Comentário Bíblico
Adventista
Não morreu sozinho - (cba)
Josué 22:20
O caso de Acã foi uma demonstração de como o pecado de um homem trouxe o desprazer de Deus sobre toda a congregação. Ele e toda sua família pereceram por causa de seu pecado, mas também morreram todos os homens que caíram ante a espada do exército da cidade de Ai. Quanto mais a indignação de Deus recairia sobre toda a congregação neste caso, se as outras tribos fechassem os olhos para o pecado de rebelião com respeito ao culto, usando um segundo a ltar! O povo procedia bem ao se preocupar com isso, mas se apressaram demais em condenar o ato antes de saber os detalhes.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cuidado com a negligência ou aspereza ao lidar com o pecado
Josué 22:15-34
Ver Josué 7:11-13. Deve-se ter cuidado por todos os cristãos, para evitar os dois extremos: negligência ao lidar com o pecado, de um lado, e julgamento severo e suspeita infundada, do outro. Os israelitas que manifestaram tanto zelo contra os homens de Gade e Rúben lembraram-se de como, no caso de Acã, Deus repreendeu a falta de vigilância para descobrir os pecados existentes entre eles. Então, eles resolveram agir pronta e sinceramente no futuro; mas, ao procurar fazer isso, eles foram ao extremo oposto. Em vez de censurar seus irmãos, deveriam primeiro ter feito uma indagação cortês para aprender todos os fatos do caso.
Muitos ainda são chamados a suportar falsas acusações. Como os homens de Israel, eles podem se dar ao luxo de ser calmos e atenciosos, porque têm razão. Devem lembrar-se com gratidão de que Deus conhece tudo o que é mal compreendido e mal interpretado pelos homens, e podem com segurança deixar tudo em Suas mãos. Ele certamente vindicará a causa daqueles que colocaram sua confiança Nele, enquanto Ele procurava a culpa oculta de Acã.
Quanto mal seria evitado, se todos, quando falsamente acusados, evitassem a recriminação e, em seu lugar, empregassem palavras suaves e conciliadoras. E, ao mesmo tempo, aqueles que em seu zelo de se opor ao pecado alimentaram suspeitas injustas, devem sempre procurar ter a visão mais favorável de seus irmãos, e devem se alegrar quando eles são considerados inocentes ( The Signs of the Times, 12 de maio, 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 22:10-20
Aqui está o afã das tribos do outro lado do Jordão, por conservar a sua participação na religião de Israel, em Canaã. À primeira vista, parecia que o propósito era estabelecer um altar em oposição ao de Siló. Deus é zeloso em relação às suas instituições; nós também devemos ser, e temer tudo o que pareça idolatria ou conduza a ela. A cormpção da religião é melhor tratada no início.
Porém, a prudência em seguir esta zelosa decisão não é menos elogiável. Muitas discórdias infelizes seriam evitadas, ou resolvidas imediatamente, se fosse indagada a essência da ofensa. A lembrança de grandes transgressões cometidas anteriormente deveria nos tornar atentos contra o começo do pecado, pois o caminho do erro leva morro abaixo. Todos temos o dever de repreender o nosso próximo, quando este comete uma falta, e jamais devemos participar de seu pecado (Levítico 19:17). Estava no espírito dos autênticos israelitas a oferta que deveria ser apresentada por serem bem-vindos e poderem estabelecer-se na terra onde estava o tabernáculo de Jeová.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Mas os filhos de Israel cometeram uma transgressão no tocante ao anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema; e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. 5 E os homens de Ai mataram deles cerca de trinta e seis e, havendo-os perseguido desde a porta até Sebarim, bateram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. 18 fez chegar a casa de Zabdi, homem por homem, e foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá. 24 Então Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zerá, e a prata, a capa e a cunha de ouro, e seus filhos e suas filhas, e seus bois, jumentos e ovelhas, e a sua tenda, e tudo quanto tinha, e levaram-nos ao vale de Acor. Josué 7:1,5,18,24 6 Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1 Coríntios 10:6 6 se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; 2 Pedro 2:6 5 Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram; 6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, Judas 1:5,6