Comentário Bíblico
Adventista
A terceira sorte - (cba)
Josué 19:10
As tribos devem ter sido chamadas na ordem designada por Deus em sua predição por meio de Jacó, segundo sua preeminência, ou a sorte saiu nessa ordem. Embora Zebulom fosse mais novo do que Issacar, tanto na bênção profética de Jacó (Gn 49) como na de Moisés (Dt 33), Zebulom aparece antes. A precedência se faz notar mais uma vez na distribuição da herança. Segundo a predição de Jacó, a sorte de Zebulom seria habitar "na praia dos mares" e servir de "porto de navios" (Gênesis 49:13). Josefo afirma que o território da tribo se estendia desde o mar de Quinerete até o Carmelo e o mar (Antigidades, vi.i.22). Mas, pela descrição da área no livro de Josué, parece duvidoso que sua fronteira de fato tenha se estendido até o mar.
Se a terra de Manassés chegava até a fronteira da tribo de Aser (ver Josué 17:10), a de Zebulom não poderia se estender de forma contínua até o Mediterrâneo. Talvez Zebulom tivesse acesso ao mar através do território de Aser, ou por um corredor que incluiria a baía ao norte do pé do monte Carmelo. A predição era de que Zebulom seria um povo que habitaria na praia dos mares, e isso provavelmente se concretizou mediante algum arranjo com Aser, pelo qual os filhos de Zebulom tiveram fácil acesso aos portos e, desse modo, ficaram ao alcance conveniente de ricos mercados. Já se observou também que a antiga estrada internacional conhecida como "caminho do mar" cruzava seu território.
Até Saride - (cba)
Josué 19:10
A LXX (Códice Alexandrino) está de acordo com esta versão, mas o Códice Vaticano traz "Esedek Gola". Em siríaco, aparece "Asdode", contudo, ela não pode ser a mesma Asdode dos filisteus. Alguns manuscritos trazem "Shadud", que significa "ruínas". Existe uma extensa ruína chamada 'Tell Shadûd ao norle da planície de Esdraelom, sete quilômetros a sudoeste de Nazaré.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 19:10-16
As bênçãos proféticas de Jacó cumpriram-se na parte concedida a cada tribo de Israel. Eles mesmos escolheram ou lhes foi repartida quando lançaram sortes, na forma e lugares que foram previstos. A palavra profética é uma regra muito segura para nos guiar. Por ela, vemos aquilo que cremos, e por ela são demonstradas indiscutivelmente que as coisas são de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 Sim, vós demarcareis a terra em sete partes, e me trareis a mim a sua descrição; eu vos lançarei as sortes aqui perante o Senhor nosso Deus. 11 E surgiu a sorte da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias, e coube-lhe o território da sua sorte entre os filhos de Judá e os filhos de José. Josué 18:6,11 13 Zebulom habitarà no litoral; será ele ancoradouro de navios; e o seu termo estender-se-á até Sidom. Gênesis 49:13 18 De Zebulom disse: Zebulom, alegra-te nas tuas saídas; e tu, Issacar, nas tuas tendas. 19 Eles chamarão os povos ao monte; ali oferecerão sacrifícios de justiça, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia. Deuteronômio 33:18,19