Comentário Bíblico
Adventista
Na quarta geração - (cba)
Gênesis 15:16
Os comentaristas que aplicam os 400 anos de Gênesis 15:13 ao tempo real que os hebreus passaram no Egito encontram uma grande dificuldade aqui. Precisam pressupor que as quatro gerações se estenderam até exatamente 100 anos cada uma . Isto é contrário às evidências disponíveis. Contudo, já que os 400 anos de Gênesis 15:13 devem se referir ao tempo qu e vai desde Abraão até o êxodo (ver com. de Gênesis 15:13), e já que o tempo real da permanência de Israel no Egito foi de apenas cerca de 215 anos, não existe nenhuma discrepância entre esta predição e seu cumprimento. Calebe pertenceu à quarta geração desde Judá (1 Crônicas 2:3,4,5,18) e Moisés, à quarta geração a partir de Levi (Êxodo 6:16-20). As tentativas de se determinar a extensão de uma "geração" com base em Gênesis 15:13,16 são infrutíferas, e os resultados certamente serão enganosos. Qualquer que seja a duração de cada "geração", o fato é que uma delas entrou no Egito, duas habitaram ali e uma quarta saiu do país.
- 13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; Gênesis 15:13 3 Os filhos de Judá: Er, Onã e Selá; estes três lhe nasceram da filha de Suá, a cananéia. E Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do Senhor, que o matou: 4 Tamar, nora de Judá, lhe deu à luz Pérez e Zerá. Ao todo os filhos de Judá foram cinco. 5 Os filhos de Perez: Hezrom e Hamul: 18 A Calebe, filho de Hezrom, nasceram filhos de Azuba, sua mulher, e de Jeriote; e os filhos dela foram estes: Jeser, Sobabe e Ardom. 1 Crônicas 2:3,4,5,18 16 E estes são os nomes dos filhos de Levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merári; e os anos da vida de Levi foram cento e trinta e sete anos. 17 Os filhos de Gérson: Líbni e Simei, segundo as suas famílias. 18 Os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos. 19 Os filhos de Merári: Mali e Musi; estas são as famílias de Levi, segundo as suas gerações. 20 Ora, Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia; e ela lhe deu Arão e Moisés; e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos. Êxodo 6:16-20 13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; 16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:13,16
Da iniquidade dos amorreus - (cba)
Gênesis 15:16
Havia duas razões fundamentais para a aparente demora no cumprimento da promessa divina. Em primeiro lugar, levaria tempo para os descendentes de Abraão se multiplicarem a ponto de serem capazes de tomar a terra. Em segundo lugar, o amor e a justiça divina reclamavam para os amorreus um prolongamento de seu tempo de graça - para que eles ou outras pessoas não acusassem a Deus de injustiça e parcialidade quando chegasse o tempo para que fossem destruídos e sua terra fosse tomada. Em outras palavras, os hebreus não estavam prontos para possuir a terra, e Deus não estava pronto para desapossar os amorreus.
Há um grau de iniquidade fixado, que as nações não podem ultrapassar sem incorrer nos juízos de Deus. A profundidade da depravação e degeneração moral à qual os povos de Canaã haviam chegado na época de Moisés é revelada pela literatura mitológica desses povos, descoberta há algum tempo. Ela descreve seus deuses como seres cruéis e sanguinários, que se matavam e se enganavam uns aos outros, e cuja imoralidade era inimaginável. Como os antediluvianos e os homens de Sodoma, os homens de Canaã, como seus deuses, eram controlados pelas mais vis paixões. São descritos sacrificando seus filhos, adorando serpentes e praticando rituais imorais em seus templos. Os santuários abrigavam prostitutos profissionais de ambos os sexos. Os amorreus, os mais poderosos dentre várias tribos cananeias, representam aqui todos os habitantes de Canaã (ver Josué 24:15; Juízes 6:10; etc.)
- 15 Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15 10 Também eu vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Mas não destes ouvidos à minha voz. Juízes 6:10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 15:7-21
Um acordo formal de aliança foi ratificado por uma ação ritual. Observe a declaração inicial da existência divina ("Eu sou') e o propósito que lembra a frase de abertura do decalogo (Êxodo 20:2; Deuteronômio 5:6). Em resposta à de Abrão em Gn 15.8, Deus instituiu um ritual significativo. Os verbos tomar, trazer; entregar ("toma-me", Gênesis 15:9) introduzem textos rituais em Levitico (Levítico 5:12; Levítico 14:23; Levítico 19:21). O sacrificio típico não exígua que o animal fosse cortado em metades, portanto isso marca um ritual de aliança.
- 2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Êxodo 20:2 6 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Deuteronômio 5:6 9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. Gênesis 15:9 12 e o trará ao sacerdote, o qual lhe tomará um punhado como o memorial da oferta, e a queimará sobre o altar em cima das ofertas queimadas do Senhor; é oferta pelo pecado. Levítico 5:12 23 Ao oitavo dia os trará, para a sua purificação, ao sacerdote, à porta da tenda da revelação, perante o Senhor; Levítico 14:23 21 E como a sua oferta pela culpa, trará o homem ao Senhor, à porta da tenda da revelação, um carneiro para expiação de culpa; Levítico 19:21
quatrocentos anos [...] quarta geração
Gênesis 15:13-16
Descrição profética do período de escravidão no Egito. Ao que parece, uma geração equivale a cem anos. Tais números podem ser compreendidos como quantidades aproximadas (ver nota sobre Êxodo 12:40, em referência a 430 anos). Os amorreus representam todos os habitantes de Canaâ.
Deus aguentou muito por causa dos bons amorreus
Gênesis 15:16
Nos dias de Abraão, o Senhor declarou: “A iniqüidade dos amorreus ainda não se completou”. Naquela época, ele não permitiria que eles fossem destruídos. Nisto é revelada a longanimidade de Deus. Os amorreus estavam em inimizade contra Sua lei; eles não acreditavam Nele como o Deus vivo e verdadeiro; mas entre eles havia algumas pessoas boas, e por causa dessas poucas, Ele se deteve por muito tempo. Séculos depois, quando os israelitas voltaram do Egito para a terra prometida, os amorreus foram “expulsos de diante dos filhos de Israel”. Eles finalmente sofreram calamidades por causa da contínua desconsideração deliberada da lei de Deus ( The Review and Herald, 12 de julho de 1906 ).
A rejeição da luz levou à destruição dos amorreus
Gênesis 15:16
Ver Eclesiastes 8:11,12. Os amorreus eram habitantes de Canaã, e o Senhor havia prometido a terra de Canaã aos israelitas; mas um longo intervalo deve passar antes que Seu povo possua a terra. Ele declarou a razão pela qual esse intervalo deve passar. Ele disse a eles que a iniqüidade dos amorreus ainda não estava completa, e sua expulsão e extermínio não poderiam ser justificados até que eles tivessem enchido o cálice de sua iniqüidade. Idolatria e pecado marcaram seu curso, mas a medida de sua culpa não era tal que eles pudessem ser devotados à destruição. Em Seu amor e piedade, Deus permitiria que a luz brilhasse sobre eles em raios mais distintos; Ele lhes daria oportunidade de contemplar a operação de Seu maravilhoso poder, a fim de que não houvesse desculpa para sua conduta maligna. É assim que Deus lida com as nações. Por um certo período de provação, Ele exerce longanimidade para com as nações, cidades e indivíduos. Mas quando é evidente que eles não virão a Ele para que tenham vida, julgamentos são feitos sobre eles. Chegou o tempo em que o julgamento foi infligido aos amorreus, e chegará o tempo em que todos os transgressores de Sua lei saberão que Deus de forma alguma inocentará os culpados (The Review and Herald, 2 de maio de 1893 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 15:12-16
Um sono profundo caiu sobre Abraão; com esta sonolência, caiu sobre ele o horror de uma grande escuridão: uma mudança súbita. os filhos da luz nem sempre andam na luz. Então várias coisas lhe foram anunciadas.
Primeira: o sofrimento dos seus descendentes por um longo espaço de tempo. Seriam escravizados. os herdeiros do céu são estrangeiros na terra; porém, os cananeus servem debaixo de uma maldição, enquanto os hebreus, sob uma bênção. Aqueles que são abençoados e amados por Deus, às vezes são gravemente afligidos pelos homens perversos;
Segunda: O juízo dos inimigos da semente de Abraão. Mesmo que Deus possa permitir que perseguidores e opressores pisoteiem o seu povo durante um longo período de tempo, certamente fará justiça ao final;
Terceira: Aqui o grandioso sucesso é anunciado: a libertação da semente de Abraão da terra do Egito;
Quarta: O seu feliz assentamento em Canaã. Eles retornariam a Canaã. A medida do pecado vai se completando paulatinamente, e a de algumas pessoas se enche lentamente. O conhecimento dos sucessos futuros, raramente nos ajuda como nosso consolo. Existem tantas aflições nas famílias mais favorecidas e nas vidas mais felizes, que é misericordioso da parte de Deus ocultar o que acontecerá conosco e com os nossos.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 137

