Comentário Bíblico
Adventista
Responderam - (cba)
Josué 22:21
É impossível deixar de apreciar a mansidão da resposta às acusações que haviam recebido. Na verdade, há muito a se admirar na forma de agir de ambas as partes. Quando os acusadores perceberam que haviam cometido um erro, não mudaram de argumento, passando a condenar seus irmãos de imprudência, embora tivessem o direito de fazer isso. Quando os acusados deram prova de sua inocência, não censuraram seus acusadores com palavras ásperas, apressadas e injustas. Com certeza, este foi um exemplo de como "a resposta branda desvia o furor" (Provérbios 15:1). Muitos problemas da vida poderiam ser evitados se todos prestassem atenção às lições dessa experiência.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cuidado com a negligência ou aspereza ao lidar com o pecado
Josué 22:15-34
Ver Josué 7:11-13. Deve-se ter cuidado por todos os cristãos, para evitar os dois extremos: negligência ao lidar com o pecado, de um lado, e julgamento severo e suspeita infundada, do outro. Os israelitas que manifestaram tanto zelo contra os homens de Gade e Rúben lembraram-se de como, no caso de Acã, Deus repreendeu a falta de vigilância para descobrir os pecados existentes entre eles. Então, eles resolveram agir pronta e sinceramente no futuro; mas, ao procurar fazer isso, eles foram ao extremo oposto. Em vez de censurar seus irmãos, deveriam primeiro ter feito uma indagação cortês para aprender todos os fatos do caso.
Muitos ainda são chamados a suportar falsas acusações. Como os homens de Israel, eles podem se dar ao luxo de ser calmos e atenciosos, porque têm razão. Devem lembrar-se com gratidão de que Deus conhece tudo o que é mal compreendido e mal interpretado pelos homens, e podem com segurança deixar tudo em Suas mãos. Ele certamente vindicará a causa daqueles que colocaram sua confiança Nele, enquanto Ele procurava a culpa oculta de Acã.
Quanto mal seria evitado, se todos, quando falsamente acusados, evitassem a recriminação e, em seu lugar, empregassem palavras suaves e conciliadoras. E, ao mesmo tempo, aqueles que em seu zelo de se opor ao pecado alimentaram suspeitas injustas, devem sempre procurar ter a visão mais favorável de seus irmãos, e devem se alegrar quando eles são considerados inocentes ( The Signs of the Times, 12 de maio, 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 22:21-29
As tribos aceitaram boa parte da repreensão de seus irmãos. Com solenidade e mansidão, passaram a dar toda satisfação que puderam. A reverência a Deus é expressa na forma de sua invocação. Sua breve confissão de fé acabaria com toda a suspeita de seus irmãos, de que intentavam adorar a outros deuses. Falemos sempre de Deus com seriedade e mencionemos o seu nome com uma pausa solene. os que apelam ao céu com um descuidado "Deus sabe", tomam o seu nome em vão. Expressam grande confiança em sua própria retidão no assunto de sua apelação. "Deus sabe", pois, está perfeitamente familiarizado com os pensamentos e intenções do coração. Em tudo o que fazemos no tocante à fé, é nosso dever ser aprovados por Deus, e nunca devemos esquecer que Ele conhece o coração. Deus conhece a nossa sinceridade; devemos estudar a melhor maneira de dá-la a conhecer aos outros por seus frutos, especialmente aos que mostram zelo pela glória de Deus; porém, enganam-se a nosso respeito.
Desdenharam do desígnio dos que os consideravam suspeitos e explicaram plenamente sua verdadeira intenção, ao edificar o altar, os que têm achado o consolo e o beneficio das ordenanças de Deus, somente podem desejar preservá-las para sua semente, e usar todo o cuidado possível para que seus filhos sejam considerados possuidores de uma parte. Cristo é o grande Altar que santifica toda dádiva; a maior evidência de nosso interesse nEle é a obra de seu Espírito em nossos corações.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1 1 Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. Provérbios 16:1 13 Responder antes de ouvir, é estultícia e vergonha. Provérbios 18:13 26 O que responde com palavras retas beija os lábios. Provérbios 24:26 4 Pedro, porém, começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: Atos 11:4 19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar. Tiago 1:19 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:15 21 Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez; 22 e julguem eles o povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. 23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo irá em paz para o seu lugar. 24 E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera; 25 e escolheu Moisés homens capazes dentre todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez. Êxodo 18:21-25 2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2