Comentário Bíblico
Adventista
Testemunho - (cba)
Josué 22:34
A ARC traz "Ede", a palavra hebraica para "testemunho". No entanto, esse termo não se encontra no original, pelo menos nas cópias comuns, embora alguns dos manuscritos mais recentes o contenham. Ele aparece nas versões siríacas e árabes. A LXX traz: "E Josué deu um nome ao altar dos filhos de Rúben e filhos de Gade e a meia tribo de Manassés e disse: 'É um testemunho no meio deles de que o Senhor é seu Deus.'" Os tradutores da ARA apropriadamente substituíram "Ede" por "testemunho", uma vez que esse é o sentido que a palavra original comunica.
Há conceitos e ensinamentos importantes nos incidentes registrados neste capítulo. Primeiro: até mesmo as melhores intenções são, com frequência, mal interpretadas e podem dar lugar a suspeitas. Portanto, em tudo que for possível, deve-se evitar qualquer aparência do mal. Segundo: é muito melhor ser zelosos pelos irmãos, com zelo piedoso, do que ser indiferentes quanto a sua salvação, ainda que o temor seja equivocado. Terceiro: ainda que se esteja sendo falsamente acusado, é bom ouvir a acusação com calma e, em seguida , com espírito de humildade, fazer cuidadosa defesa. Quem está certo sempre pode se permitir ser calmo e atencioso.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cuidado com a negligência ou aspereza ao lidar com o pecado
Josué 22:15-34
Ver Josué 7:11-13. Deve-se ter cuidado por todos os cristãos, para evitar os dois extremos: negligência ao lidar com o pecado, de um lado, e julgamento severo e suspeita infundada, do outro. Os israelitas que manifestaram tanto zelo contra os homens de Gade e Rúben lembraram-se de como, no caso de Acã, Deus repreendeu a falta de vigilância para descobrir os pecados existentes entre eles. Então, eles resolveram agir pronta e sinceramente no futuro; mas, ao procurar fazer isso, eles foram ao extremo oposto. Em vez de censurar seus irmãos, deveriam primeiro ter feito uma indagação cortês para aprender todos os fatos do caso.
Muitos ainda são chamados a suportar falsas acusações. Como os homens de Israel, eles podem se dar ao luxo de ser calmos e atenciosos, porque têm razão. Devem lembrar-se com gratidão de que Deus conhece tudo o que é mal compreendido e mal interpretado pelos homens, e podem com segurança deixar tudo em Suas mãos. Ele certamente vindicará a causa daqueles que colocaram sua confiança Nele, enquanto Ele procurava a culpa oculta de Acã.
Quanto mal seria evitado, se todos, quando falsamente acusados, evitassem a recriminação e, em seu lugar, empregassem palavras suaves e conciliadoras. E, ao mesmo tempo, aqueles que em seu zelo de se opor ao pecado alimentaram suspeitas injustas, devem sempre procurar ter a visão mais favorável de seus irmãos, e devem se alegrar quando eles são considerados inocentes ( The Signs of the Times, 12 de maio, 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 22:30-34
Bom é que em ambas as partes haja disposição para a paz, como houve o zelo por Deus; muitas vezes as discórdias por causa da fé podem ser as mais árduas e difíceis de pacificar, por falta de sabedoria e amor. Quando espíritos irritáveis e orgulhosos culpam injustamente a seus irmãos, ainda que sejam apresentadas plenas provas de sua injustiça, nada fará com que se retratem. Porém, Israel não foi tão prejudicado, pois perceberam a inocência de seus irmãos como sinal da presença de Deus, o zelo de nossos irmãos, através do poder da piedade, da fé e do amor, apesar do temor de se romper a unidade da Igreja, são coisas pelas quais deveríamos nos contentar e sentirmo-nos felizes. o altar foi chamado Ede, ou Testemunho. Era um testemunho de seu cuidado por conservar pura e íntegra a sua religião e daria testemunho contra seus descendentes, se estes deixassem de seguir ao Senhor.
Será uma grande alegria quando todos os cristãos aprenderem a seguir o exemplo de Israel, unindo zelo e uma firme adesão à causa da verdade, com pureza, mansidão, e prontidão para entender-se uns com os outros, para explicar e ficar satisfeitos com a justificação de nossos irmãos. Que o Senhor aumente o número dos que se esforçam para manter a unidade do Espírito pelo vinculo da paz! Que a graça e o consolo crescente estejam com todos os que amam a Jesus Cristo com sinceridade!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 27 mas para que, entre nós e vós, e entre as nossas gerações depois de nós, nos sirva de testemunho para podermos fazer o serviço do Senhor diante dele com os nossos holocaustos, com os nossos sacrifícios e com as nossas ofertas pacíficas; para que vossos filhos não digam amanhã a nossos filhos: Não tendes parte no Senhor. Josué 22:27 27 e disse a todo o povo: Eis que esta pedra será por testemunho contra nós, pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor nos falou; pelo que será por testemunho contra vós, para que não negueis o vosso Deus. Josué 24:27 39 Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus! 1 Reis 18:39 10 Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Isaías 43:10 10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:10