Vida e Ensinos, Pág. 186

Patriarcas e Profetas, Pág. 232

Patriarcas e Profetas, Pág. 434
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 40 Ora, o tempo que os filhos de Israel moraram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. Êxodo 12:40 26 E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.) 1 Reis 21:26 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:8,9 23 Mas, no fim do reinado deles, quando os transgressores tiverem chegado ao cúmulo, levantar-se-á um rei, feroz de semblante e que entende enigmas. Daniel 8:23 5 Então saiu o anjo, que falava comigo, e me disse: levanta agora os teus olhos, e vê que é isto que sai. 6 Eu perguntei: Que é isto? Respondeu ele: Isto é uma efa que sai. E disse mais: Esta é a iniqüidade em toda a terra. 7 E eis que foi levantada a tampa de chumbo, e uma mulher estava sentada no meio da efa. 8 Prosseguiu o anjo: Esta é a impiedade. E ele a lançou dentro da efa, e pôs sobre a boca desta o peso de chumbo. 9 Então levantei os meus olhos e olhei, e eis que vinham avançando duas mulheres com o vento nas suas asas, pois tinham asas como as da cegonha; e levantaram a efa entre a terra e o céu. 10 Perguntei ao anjo que falava comigo: Para onde levam elas a efa? 11 Respondeu-me ele: Para lhe edificarem uma casa na terra de Sinar; e, quando a casa for preparada, a efa será colocada ali no seu lugar. Zacarias 5:5-11 32 Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. 33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? 34 Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade; 35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar. Mateus 23:32-35 16 e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caiu sobre eles afinal. 1 Tessalonicenses 2:16 13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos; Gênesis 15:13