:4,5 30 Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias. Hebreus 11:30